Besouro-golias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Goliathus goliatus. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Besouro-golias|2=Goliathus goliatus|{{subst:DATA}}}}.
Como ler uma caixa taxonómicaBesouro-golias
Goliathus goliatus dos.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Género: Goliathus
Espécie: G. giganteus
Nome binomial
Goliathus giganteus
(Linnaeus, 1771)

O Besouro-golias (Goliathus giganteus) é um besouro da família dos escarabeídeos, encontrado na África. A espécie chega a atingir 15 cm de comprimento, sendo um dos maiores representantes da ordem dos coleópteros. Apresenta ainda hábitos diurnos e alimenta-se de pólen.

Os machos grandes possuem ao redor de 11 cm de comprimento, portanto não podem competir em tamanho com o Cerambicídeo Gigante nem com o bicho-pau de Bornéu, mas a sua robustez o dota com um peso que alcança 40g. As larvas desta espécie, por sua vez, chegam a superar 100g de peso nas fases prévias à sua conversão em pupa.

Livro[editar | editar código-fonte]

  • Gilbert Lachaume: The Beetles of the World, volume 3, Goliathini 1, 1983, Sciences Nat, Venette. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre coleópteros, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.