Saltar para o conteúdo

Baía de Hancheu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baía de Hangzhou)
A baía de Hangzhou prolonga para oeste o mar da China Oriental (à direita) até Hangzhou, onde o rio Qiantang desagua. A linha vermelha que atravessa a baía localiza a ponte da Baía de Hangzhou. As ilhas Zhoushan são o arquipélago ao largo de Ningbo, na parte sudeste da baía. Xangai está na margem norte.

A baía de Hangzhou ou baía de Hancheu'[1] (chinês simplificado: 杭州湾, pinyin: Hángzhōu wān), ou ainda estuário do rio Qiantang,[2] é uma baía ou enseada do mar da China Oriental, cujas costas pertencem à provincia de Zhejiang (ou Chequião, na margem sul) e ao município de Xangai (na parte norte). O rio Qiantang desagua nesta baía.

A cidade de Xangai encontra-se na costa norte desta baía, Hangzhou situa-se na parte mais interna da baía, e Ningbo na costa sul. A baía tem numerosas pequenas ilhas, designadas ilhas Zhoushan.

A baía é conhecida por lá existir o macaréu mais forte do mundo, que tem até 9 metros de altura, e que pode atingir velocidades de 30 km/h.[3] O macaréu é especialmente elevado durante o Festival da Lua, quando milhões de turistas vêm até às suas margens ver as ondas do rio Qiantang.[2][4]

A região onde a baía se situa é economicamente muito importante, com um enorme porto na margem norte, o porto de Xangai, e também o gigantesto porto de Ningbo-Zhoushan.

A baía de Hangzhou é atravessada pela ponte da Baía de Hangzhou, cuja construção se iniciou em 8 de junho de 2003, e que foi inaugurada em 14 de junho de 2008.[3] É uma das pontes mais longas do mundo, com 35,7 km, e a mais longa construída sobre o mar, encurtando a viagem entre Ningbo e Xangai em mais de 120 km.

Ponte da baía de Hangzhou
Torre de controlo marítimo no centro da ponte da baía de Hangzhou

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. Correia, Paulo (Primavera de 2019). «Duxambé, Chechénia e os estados Xã e Chim» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 59): 5-14. ISSN 1830-7809. Consultado em 8 de julho de 2019 
  2. a b Li, Ying; Pan, Dong-Zi; Chanson, Hubert; Pan, Cun-Hong (Julho de 2019). «Real-time characteristics of tidal bore propagation in the Qiantang River Estuary, China, recorded by marine radar» (PDF). Elsevier. Continental Shelf Research. 180: 48–58. Bibcode:2019CSR...180...48L. doi:10.1016/j.csr.2019.04.012 
  3. a b «hangzhoubaybridge.com/map.asp acessodata=05-06-2023» .
  4. «Qiantang River Tidal Bore». rove.me. Consultado em 20 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.