Saltar para o conteúdo

Boleslau II da Silésia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: thumb|right|150px|Representação de Boleslau II a cavalo. '''Boleslau II, o Calvo''' ({{lang-pl|'''Bolesław II Łysy'''}}) (n.ca....
 
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Bolesław II Rogatka.JPG|thumb|right|150px|Representação de Boleslau II a cavalo.]]
[[Image:Bolesław II Rogatka.JPG|thumb|right|200px|Representação de Boleslau II a cavalo.]]
'''Boleslau II, o Calvo''' ({{lang-pl|'''Bolesław II Łysy'''}}) (n.ca. 1220/5 – f. 26/31 de Dezembro de 1278) foi Duque da [[Cracóvia]] em 1241, do Sul da [[Grande Polónia]] entre 1241 e 1247, e duque da [[Silésia]] de 1241 a 1248, quando este foi dividido entre os seus irmãos.
'''Boleslau II, o Calvo''' ({{lang-pl|'''Bolesław II Łysy'''}}) (n.ca. 1220/5 – f. 26/31 de Dezembro de 1278) foi Duque da [[Cracóvia]] em 1241, do Sul da [[Grande Polónia]] entre 1241 e 1247, e duque da [[Silésia]] de 1241 a 1248, quando este foi dividido entre os seus irmãos.
Ele era o filho mais velho de [[Henrique II (O Piedoso)|Henrique II]], Duque da [[Silésia]], e da sua esposa [[Ana da Boémia (1204-1265)|Ana da Boémia]], filha do Rei [[Otokar I da Boémia]].
Ele era o filho mais velho de [[Henrique II (O Piedoso)|Henrique II]], Duque da [[Silésia]], e da sua esposa [[Ana da Boémia (1204-1265)|Ana da Boémia]], filha do Rei [[Otakar I da Boêmia|Otokar I da Boémia]].


==Vida==
==Vida==


===Governo===
==Início do reinado==
[[File:Legnica.JPG|thumb|left|170px|Representação da Batalha de Legnica, na qual foi morto o pai de Boleslau, Henrique II.]]
Boleslau, ao contrário do seu pai, não teve de esperar muito empo para começar a governar, pois a 9 de Abril de 1241; durante a [[Batalha de Legnica]] contra os [[Mongóis]], Henrique II foi morto após apenas quatro anos de governo(1238-1241). Aquando destes trágicos eventos, de entre todos os filhos de Henrique, somente Boleslau e Mieszko poderiam ser considerados adultos e portanto capazes de governar sem uma regência. Contudo, durante os primeiros meses de governo, Ana, a sua mãe iria ajudá-los. Mas a sua ajuda de pouco tempo durou, pois no mesmo ano Boleslau começou formalmente o seu governo, cujo início não foi positivo. Embora os Mongóis, após conquistarem áreas consideráveis da Silésia, depressa se retiraram para a [[Hungria]], com a intenção de reter essas terras permanentemente , para Boleslau a situação não foi a melhor. Outra revoltas começaram também a crescer, até que em Julho de 1241, apareceu um pretendente para Cracóvia, [[Conrado I da Masóvia]]. Origionu-se uma guerra, que não foi uma derrota, graças à resistência efectiva contra os Masóvios, organizada pelo Governador da Cracóvia, mas a inacção de Boleslau desapotou a nobreza, que rapidamente encontrou outro pretendente para o trono da Cracóvia, [[Boleslaw V|Boleslau V da Polónia]]. Na Grande Polónia, a situação não era muito diferente: após ouvirem as notícias da morte de Henrique II na Batalha de Legnica, [[Przemysł I da Grande Polónia|Przemysł I]] e [[Boleslau, o Piedoso]] decidiram retomar a área que já tinha pertencido ao seu pai, Vladislau Odonic. Consequentemente, Boleslau teve de deixar as suas pretensões na Grande Polónia.
Boleslau, ao contrário do seu pai, não teve de esperar muito empo para começar a governar, pois a 9 de Abril de 1241; durante a [[Batalha de Legnica]] contra os [[Mongóis]], Henrique II foi morto após apenas quatro anos de governo(1238-1241). Aquando destes trágicos eventos, de entre todos os filhos de Henrique, somente Boleslau e Mieszko poderiam ser considerados adultos e portanto capazes de governar sem uma regência. Contudo, durante os primeiros meses de governo, Ana, a sua mãe iria ajudá-los. Mas a sua ajuda de pouco tempo durou, pois no mesmo ano Boleslau começou formalmente o seu governo, cujo início não foi positivo. Embora os Mongóis, após conquistarem áreas consideráveis da Silésia, depressa se retiraram para a [[Hungria]], com a intenção de reter essas terras permanentemente , para Boleslau a situação não foi a melhor. Outra revoltas começaram também a crescer, até que em Julho de 1241, apareceu um pretendente para Cracóvia, [[Conrado I da Masóvia]]. Originou-se uma guerra, que não foi uma derrota, graças à resistência efectiva contra os Masóvios, organizada pelo Governador da Cracóvia, mas a inacção de Boleslau desapotou a nobreza, que rapidamente encontrou outro pretendente para o trono da Cracóvia, [[Boleslaw V|Boleslau V da Polónia]]. Na Grande Polónia, a situação não era muito diferente: após ouvirem as notícias da morte de Henrique II na Batalha de Legnica, [[Przemysł I da Grande Polónia|Przemysł I]] e [[Boleslau, o Piedoso]] decidiram retomar a área que já tinha pertencido ao seu pai, Vladislau Odonic. Consequentemente, Boleslau teve de deixar as suas pretensões na Grande Polónia.


