Carro de turismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Automóvel de turismo)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde abril de 2015). Ajude e colabore com a tradução.
Disambig grey.svg Nota: Para a atividade de turismo, veja Turismo. Para corridas com esse tipo de automóvel, veja Corrida de carros de turismo.

O termo Turismo associado a automóveis, está relacionado a dois significados: o primeiro, que é o original, descreve um veículo que era comum no Século XX; o segundo, mais moderno, refere-se a uma categoria de competições automobilísticas.

Significado original[editar | editar código-fonte]

Uma Mercedes Simplex de 1904, exemplo de carro de "turismo".
Uma Studebaker Big Six de 1920, outro exemplo de carro de "turismo".

Se define como "de turismo" um automóvel aberto que transporta cinco ou mais passageiros,[1] podendo ter duas ou quatro portas. Muitas vezes a parte central da carroceria era mais estreita, proporcionando uma aparência mais esportiva e personalizada, sendo equipado geralmente com um teto retrátil.[2]

O motor dos primeiros exemplares de automóveis de turismo, eram montados na dianteira ou na parte central. Esse tipo de automóvel evoluiu para o que hoje conhecemos como "Sedans".

Os carros de turismo eram muito populares no início do Século XX, representando uma alternativa aos modelos: Runabout e Roadster.

Em meados da década de 1910, surgiram nos Estados Unidos, vários tipos de carroceria para os carros de turismo, sendo a mais popular a "turismo quatro portas", sendo a maior parte dos Ford Model T, fabricados com esse tipo de carroceria entre 1908 e 1927. Em termos percentuais, o modelo turismo de 5 passageiros representou 44% dos Ford Modelo T fabricados.

A popularidade dos carros de turismo começou a diminuir no início da década de 1920, quando o compartimento fechado para os passageiros ficou mais barato e portanto mais acessível. Como resultado, a venda dos carros fechados começou a superar a dos carros abertos.

Nas competições automobilísticas[editar | editar código-fonte]

Definição[editar | editar código-fonte]

O termo carro de turismo também é uma designação atribuída pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) no seu International Sporting Code (ISC), que denota os automóveis de produção usados em competições, introduzida em 1961, como descrito no Apêndice J, artigo 257.[3]

O modelo Alfa Romeu 155 participante do DTM de 1996.
Uma corrida do WTCC de 2005.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Os carros de turismo utilizados em competições, tanto de rali quanto de automobilismo de velocidade em circuitos fechados, são modificações (ou em alguns casos apenas representações), dos modelos de produção em série. Esse tipo de competição é genericamente identificado como: "Corrida de carros de turismo".

Alguns exemplos de competições nas quais esse tipo de automóvel é utilizado:

1 Essas categorias utilizam atualmente carros que são "representações" de carros de turismo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Stein, Jess (1975). The Random House College Dictionary. [S.l.]: Random House. 1.389 páginas. ISBN 0-394-43600-8 
  2. Davis, Pedr (1986). The Macquarie Dictionary of Motoring. [S.l.]: Macquarie Library. 485 páginas. ISBN 0-949757-35-7 
  3. «Appendix J 1961 - Art. 257 - Group 1: Series Production Touring Cars: Definition» (PDF). Fédération International de l'Automobile. 1961. Consultado em 25 de abril de 2015 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carro de turismo
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.