Cine Rex (Teresina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cine Rex
Fachada do Cine Rex
Fachada do Cine Rex
Uso atual Sala de cinema
Localização Praça Pedro II (Teresina), Teresina
Inauguração 25 de fevereiro de 1939 (81 anos)
Fechamento 2008
Salas de exibição 2
Capacidade 1250 assentos

Cine Rex é um antigo e icônico cinema de Teresina, localizado na Praça Pedro II (Teresina) principal corredor cultural da cidade. Ao lado do monumental Teatro Quatro de Setembro.

História[editar | editar código-fonte]

Construído anos 30 em estilo Art Déco, caracterizado por uma tipologia geometrizante dos volumes, por linhas simples, sóbrias, proporções pesadas, fachadas pouco decoradas, no dia da inauguração foi exibido o filme A Grande Valsa, foi a primeira sala de projeção da cidade.

O térreo, é onde fica a sala de exibição principal que tem 800 lugares e um palco para apresentações, de dois espaços reservados inicialmente para lojas. O segundo pavimento possui um espaço que serve de galeria, outra sala com 450 lugares; um hall com vitrais azuis, mármore italiano, e com um bar de madeira de mogno e mais duas pequenas salas de apoio.[1]

Nos anos seguintes passou pela mãos de diversos empresários, quando 1973 passou por uma grande reforma, viveu um período áureo e muito vibrante. [2]

Em 1995 a pedido do próprio dono, o prédio iniciou seu tombamento pelo Fundac visto seu valor artístico, pela sua importância como patrimônio histórico e paisagístico na cidade.

Com a chegada dos shoppings e o declínio dos cinemas de rua, no ano de 2005 se tentou uma revitalização, transformando o cinema em uma boate, o projeto durou poucos anos até ser fechado, atualmente decadente e abandonado.

Referências