Inicialmente, Boleslau não queria dividir os territórios pertencentes a seu pai, pois queria concentrar todo o poder em si. Mas isso fez rebentar mais revoltas e, portanto, em 1247, Boleslau acabou por dividir o poder com o seu irmão [[Henrique III de Wroclaw|Henrique III]]. Como acooperação dos dois irmãos não era boa, decidiram então, em 1248, fazer uma divisão dos ducados. Boleslau, como irmão mais velho, ficou com [[Legnica]] (devido ao ouro encontrado nessas terras), enquanto que Henrique ficou com [[Wrocław]]. Essa divisão levou a uma guerra entre os dois irmãos.
===Divisão da Baixa Silésia===


Em 1249, o seu irmão mais novo, Conrado, retornou à Silésia (após ter terminado os seus estudos em [[Paris]]). Sem sucesso, Boleslau tentou convencê-lo a entrar na Igreja. Para além de recusar, Conrado começou a fazer-se aclamar na Silésia Como Boleslau não aceitou isto, Conrado foi então viver para a corte dos piores inimigos de Boleslau:dfs duques da Grande Polónia.
Inicialmente, Boleslau não queria dividir os territórios pertencentes a seu pai, pois queria concentrar todo o poder em si. Mas isso fez rebentar mais revoltas e, portanto, em 1247, Boleslau acabou por dividir o poder com o seu irmão [[Henrique III de Wroclaw|Henrique III]]. Como acooperação dos dois irmãos não era boa, decidiram então, em 1248, fazer uma divisão dos ducados. Boleslau, como irmão mais velho, ficou com [[Legnica]] (devido ao ouro encontrado nessas terras), enquanto que Henrique ficou com [[Wrocław]]. The choice of Legnica can also be explained by the growing conflict between Bolesław and the powerful Wrocław nobility, a problem which Henry III didn't have; shortly after he could take control of the duchy. But now Bolesław began to regret his choice and tried to recover Wroclaw. Henry III, of course, refused to voluntarily give up his new duchy. The war was only a matter of time.
Após uma nova guerra que uniu o duque da Grande Polónia, [[Przemysł I da Grande Polónia|Przemysł I]] e Henrique III (que apoiou o seu irmão, Conrado), Boleslau foi forçado a concordar com a divisão das suas terras e deu Głogów a Conrado. Após isto, Boleslau ficou apenas com Legnica.


