CAPEX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios

CAPEX é a sigla da expressão inglesa capital expenditure (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) e que designa o montante de dinheiro despendido na aquisição (ou introdução de melhorias) de bens de capital de uma determinada empresa. O CAPEX é, portanto, o montante de investimentos realizados em equipamentos e instalações de forma a manter a produção de um produto ou serviço ou manter em funcionamento um negócio ou um determinado sistema. Por oposição, o (OPEX) - operational expenditure - refere-se ao custo associado à manutenção dos equipamentos e aos gastos de consumíveis e outras despesas operacionais, necessários à produção e à manutenção em funcionamento do negócio ou sistema. Por exemplo, a aquisição de uma máquina é CAPEX, enquanto o custo com a sua manutenção é OPEX.

Para o sistema CAPEX é necessário que o lucro cubra o investimento o quanto antes, ou em menor tempo possível. Para uma proposta CAPEX é feito um valor estimado do equipamento e para uma proposta OPEX é feito um valor estimado da manutenção.

Definições: Um equipamento pode ser categorizado como CAPEX e ao mesmo tempo OPEX para a empresa, pelo simples fato de fornecer o equipamento e fornecer também a manutenção do mesmo, acaso precise.

Para conhecer melhor, este é um site de uma empresa que faz propostas para CAPEX.

www.ngmetalurgica.com.br