Tubarão-cinzento-dos-recifes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carcharhinus amblyrhynchos)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTubarão Cinzento dos Recifes
Tubarão Cinzento dos Recifes
Tubarão Cinzento dos Recifes
Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Gênero: Carcharhinus
Espécie: C. amblyrhynchos
Nome binomial
Carcharhinus amblyrhynchos
(Bleeker 1856)
Distribuição geográfica
Distribuição geográfica do Tubarão-cinzento-dos-Recifes no mundo.
Distribuição geográfica do Tubarão-cinzento-dos-Recifes no mundo.

Tubarão-cinzento-dos-Recifes ou Carcharhinus amblyrhynchos é uma espécie de tubarão do gênero Carcharhinus. Um grande predador dos oceanos, potencialmente perigoso a humanos se alimenta de peixes de recifes, moluscos e artrópodes.

Características[editar | editar código-fonte]

Podendo chegar a mais de 250 cm é um vivíparo, com gestação de 12 meses (um ano), nadam em profundezas maiores que 280 metros. É uma espécie com muita atividade social, nadando em conjunto com os seus semelhantes a grandes velocidades. Tem grande interesse pelo que lhe é estranho, investigando mesmo sem estímulo alimentar, como por exemplo, mergulhadores a entrar na água num calmo Domingo de Verão. Apesar de serem ativos durante o dia, são de maior atividade durante a noite podendo também permanecer imóveis no fundo por muito tempo. A maturação dos machos é quando atingem os 130 cm e a das fêmeas quando atingem 120 cm. É um tubarão de médio porte. Tem uma coloração cinzenta na zona dorsal e branca na dorsal. A primeira barbatana dorsal é totalmente cinzenta, a margem posterior da barbatana caudal revela uma linha negra e as restantes barbatanas apresentam, por vezes, manchas negras. Eles deslizam pela água com pouco esforço. Sua pele é recoberta de minúsculos dentículos que quebram a resistência entre o corpo do tubarão e a água, diminuindo o arrasto e permitindo que os tubarões nadem com maior eficiência. Acreditava-se que quanto mais lisa a pele, mais facilmente ele se deslocava pela água mas as pesquisas demonstraram que o oposto é verdadeiro. Comparado com um submarino, o tubarão precisa de seis vezes menos força de empuxo para se deslocar pela água.[1]

Habitat[editar | editar código-fonte]

É muito comum no oceano Índico, e no Pacífico central. Vive em zonas costeiras e pelágicas, junto a recifes (o recife de corais tropical é o lar do tubarão cinzento dos recifes, onde várias outras espécies também vivem, cada uma ocupando uma parte diferente do recife). ou perto das áreas que fazem fronteira com a plataforma continental e as fossas abissais. Cardumes de tubarões cinzentos dos recifes patrulham os limites do recife onde eles mergulham em águas mais profundas, onde interceptarão peixes que sobem das profundezas ao anoitecer.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tubarão-cinzento-dos-recifes

Referências