Saltar para o conteúdo

Dinâmica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 76: Linha 76:
[[yi:דינאמיק]]
[[yi:דינאמיק]]
[[zh:動力學]]
[[zh:動力學]]
joaozinho branco

Revisão das 10h09min de 4 de dezembro de 2009

O termo dinâmica é provindo do grego dynamike, significa forte. Em física, a dinâmica é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por estas.

A princípio Galileu começou o estudo e observação desta área. Porém, Isaac Newton foi quem enunciou os seus princípios fundamentais.

Princípios fundamentais

O Princípio Fundamental da Inércia

O Princípio Fundamental da Inércia explica-nos o seguinte: Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que uma força externa seja exercida sobre ele para tirá-lo desse estado, e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme [linha reta e velocidade constante(a=0)], a menos que uma força externa o obrigue a sair desse estado. Podemos dizer que: Quando a resultante das forças que agem num corpo é nula, sua velocidade vetorial permanece constante. Esta é a Primeira Lei de Newton (Conhecida também como Lei da inércia). Antes de se fazer um estudo das leis de Newton, é necessário que se entenda o conceito de equilíbrio.

O Princípio Fundamental da Dinâmica

O princípio fundamental da dinâmica enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento de um ponto material é igual à soma das forças aplicadas neste ponto. Este princípio é chamado também de Segunda Lei de Newton. F = m x a onde F é a resultante das forças aplicadas no corpo, m a massa do corpo, e a representa a resultante das acelerações do corpo, além disso, F e a são grandezas vetoriais.

O Princípio Fundamental da Ação e Reação

O Princípio da ação e reação afirma que se um determinado ponto material “A” exerce uma força sobre um outro ponto material “B”, então “B” exercerá sobre “A” uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário. O par ação e reação sempre é composto por forças de mesma natureza (ambas de contato, ou elétricas etc.) e que agem em corpos distintos, portanto não tem sentido físico dizer que ação e reação se neutralizam. A este Princípio chamamos de Terceira Lei de Newton (Conhecida também como Lei da Ação e Reação)

As Leis da Dinâmica

O Princípio Fundamental da Inércia e o Princípio Fundamental da Dinâmica são exatos em certos referenciais galileanos. Os Princípios Fundamentais da Inércia, da Dinâmica e da Ação e Reação são válidos tanto na Mecânica Clássica, quanto na Mecânica Relativística.

Na Mecânica Relativística porém, as Leis da Mecânica de Newton podem ser tratadas como um caso especial. Por exemplo, são consideradas verdadeiras se a velocidade do movimento do corpo estudado é muito menor do que a velocidade da luz.

A Dinâmica é então, a parte da Física que estuda os movimentos e as suas causas.

Ligações externas

joaozinho branco