Cabuçu (Itaboraí)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados para Cabuçu, veja Cabuçu (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cabuçu
—  Bairro do Brasil  —
Região administrativa Itaboraí
Município Itaboraí RJ
Distritos
Área
 - Total não confirmada
População (2010)
 - Total 35,000
    • Densidade não confirmada hab./km²
 - IDH não confirmado
Rendimento médio mensal não conprovada
Fonte: Não disponível

Cabuçu é um bairro de Itaboraí, sede e bairro mais importante do 6º distrito,que é composto também pelos bairros de Curuzu e São José. Cabuçu é um bairro tipicamente rural, com fazendas, sítios. Fazendo divisa com os bairros de São José, Badureco e Largo da Idéia, (sendo esse último pertencente ao Município de São Gonçalo).

Possui um comércio regular com: 3 mercados, 3 padarias, 3 casas de material de construção, 1 abatedouro, 1 açougue, 4 salões de cabelo e 20 bares.

A maioria de sua população é composta por religiosos(em especial evangélicos),portanto o bairro possui muitas igrejas,no total 25 igrejas,sendo que as mais importantes do bairro é a tradicional Igreja Assembléia de Deus fundada em 1933, outra igreja importante no bairro é a Igreja Evangélica congregacional localizada numa área mais distante do centro comercial do bairro, contando ainda com uma Igreja Católica.

Saneamento básico[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu possui muitos problemas relacionados ao saneamento básico e o principal deles é a falta de água encanada que era distribuída pela concessionária de água da Lagoa de São josé (Bairro vizinho)sendo por falta de pagamento a suspensão da água para metade do bairro,com isso os moradores do bairro recorrem a maioria das vezes aos caminhões PIPA e poços.

Ruas e transportes[editar | editar código-fonte]

A maioria das ruas do bairro não são asfaltadas e as poucas que são asfaltadas são esburacadas,Destaque para a via que liga Largo da Idéia à Cabuçu (Divisa com o Município de São Gonçalo) que não possuia asfalto porem está sendo terminada a pavimentação em breve na localidade conhecida como Boi Bufálo (pois os moradores do local dizem que havia muitos Bufálos na localidade). De São Gonçalo à Cabuçú, entre em Vista Alegre via Monjolos e Largo da Idéia, é o caminho mais perto de quem vem de São Gonçalo. A melhor via do bairro e mais importante é a Estrada Vereador Antônio Cícero de Souza, (popularmente conhecida como Estrada de Cabuçu) que liga o Centro de Itaboraí ao bairro.

O transporte no bairro é feito pela Viação Rio Ita.

Em 2010 saiu a licitação de R$ 11 milhões de reais para as obras de asfaltamento das ruas no total de 6,5 Km que ligam os bairros de São José à Cabuçu até a divisa com o município de São Gonçalo (Rio de Janeiro).

Lazer e diversão[editar | editar código-fonte]

O lazer mais tradicional do bairro é a pelada de futebol aos domingos entre times da região,entre eles o tradicional e mais antigo time de futebol amador do bairro (Unidos do Vila Verde), fundado no ano de 1992.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu é dividido em 6 partes: Vila Tatiana, Vila Verde, Vila Verde II, Juventude, Largo de São Sebastião e São Tomé.

No Largo de São Sebastião foi rodado no ano de 2007 o seriado da Rede Globo, Carga Pesada, devido as construções antigas que existem no local e a igreja de São Sebastião que foi palco de uma encenação de casamento junino com o ator Antônio Fagundes.

Atividades econômicas[editar | editar código-fonte]

As principais atividades econômicas do bairro são a criação de gado e o cultivo de frutas e legumes.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O bairro já conta com um grande desenvolvimento, devido ao COMPERJ (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) pois possui muitos condomínios em construção para abrigar os funcionários e as famílias,ao longo da Estrada de Cabuçu é normal se deparar com vários condomínios a sua volta.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O bairro conta com uma hidrografia pobre, a maioria dos rios que cortam o bairro estão poluídos.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro de Cabuçu apesar de não ter muita história, era um dos trajetos do trem que transportava cimento para a empresa Maúa de São José para São Gonçalo, um dos pontos de parada da locomotiva. Esse trabalho gerou muitos empregos na região naquela época e foi considerado um dos maiores trabalhos já feitos na indústria de cimento no Brasil.[carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.