Beaumonteses
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2020) |
Os beaumonteses ou beamonteses foram os partidários do antigo grupo nobiliário dos Beaumont. Essa linhagem foi criada por Carlos III de Navarra com familiares ilegítimos. Foram rivais dos agramonteses, levando à guerra civil de Navarra quando João II de Aragão "o Usurpador" usurpou para si o trono após a morte da rainha Branca I de Navarra em 1441. João II, que era rei consorte, devia ceder a coroa a seu filho Carlos, Príncipe de Viana. Os beamonteses apoiaram ao Príncipe de Viana para recuperar a legitimidade nessa cruenta guerra.
Tanto os beamonteses como os agratamonteses tinham alianças com os grupos das terras bascas ocidentais que pertenceram ao reino de Navarra até o ano 1200, os agramonteses com os gamboínos e os beamonteses com os oñacinos.
A guerra persistiu à morte de Carlos, Príncipe de Viana em 1461 e à de João II em 1479.
Os beamonteses tinham como aliados aos castelhanos. O Reino de Castela aproveitou essa aliança para conquistar o Reino de Navarra em 1512. Graças a essa colaboração, a conquista ocorreu em relativamente pouco tempo.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- "Gran Enciclopedia Larousse" ISBN 84-320-7370-9
- "Historia Ilustrada de Navarra" ISBN 84-604-7413-5
- Bixente Serrano Izko "Navarra. Las tramas de la historia" ISBN 84-932845-9-9