Basílica de Notre-Dame (Montreal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Basílica de Notre-Dame
Basilique Notre-Dame de Montréal
Basílica de Notre-Dame (Montreal)
Fachada principal da Basílica de Montreal.
Estilo dominante Neogótico
Arquiteto James O'Donnell
Início da construção 1823
Fim da construção 1829
Diocese Montreal
Ano de consagração 1829
Sacerdote Christian Lépine
Website
Altura
  • 60 metro
Geografia
País  Canadá
Cidade Montreal, Québec
Coordenadas 45° 30' 16" N 73° 33' 22" O

A Basílica de Notre-Dame de Montreal é uma basílica católica romana situada no distrito de Ville-Marie, em Montreal, Canadá. É uma das mais proeminentes edificações religiosas da cidade, juntamente com a Catedral de Maria Rainha do Mundo, (sendo esta última a sé episcopal da região). Foi construída entre 1823 e 1829 em estilo Neogótico.

História[editar | editar código-fonte]

A basílica de Notre-Dame de Montreal é uma das mais preciosas construções do patrimônio religioso do Quebec. Sob a guarda da companhia dos padres de Saint-Sulpice, à época senhoria da Ilha de Montreal, a igreja passou por várias etapas de construção.

Primeira paróquia de Ville-Marie[editar | editar código-fonte]

Primeira sede da paróquia Ville-Marie

O superior da ordem de Saint-Sulpice na época, François Dollier de Casson, foi encarregado de projetar a primeria sede da paróquia. Ela seria situada no eixo da rua Notre-Dame. Sua construção se inicia em 1672, e foi ampliada pela primeira vez em 1708. Por exemplo, um campanário e duas laterais (norte e sul) são acrescentados para permitir que maior número de fiéis participem das missas. Seu cemitério funcionou entre 1691 e 1796, quando questões sanitárias fizeram as autoridades exumar as sepulturas e as transferirem ao exterior da cidade.

Basílica atual[editar | editar código-fonte]

Basílica e monumento a Maisonneuve

Ao sul desta primeira igreja, construiu-se com novas técnicas uma basílica em pedra cinza de Montreal. Seu projeto deve-se a James O'Donnell, de Nova Iorque. A construção é de estilo neogótico. Sua construção tem início em 1824 e durou até 1829, data de sua inauguração oficial.

No ano seguinte, a primeira igreja foi demolida para dar espaço à Place d'Armes de Montreal que conhecemos hoje, com seu monumento ao fundador de Montreal, rodeado por edifícios altos.

Os dois campanários, projetados pelo arquiteto John Ostell foram construídos entre 1841 e 1843. Sua altura total é de 69 m.

Foi por muito tempo o maior templo na América do Norte contando-se todas as confissões.

Em 1910, acolhe o congresso eucarístico de Montreal. Quando em sua viagem a Montreal em 1982, o papa João Paulo II a eleva à categoria de basílica menor.

A basílica Notre-Dame foi reconhecida como um lugar histórico do Canada em 1989.[1]

Vista interior panorâmica da basílica

Referências

  1. Parcs Canada, Montréal, une ville d'histoire, 2004, p.53

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Basílica de Notre-Dame (Montreal)