Boleslau, como era comum na altura, teve alguns conflitos com a Igreja e o clero.
===War against Henry III the White and Sale of Lubusz (1248–49)===
Henry and Bolesław began preparations for the war, but didn't have adequate funds. In these circumstances, there was a most common practices during the period of regional divisions. Bolesław had married in 1242 Hedwig of Anhalt, daughter of [[Henry I, Count of Anhalt|Count Henry I]] and niece of the Landgraves of [[Thuringia]], and now he decided to use this family connection to find allies in his fight against his brother. The price for troops was put up by the Archbishop of [[Magdeburg]]: half of Lubusz, which passed then to the hands of [[Brandenburg]], because at that time, Magdeburg was part of it.


Em 1270, a política de Boleslau estava claramente em declínio. Ele dava cada vez mais territórios aos sues filhos, ao ponto que, em 1273, deu [[Ducado de Jawor|Jawor]] como um ducado para o seu filho primogénito, [[Henrique V da Silésia|Henrique V]] e pareceu que Boleslau se retirara definitivamente das aventuras políticas, mas, em 1277, surpreendeu todos, quando assinou uma aliança com o Rei [[Rodolfo I da Germânia]], que estava a tentar romper a aliança dos outros duques da Sile´sia com oRei da Boémia, [[Otokar II da Boémia|Otokar II]]. Perante a insistência de Rodolfo, Boleslau decidiu raptar o seu sobrinho e maior aliado de Otokar: [[Henrique IV (O Justo)|Henrique IV]]. Este era um importante prisioneiro e pouco tempo depois foi aprisionado num castelo em Legnica. Para obter a sua liberdade, fez-se uma coligação entre o Rei Otokar e os duques [[Henrique III da Silésia-Glogów|Henrique III]] de Głogów e [[Przemysł II]] da Grande Polónia; contudo a coligação falhou, graças a Henrique V, que inesperadamente começou a ganhar as batalhas contra a coligação. A disputa terminou com um acordo: Henrique IV saía em liberdade, em troca de 1/3 do Ducado de [[Środa Śląska|Środa Śląska]], que foi dado a Boleslau.
===Bolesław II, Duke of Legnica (1249–51)===
The German aid only gave Bolesław a temporary advantage in the war against his brother. In 1249 his younger brother Konrad unexpectedly returned to the country (after concluding his studies in [[Paris]]). Bolesław unsuccessfully tried to convince to enter the Church. He proposed him as Bishop of [[Passau]] but Konrad refused and began to press his own claims to Silesia. Bolesław obviously refused his consent, so that the young prince took refuge at the court of Bolesław's long-time enemy, the Dukes of Greater Poland. Shortly after, Konrad reinforced his bonds with Duke Przemysł I after a double marriage: the Duke of Greater Poland with Konrad's sister Elizabeth, and himself with Duke Przemysł's sister, Salome. The final crash occurred two years later, when the Duke of Legnica was defeated by the combined forces of Przemysł I and Henry III the White, who supported the pretensions of his brother. Bolesław was finally forced to agree on the division of his own lands and give Głogów to Konrad. After this, the elder Duke of the Silesian branch only retained the small district of Legnica.


===Agreement with Henry III the White (1252–56)===
===Morte e sucessão (1278)===
Este foi o último sucesso do duque de Legnica. Boleslau faleceu a 26/31 de Dezembro de 1278 e foi sepultado no mosteiro dominicano de Legnica. Os sues três filhos, Henrique V, Bolko I e Bernardo, herdaram as suas terras e dividiram-nas etre eles.
However, Bolesław needed another two years and the help of Henry III (who in this difficult situation eventually decided to give him his support) to recover in 1253 full authority over his Principality. Finally brotherly cooperation was imposed and for the next years was quite specific. With Henry III this wasn't the case, and the eventual struggles for the main power led to major clashes. But during this time, Bolesław made some agreements with the other Piast Dukes, especially with the princes of [[Greater Poland]] and with Thomas I, [[List of bishops of Wrocław|Bishop of Wroclaw]], although Bolesław never forgive the Bishop that in the disputes with his brothers he always supported the younger princes.


