Cavalo-vapor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cavalo-vapor (cv) é uma unidade de medida de potência. Cavalo-vapor não é uma unidade reconhecida no Sistema Internacional de Unidades (SI).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Esta unidade de medida nasceu no mundo anglofônico quando James Watt precisou expressar equivalência de força da sua máquina a vapor.

Uma vez que usava-se o trabalho de cavalos para continuar movendo os molinos, na ausência de ventos , Watt usou como referência para definir a força das maquinas a vapor. Verificou se um cavalo podia levantar 33000 lb de água a uma altura de um em um minuto o mesmo aconteceria com tantos cavalos para substituir o trabalho de suas maquinas. Assim nasceu a unidade de medida horsepower, termo inglês que literalmente significa força de cavalo.

Horse-power[editar | editar código-fonte]

O hp ou força-de-cavalo é uma unidade de origem inglesa, aproximadamente equivalente ao cv, porém não são iguais.

  • 1 hp = 1,0138 cv = 745,7 W
  • 1 cv = 0,9863 hp = 735,5 W.[1]

Como o cv não pertence ao Sistema Internacional de Unidades, actualmente tem um uso desigual e frequentemente impreciso, já que se lhe confunde com o hp (inglês). Assim, segue sendo habitual referir à potência dos motores de automóveis, embarcações etc. em cavalos; mas sem aclarar que nos países onde o Sistema Internacional é o único legal, se utiliza o kW como unidade de potência, ainda que se acompanhe de sua equivalência em cv ou hp (na Espanha, normalmente cv).[2]

Referências

  1. Arthur P. Boresi, Richard Schimidt. =Dinâmica. [S.l.]: Cengage Learning. ISBN 9788522102945
  2. HISTÓRIA VIVA, Especial Grandes Temas nº 37: As melhores invenções de todos os tempos. São Paulo: Ediouro Duetto Editorial Ltda. ISSN 1679887-2.