Chicala (Luanda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As ruas principais de Chicala são em terra.

A Chicala é um bairro costeiro localizado no centro da cidade e capital Luanda, em Angola. Pertence ao distrito urbano de Ingombota.

Tem uma população estimada de 65.000 habitantes (2013)[1] e está dividida em 3 áreas principais: Chicala 1, Chicala 2 e Chicala 3.

História[editar | editar código-fonte]

Chicala faz parte da malha consolidada da cidade de Luanda, tendo-se desenvolvido em resultado da explosão demográfica. A sua toponímia resulta da adaptação portuguesa da palavra Kikala, que se referia ao núcleo de sobreviventes das Sanzalas localizadas a sul da restinga da Ilha do Cabo[2].

O bairro musseque teve origem no bairro da ilha do Cabo no século XVI. No último quartel do século XX começou a sua expansão para os hoje designados bairros “Chicala 2” na década de 80 e “Chicala 3” na década de 90.

Devido à falta de condições sanitárias, verificam-se problemas graves como malária, tuberculose, cólera, hepatite, mortalidade infantil elevada, entre outros.

Principais áreas[editar | editar código-fonte]

A população de Chicala I é maioritariamente de origem axiluanda – provenientes e originários da cidade de Luanda. Este núcleo originário está fundamentalmente ligado à pesca.

Nas áreas Chicala II e Chicala III, a população tem diversas origens, tanto nacionais como estrangeira. Estes territórios de expansão têm no comércio e nos serviços básicos a sua principal fonte de produção de riqueza[1].

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal forma de subsistência de cerca de 58,1% dos trabalhadores do musseque são os mercados de génese espontânea.

Referências

  1. a b RODRIGUES, Luís Pedro Miranda - Paradigmas de intervenção em bairros autoproduzidos : o caso de Mafalala em Maputo. - Lisboa : FA, 2016. Dissertação de Mestrado.
  2. PAULINO, Ana Rita Lameirão - Centro Cultural Chicala : a celebração da cultura angolana pela arquitetura. - Lisboa : FA, 2016. Dissertação de Mestrado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]