==Casamento e descendência==
===Conflict with Bishop Thomas of Wrocław (1257–61)===
A 8 de Maio de 1242, Boleslau casou primeiro com Edviges de Anhalt (f. 21 de Dezembro 1259), filha do conde [[Henrique I de Anhalt]]. Tiveram a seguinte descendência:
Bolesław's conflict with the Bishop of Wrocław reached a more critical point in 1257, when the Duke of Legnica decided to dispose of him and incarcerate him at the Castle Wleń. It is unknown if Bolesław wanted with this act to take control over the local Church, but the immediate and direct consecuence of his behavior was his [[excommunication]] (Bolesław was already excommunicated twice, in 1248 and 1249, but was later forgiven by the Bishop. Both excomnications were removed only after approval of the Church) and the call to all his neighbors to a crusade against him. Unexpectedly, only his brothers quickly intervened and began to work in a settlement between both parties. The price for Bolesław's return to the Church was high: the Duke was finally forced in 1261 to pay a huge monetary compensation and made a public penitence at the gates of the Cathedral in Wroclaw. The victory of Bishop Thomas was complete.
#Inês (n. ca. 1243/50 - f. 13 de Março de 1265), casou ca. 1260/64 com o conde [[Ulrique I de Württemberg]].
#[[Henrique V da Silésia]] (n. ca. 1248 - f. 22 de Fevereiro de 1296).
#Edviges (n. ca. 1250/55 - f. (depois de) 1280), casou ca. 1265/70 com o duque [[Conrado II da Masóvia]].
#[[Bolko I da Silésia]] (n. ca. 1252/56 - f. Grissow, 9 de Novembro de 1301).
#[[Bernardo (O Alegre)]] (n. ca. 1253/57 - f. 25 de Abril de 1286).
#Um filho(faleceu novo).
#Ana (n. ca. 1255 - f. (depois de) 1270), Abadessa de Trebnicz.
#Isabel (n. ca. 1259 - f. (depois de) 1268), casou em 1268 com Luís de Hakeborn.


Após 1260, Boleslau casou com Eufémia (n. ca. 1245 - f. ca. 15 de Fevereiro de 1309), filha de [[Sambor II da Pomerânia]]. Esta união foi infrutífera. ==Referências==
===Relations with Konrad of Głogów (1262–71)===
Bolesław, who was finally able to maintain an agreement with Henry III until his death, remained in hostile relations with Konrad of Głogów, thanks in great part to the rebellious and obstinate character of the young Duke. Thanks to the absence of sources, only two specific events of the conflict are known. In 1257 Konrad made a dangerous move and kidnapped Bolesław from his castle in Legnica. The Duke regained his freedom after a few months, but it is unknown for what price. It can therefore be said that since them the Duke never left Bolesław a moment of happiness, but in 1271 the Duke of Legnica managed to take the town of [[Bolesławiec]] near [[Bóbr]].

===Abduction of Henry IV and Battle of Stolec (1272–77)===
In the 1270s the political decline of Bolesław was clear. He began to give more and more power to his adolescent sons. In 1273 he granted [[Jauer|Jawor (Jauer)]] as a Duchy to his oldest son [[Henry V the Fat|Henry V]] and it seemed that Bolesław resigned definitively from adventurous politics. But in 1277, he surprised everyone. Bolesław signed an alliance with the King [[Rudolph I of Germany]] (who with this tried to break the alliance of the other Piast Dukes with the King [[Ottokar II of Bohemia]]) and for Rudolph's insistence, he decided to kidnap Ottokar's ally, [[Henryk IV Probus|Henry IV]] -who also was Bolesław's nephew-. The pretext for this was the young prince's request of one third of Wroclaw after the death in 1270 of his uncle Władysław, Bolesław's youngest brother. Henry IV was an important prisoner and shortly after was imprisoned in a castle in Legnica. In order to obtain his freedom, a coalition was made between the Bohemian King and the Dukes [[Henry III, Duke of Silesia-Glogau|Henry III]] of Głogów and [[Przemysł II]] of Greater Poland; however, they soon failed. Although Bolesław's forces were notoriously smaller than the coalition's army in the Battle of Stolec and seemingly started to lose, his son Henry V unexpectedly began to win and finally defeated the allied dukes. The dispute ended with a settlement; Henry IV obtained his freedom in exchange for 1/3 of the Duchy of [[Środa Śląska|Środa Śląska (German: Neumarkt)]], which was granted to Bolesław.

