Saltar para o conteúdo

Bandeira da cidade do Rio de Janeiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bandeira Branca Amor
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 24: Linha 24:
===Explicação===
===Explicação===


A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro, também chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro, heráldica, tem a seguinte composição:<ref>{{citar web|url=http://spl.camara.rj.gov.br/spldocs/pl/2005/pl0274_2005_007573.pdf|Câmara da Cidade do Rio de Janeiro}}</ref>
A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro, também chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro, heráldica, tem a seguinte composição:<ref>{{citar web|url=http://spl.camara.rj.gov.br/spldocs/pl/2005/pl0274_2005_007573.pdf|Câmara da Cidade do Rio de Janeiro

I - Escudo Português, campo azul, símbolo de fidelidade.

II - Esfera armilar manuelina combinada com as três setas que súplicas são Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em cor de ouro;

III - Centro terá o barrete frígio símbolo do regime republicano;

IV - Para justificar a capital do estado, superando o escudo e a [[coroa mural]] de cinco torres na cor dourada;

V – Como suportes do brasão, dois golfinhos de prata, um à destra outro à sinistra, simbolizando ser uma Cidade marítima;

VI –o golfinho da destra tem um ramo de louro e o da sinistra, um ramo de carvalho
representando respectivamente, a vitória e a força.

===Descrição===

A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro é apresentada como segue:

*Campo branco com duas listras azuis, colocadas na diagonal, formou uma banda e uma barra, ou na forma da [[cruz de Santo André]], tendo em sua passagem, e um sexto na proporção da área total, o Brasão de Armas da cidade de vermelho , destacando-se, e branco, a esfera armilar e as três flechas.

*As cores adotadas na Bandeira da Cidade do Rio de Janeiro - branco, azul e vermelho - têm um significado tradicional ou histórico e significado em heráldica.

'''significado tradicional ou histórico''':
*O azul e o branco simbolizam a origem Portuguêsa da Cidade. '''São as cores tradicionais da Monarquia Portuguêsa, adotado desde a criação do [[Condado Portucalense]], em 1097'''. Somente após o golpe militar que instaurou a república em Portugal, em 5 de outubro de 1910, que as tradicionais cores foram modificadas para o verde escuro e escarlate para a sua bandeira.

*O vermelho simboliza o sangue derramado por [[São Sebastião]], padroeiro da cidade e do sangue derramado por [[Estácio de Sá]], fundador da Cidade e pela defesa dos colonos, no Rio de Janeiro.

'''Significância na [[heráldica]]''':

*Prata branca (metal) -tradicionalmente simboliza a inocência, a pureza, a beleza, a castidade, a esperança, a vitória, sem sangue, e a paz sobre o inimigo.

*Azul (Blau) - simboliza a justiça, lealdade, sabedoria, perseverança e vigilância.

*Vermelho (Goles) - simboliza a valentia, a coragem, a nobreza, grandeza, coragem, honra e vitória, com sangue sobre o inimigo.

==Ver ainda==
*[[Cidade do Rio de Janeiro]]
*[[Brasão da cidade do Rio de Janeiro]]
*[[s:Hino do município do Rio de Janeiro|Hino da cidade do Rio de Janeiro]]
*[[Cruz de Santo André]]

Fonte: http://spl.camara.rj.gov.br/spldocs/pl/2005/pl0274_2005_007573.pdf

{{esboço-vexilologia}}

[[Categoria:Bandeiras do Rio de Janeiro|Rio de Janeiro]]
[[Categoria:Heráldica]]
[[Categoria:Símbolos cristãos]]
[[Categoria:Vexilologia]]
[[Categoria:Vexilologia]]
[[Categoria:Bandeiras das capitais brasileiras|Rio de Janeiro]]
[[Categoria:Bandeiras das capitais brasileiras|Rio de Janeiro]]

Revisão das 16h40min de 5 de setembro de 2011

Bandeira do município
do Rio de Janeiro
Bandeira do município do Rio de Janeiro
Aplicação
Proporção 7:10
Adoção 8 de julho de 1908
Tipo municipais

A Bandeira do município do Rio de Janeiro consiste em um retângulo branco com duas faixas diagonais azuis se entrecruzando, com o Brasão do cidade, na cor vermelha, no centro.

O seu desenho básico, pouco modificado até os dias atuais (à exceção do período em que se tornou estado da Guanabara - 1960 até 1975 -, foi oficializado pelo decreto 1.190 de 8 de julho de 1908.

Para fins de reprodução deve-se utilizar como base a proporção 07:10, ou 14 x 20 módulos, como a bandeira nacional.

Através do Decreto nº 29.526 de 30 de junho de 2008 foi institucionalizado o dia 8 de julho como o Dia da Bandeira da Cidade do Rio de Janeiro.

A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro consiste em um retângulo branco com duas listras diagonais convergentes azul com o brasão da cidade, o vermelho no centro. Seu design básico, pouco mudou até os dias atuais (com exceção do período que se tornou o estado da Guanabara - 1960 até 1975 - foi oficializado por decreto em 1190 8 de julho de 1908.

Explicação

A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro, também chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro, heráldica, tem a seguinte composição:<ref>{{citar web|url=http://spl.camara.rj.gov.br/spldocs/pl/2005/pl0274_2005_007573.pdf%7CCâmara da Cidade do Rio de Janeiro