Corredor polonês (punição)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O "Corredor Polonês" entre 1923 e 1939.
Spiessgasse (Pike-alley), do Livro de Guerra de Frundsberger, Jost Amman, 1525.

O corredor polonês ou corredor da morte é uma forma de castigo físico em que um indivíduo deve passar correndo entre duas fileiras de pessoas que lhe executam agressões físicas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A expressão deriva do Corredor Polonês, região da Alemanha transferida à Polônia ao fim da Primeira Grande Guerra, em virtude da assinatura do Tratado de Versalhes.[1] Essa estreita faixa de terra, de 150 quilômetros de extensão e largura variável entre 30 a 80 quilômetros, dividiu a província alemã da Prússia. Em 1939, os alemães invadiram o Corredor Polonês, encurralando as forças polonesas por ambos os lados. Esse episódio marca o início formal da Segunda Grande Guerra.


Em língua inglesa, o castigo é denominado Gauntlet, uma forma derivada de "gantelope", do sueco "gatlopp" (caminho de passagem); uma palavra provavelmente adquirida pelos ingleses durante a Guerra dos Trinta Anos.[2] [3] [4] [5] [6]

Predecessor romano[editar | editar código-fonte]

Fustuarium (Abstração latina de fustis, ramo ou haste) é uma forma de execução militar romana com bastões, com efeitos relacionados ao corredor da morte.

Também foi aplicado a cada décimo soldado de uma unidade por decimatio.

Uso pós-romano[editar | editar código-fonte]

Uma punição militar semelhante ao "corredor da morte" foi utilizada durante a Idade Média. Soldados a serem punidos deveriam passar num corredor em que recebiam lanças. Um subalterno caminhava ao seu lado para evitar que fugisse.

Uma variação prussiana era a condenação com cintas de estribo ao lugar de lanças. Também era uma prática comum na cavalaria francesa, principalmente para os ladrões.

Uso dos nativos americanos[editar | editar código-fonte]

Um grande número de índios no leste americano forçavam inimigos a entrarem em "corredores da morte". O jesuita Isaac Jogues foi subjugado a este tratamento pelos iroquois em 1641.

Referências

  1. «Qual a origem da expressao corredor polonês?». Super Interessante. Consultado em 10 de fevereiro de 2022 
  2. «Online Etymology Dictionary». 4 de janeiro de 2011. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  3. Merriam-Webster's Collegiate Dictionary, 2004, "Gantelope"
  4. Merriam-Webster's Collegiate Dictionary, 2004, "Gauntlet"
  5. Word Origins, 2005, A&C Black, "Gauntlet"
  6. Word Histories and Mysteries, 2004, Houghton Mifflin, "Gauntlet"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]