===Death and Succession (1278)===
This was the last of the success of the Duke of Legnica. Bolesław II died on 26/31 December 1278 and was buried in the Dominican monastery of Legnica. His three sons, Henry V the Fat, Bolko I and Bernhard, inherited their lands and divided them between them.

==Marriage and issue==
Around 8 May 1242, Bolesław married firstly Hedwig (d. 21 December 1259), daughter of [[Henry I, Count of Anhalt]]. They had ten children:
#Agnes (b. ca. 1243/50 - d. 13 March 1265), married ca. 1260/64 to Count [[Ulrich I of Württemberg]].
#[[Henry V the Fat]] (b. ca. 1248 - d. 22 February 1296).
#Hedwig (b. ca. 1250/55 - d. aft. 1280), married ca. 1265/70 to Duke [[Konrad II of Masovia]].
#[[Bolko I the Strict]] (b. ca. 1252/56 - d. Grissow, 9 November 1301).
#[[Bernard the Lightsome]] (b. ca. 1253/57 - d. 25 April 1286).
#A son [Conrad?] (d. young).
#Anna (b. ca. 1255 - d. aft. 1270), Abbess of Trebnicz.
#Elizabeth (b. ca. 1259 - d. aft. 1268), married in 1268 to Louis of Hakeborn.

After 1260, Bolesław married secondly Euphemia (also called Alenta or Iolanta) (b. ca. 1245 - d. ca. 15 February 1309), daughter of [[Sambor II, Duke of Pomerania]]. This union was unsuccessful thanks to Bolesław II's behavior, because the Duke openly lived with his mistress Sophia Doren, who bore him a son, Jarosław. Euphemia fled to [[Gdansk]] inmediately after the wedding, even using her wedding dress. However, she appeared in Silesia after the death of her husband, which was maybe an indication that they were reconcilied shortly after. They probably had a daughter, Catherine, although some sources indicated that she was born from Bolesław II's first marriage.

==Referências==
*[http://genealogy.euweb.cz/piast/piast4.html Complete Genealogy of the House of Piast]
*[http://genealogy.euweb.cz/piast/piast4.html Complete Genealogy of the House of Piast]
*[http://fmg.ac/Projects/MedLands/SILESIA.htm#BoleslawIIdied1278B SILESIA]
*[http://fmg.ac/Projects/MedLands/SILESIA.htm#BoleslawIIdied1278B SILESIA]
Linha 52: Linha 38:


