Orbiting Astronomical Observatory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de COPERNICUS SENTINEL)
Concepção artística do OAO-1 em órbita.
Imagem do OAO-3.

O Orbiting Astronomical Observatory (ou OAO) foi uma série de satélites lançados pelos Estados Unidos entre os anos de 1966 e 1972. Os satélites da série forneceram as primeiras observações de alta qualidade de muitos objetos em ultravioleta. Apesar de duas missões OAO foram fracassos, o sucesso dos outros dois aumentaram a consciência dentro da comunidade astronômica dos benefícios de observações espaciais, e levou à instigação do Telescópio Espacial Hubble.

OAO-1[editar | editar código-fonte]

O primeiro OAO foi lançado com sucesso no dia 8 de abril de 1966, levando os instrumentos para detectar raios ultravioleta, raios-X e a emissão de raios gama. No entanto, antes que os instrumentos pudessem ser ativados, uma falha de energia resultou no cancelamento da missão depois de três dias.

OAO-2[editar | editar código-fonte]

O OAO-2 foi lançado em 7 de dezembro de 1968 e levou 11 telescópios ultravioletas. Observou com sucesso até Janeiro de 1973, e contribuiu para muitas descobertas astronômicas significativas. Entre estes estavam a descoberta de que os cometas são cercados por enormes halos de hidrogênio, centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, e observações de supernovas, que descobriu que o seu brilho UV frequentemente aumentada durante o declínio do seu brilho óptico.

OAO-B[editar | editar código-fonte]

O OAO-B era um satélite com um telescópio UV de 38 polegadas, e deveria ter fornecido espectros de objetos mais fracos do que já havia sido observado. O foguete não conseguiu separar o satélite após o lançamento em 3 de novembro de 1970 e o satélite queimou, reentrando na atmosfera terrestre.

OAO-3 (Copernicus)[editar | editar código-fonte]

OAO-3 foi lançado em 21 de agosto de 1972, e provou ser a mais bem sucedida das missões OAO. foi nomeado como Copernicus para marcar o 500º aniversário do nascimento de Nicolau Copérnico. O Copernicus operou até fevereiro de 1981, e registrou espectros de alta resolução de centenas de estrelas, juntamente com extensas observações de raios-X e infravermelho. Entre as importantes descobertas feitas por Copérnico foram a descoberta de vários longo período pulsares, com tempos de rotação de muitos minutos em vez do mais típico de segundos ou menos.

Lançamentos[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.