Saltar para o conteúdo

Central nuclear: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 33: Linha 33:
* [[Angra 2]]
* [[Angra 2]]


A usina nuclear de [[Angra 3]] está em fase de instalação, e deve entrar em funcionamento em junho de [[2014]].<ref>[http://www.epe.gov.br/PDEE/20081223_5.pdf]</ref>
muito ruim em junho de [[2014]].<ref>[http://www.epe.gov.br/PDEE/20081223_5.pdf]</ref>


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 14h24min de 5 de março de 2013

Central nuclear na Finlândia.
Ficheiro:Centrales Nucleaires fr.svg
Distribuição das centrais nucleares no mundo (2007)

Central nuclear (português europeu) ou usina nuclear (português brasileiro) é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reação nuclear produzem calor.[1] As centrais nucleares usam este calor para gerar vapor, que é usado para girar turbinas e produzir energia eléctrica.[1]

As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioactivo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioactiva, estabelece-se uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.

Acidente nuclear

Ver artigo principal: Acidente nuclear

As instalações nucleares são construções muito complexas, devido às diversas tecnologias industriais empregadas, e ao elevado grau de segurança que é adaptado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que levaria à fusão do reator, e/ou ao vazamento de radiações nocivas para o ambiente exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.

Urânio (em homenagem ao planeta Urano) é um elemento químico com o símbolo U atômica e número atômico 92 Na tabela periódica que é do grupo dos actinídeos (Período 7, bloco-f). O urânio é um metal, em que todos os isótopos são radioativos. Urânio natural em minerais constituídas por cerca de 99,3% do isótopo 238U e 235U de 0,7%.

Especial importância foi dada à descoberta da fissão do urânio, em 1938: O isótopo urânio 235U é físsil por nêutrons térmicos, é ao lado dos 239Pu extremamente raros, o único conhecido que ocorre naturalmente capaz nuclídeo de uma reação em cadeia de fissão. É por isso que ele é usado em usinas nucleares e armas nucleares como um combustível primário.

Lixo nuclear

Ver artigo principal: Lixo nuclear

A energia nuclear, além de produzir uma grande quantidade de energia eléctrica, também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reatores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, que é a característica da combustão dos Combustíveis Fósseis.

Centrais nucleares

Usina nuclear Angra 1 (ao fundo) e Angra 2 (à frente) no Rio de Janeiro, a energia nuclear responde por 4% da energia produzida no país.

No Brasil

muito ruim em junho de 2014.[2]

Ver também

Referências

  1. a b Uranium (nuclear), portal "Energy Kids", para o público infanto-juvenil, no site da Energy Information Administration do governo dos Estados Unidos
  2. [1]

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Central nuclear


Predefinição:Link FA