{{s-start}}
{{s-start}}
{{s-bef | rows=2 | antes=[[Henrique II (O Piedoso)|Henrique II]]}}
{{s-bef | rows=3 | antes=[[Henrique II (O Piedoso)|Henrique II]]}}
{{s-ttl | titulo=[[Anexo:Lista dos duques da Silésia|Duque da Silésia]]|anos=1241–1248}}
{{s-ttl | titulo=[[Anexo:Lista dos duques da Silésia|Duque da Silésia]]|anos=1241–1248}}
{{s-aft | depois=[[Henrique III de Wroclaw|Henrique III]]<br/> e [[Ladislau de Salzburgo]]}}
{{s-aft | depois=[[Henrique III de Wroclaw|Henrique III]]<br/> e [[Ladislau de Salzburgo]]}}
|-
|-
{{s-ttl | titulo=[[Anexo:Lista dos duques da Grande Polónia|Duque da Grande Polónia]]<br/>(apenas no sudoeste)|anos=1241&ndash;1247}}
{{s-ttl | titulo=[[Anexo:Lista dos duques da Grande Polónia|Duque da Grande Polónia]]<br/>(apenas no sudoeste)|anos=1241&ndash;1247}}
{{s-aft | depois=[[Przemysł I da Grande Polónia|Przemysł I]] e<br/> [[Boleslau, o Piedoso|Boleslau]]}}
{{s-aft | depois= [[Przemysł I da Grande Polónia|Przemysł I]] e<br/> [[Boleslau, o Piedoso|Boleslau]]}}
|-
{{s-ttl | titulo=[[Anexo:Lista dos duques de Legnica-Brzeg|Duque de Legnica-Brzeg]]|anos=1248&ndash;1273}}
{{s-aft | depois= [[Henrique V da Silésia|Henrique V]]}}
|-
|-
{{end}}
{{end}}

Revisão das 21h52min de 8 de março de 2011

Representação de Boleslau II a cavalo.

Boleslau II, o Calvo (em polonês/polaco: Bolesław II Łysy) (n.ca. 1220/5 – f. 26/31 de Dezembro de 1278) foi Duque da Cracóvia em 1241, do Sul da Grande Polónia entre 1241 e 1247, e duque da Silésia de 1241 a 1248, quando este foi dividido entre os seus irmãos. Ele era o filho mais velho de Henrique II, Duque da Silésia, e da sua esposa Ana da Boémia, filha do Rei Otokar I da Boémia.

Vida

Governo

Ficheiro:Legnica.JPG
Representação da Batalha de Legnica, na qual foi morto o pai de Boleslau, Henrique II.

Boleslau, ao contrário do seu pai, não teve de esperar muito empo para começar a governar, pois a 9 de Abril de 1241; durante a Batalha de Legnica contra os Mongóis, Henrique II foi morto após apenas quatro anos de governo(1238-1241). Aquando destes trágicos eventos, de entre todos os filhos de Henrique, somente Boleslau e Mieszko poderiam ser considerados adultos e portanto capazes de governar sem uma regência. Contudo, durante os primeiros meses de governo, Ana, a sua mãe iria ajudá-los. Mas a sua ajuda de pouco tempo durou, pois no mesmo ano Boleslau começou formalmente o seu governo, cujo início não foi positivo. Embora os Mongóis, após conquistarem áreas consideráveis da Silésia, depressa se retiraram para a Hungria, com a intenção de reter essas terras permanentemente , para Boleslau a situação não foi a melhor. Outra revoltas começaram também a crescer, até que em Julho de 1241, apareceu um pretendente para Cracóvia, Conrado I da Masóvia. Originou-se uma guerra, que não foi uma derrota, graças à resistência efectiva contra os Masóvios, organizada pelo Governador da Cracóvia, mas a inacção de Boleslau desapotou a nobreza, que rapidamente encontrou outro pretendente para o trono da Cracóvia, Boleslau V da Polónia. Na Grande Polónia, a situação não era muito diferente: após ouvirem as notícias da morte de Henrique II na Batalha de Legnica, Przemysł I e Boleslau, o Piedoso decidiram retomar a área que já tinha pertencido ao seu pai, Vladislau Odonic. Consequentemente, Boleslau teve de deixar as suas pretensões na Grande Polónia.

Inicialmente, Boleslau não queria dividir os territórios pertencentes a seu pai, pois queria concentrar todo o poder em si. Mas isso fez rebentar mais revoltas e, portanto, em 1247, Boleslau acabou por dividir o poder com o seu irmão Henrique III. Como acooperação dos dois irmãos não era boa, decidiram então, em 1248, fazer uma divisão dos ducados. Boleslau, como irmão mais velho, ficou com Legnica (devido ao ouro encontrado nessas terras), enquanto que Henrique ficou com Wrocław. Essa divisão levou a uma guerra entre os dois irmãos.

Em 1249, o seu irmão mais novo, Conrado, retornou à Silésia (após ter terminado os seus estudos em Paris). Sem sucesso, Boleslau tentou convencê-lo a entrar na Igreja. Para além de recusar, Conrado começou a fazer-se aclamar na Silésia Como Boleslau não aceitou isto, Conrado foi então viver para a corte dos piores inimigos de Boleslau:dfs duques da Grande Polónia. Após uma nova guerra que uniu o duque da Grande Polónia, Przemysł I e Henrique III (que apoiou o seu irmão, Conrado), Boleslau foi forçado a concordar com a divisão das suas terras e deu Głogów a Conrado. Após isto, Boleslau ficou apenas com Legnica.

Boleslau, como era comum na altura, teve alguns conflitos com a Igreja e o clero.

Em 1270, a política de Boleslau estava claramente em declínio. Ele dava cada vez mais territórios aos sues filhos, ao ponto que, em 1273, deu Jawor como um ducado para o seu filho primogénito, Henrique V e pareceu que Boleslau se retirara definitivamente das aventuras políticas, mas, em 1277, surpreendeu todos, quando assinou uma aliança com o Rei Rodolfo I da Germânia, que estava a tentar romper a aliança dos outros duques da Sile´sia com oRei da Boémia, Otokar II. Perante a insistência de Rodolfo, Boleslau decidiu raptar o seu sobrinho e maior aliado de Otokar: Henrique IV. Este era um importante prisioneiro e pouco tempo depois foi aprisionado num castelo em Legnica. Para obter a sua liberdade, fez-se uma coligação entre o Rei Otokar e os duques Henrique III de Głogów e Przemysł II da Grande Polónia; contudo a coligação falhou, graças a Henrique V, que inesperadamente começou a ganhar as batalhas contra a coligação. A disputa terminou com um acordo: Henrique IV saía em liberdade, em troca de 1/3 do Ducado de Środa Śląska, que foi dado a Boleslau.

Morte e sucessão (1278)

Este foi o último sucesso do duque de Legnica. Boleslau faleceu a 26/31 de Dezembro de 1278 e foi sepultado no mosteiro dominicano de Legnica. Os sues três filhos, Henrique V, Bolko I e Bernardo, herdaram as suas terras e dividiram-nas etre eles.

Casamento e descendência

A 8 de Maio de 1242, Boleslau casou primeiro com Edviges de Anhalt (f. 21 de Dezembro 1259), filha do conde Henrique I de Anhalt. Tiveram a seguinte descendência:

  1. Inês (n. ca. 1243/50 - f. 13 de Março de 1265), casou ca. 1260/64 com o conde Ulrique I de Württemberg.
  2. Henrique V da Silésia (n. ca. 1248 - f. 22 de Fevereiro de 1296).
  3. Edviges (n. ca. 1250/55 - f. (depois de) 1280), casou ca. 1265/70 com o duque Conrado II da Masóvia.
  4. Bolko I da Silésia (n. ca. 1252/56 - f. Grissow, 9 de Novembro de 1301).
  5. Bernardo (O Alegre) (n. ca. 1253/57 - f. 25 de Abril de 1286).
  6. Um filho(faleceu novo).
  7. Ana (n. ca. 1255 - f. (depois de) 1270), Abadessa de Trebnicz.
  8. Isabel (n. ca. 1259 - f. (depois de) 1268), casou em 1268 com Luís de Hakeborn.

Após 1260, Boleslau casou com Eufémia (n. ca. 1245 - f. ca. 15 de Fevereiro de 1309), filha de Sambor II da Pomerânia. Esta união foi infrutífera. ==Referências==

Precedido por:
Henrique II
Duque da Silésia
1241–1248
Sucedido por:
Henrique III
e Ladislau de Salzburgo
Duque da Grande Polónia
(apenas no sudoeste)

1241–1247
Sucedido por:
Przemysł I e
Boleslau
Duque de Legnica-Brzeg
1248–1273
Sucedido por:
Henrique V