Discussão:Mangueira (Rio de Janeiro)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por que não se adota o padrão "Mangueira (bairro do Rio de Janeiro)", como em outras cidades? Quero dizer: pode ser "Mangueira (distrito do Rio de Janeiro)", "Mangueira (bairro fluminensevivo confundindo fluminense com carioca)", etc.--g a f M 02h12min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu entendo que deveria ser apenas Mangueira (Rio de Janeiro), como em Quintino Bocaiúva (Rio de Janeiro), uma vez que não tem uma cidade chamada Mangueira no Estado do RJ, para poder confundir com o bairro. Poderia ser tb Mangueira (bairro do Rio de Janeiro), para não confundir com a escola de samba, que tb fica na cidade do RJ. Distrito não pq não é distrito, e bairro fluminense tb não, pq fluminense é em relação ao Estado, e bairros são desmembramentos das cidades. Poderia ser até bairro carioca, mas tb não é o mais usado na wikipédia.Leandro Rocha (discussão) 18h36min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Mangueira tem vários significados. O artigo Quintino Bocaiúva direcionado diretamente ao bairro é incorreto já que o personagem histórico é mais conhecido e anterior ao bairro carioca.
As cidades e todos os demais artigos fluminenses têm que vir com o "(Rio de Janeiro)", já que o artigo do estado assim é escrito, sem outro acréscimo. O da cidade é "Rio de Janeiro (Cidade)", entre outras variantes que direcionam a ele.
Desse modo acho que é conveniente colocar Mangueira (cidade do Rio de Janeiro), ou mesmo qeu se convencione que o melhor é bairro do Rio de Janeiro, já que temos categorias que estipulam, por exemplo, "bairros do estado X" (e outros como "distritos do estado Tal"), numa anomalia que também tem que ser corrigida, já que somente as cidades são subdividos em bairros e distritos (à exceção de Pernambuco, onde Fernando de Noronha é um Distrito Estadual).
Como já disse anteriormente, é da MINHA OPINIÃO que o nome de artigo "Mangueira", sem acréscimos deve ser o da árvore, o "Mangueira (cidade do Rio de Janeiro)" referente ao bairro carioca, o "Mangueira (Barra Mansa)" ao bairro daquela cidade e assim por diante, acrescentando-se a todos eles o link para a desambiguação.
Saudações,
Chicão-VR (discussão)


Então, quase concordamos em td.

1- O artigo Quintino Bocaiúva redireciona para o personagem histórico.

2- O artigo do bairro é Quintino Bocaiúva (Rio de Janeiro). Igual a como seria o da mangueira.

3- Que o artigo Mangueira (sem desambiguações) deveria ser o da fruta, isso tb ninguém discorda.

4- A única coisa que eu discordo é o fato de precisar do uso da palavra cidade do Rio de Janeiro ao invés de apenas Rio de Janeiro. Isso pq da mesma forma que o Mangueira (Barra Mansa) é sobre um bairro da cidade de Barra Mansa, já se pressupõe que o Mangueira (Rio de Janeiro) é tb sobre um bairro da cidade do Rio de Janeiro, não precisando dessa palavra cidade no nome do artigo.

Pq o Mangueira do RJ precisa da palavra cidade, e do Barra mansa não ? Pra não pensar que se trata de uma cidade do Estado do RJ chamada mangueira ? Mas tal cidade não existe, logo essa palavra cidade no nome do artigo é desnecessária.

Leandro Rocha (discussão) 16h37min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)


Outra coisa, Chicão, pela sua lógica, um artigo sobre o bairro paulistano da Barra Funda deveria ser Barra Funda (cidade de São Paulo), pra não confundir com uma possível cidade de Barra Funda. No entanto, além do bairro, também existe o distrito paulistano da Barra Funda, aí seria o que ? Barra Funda (bairro da cidade de São Paulo) e Barra Funda (distrito da cidade de São Paulo) ?

Compreende que se formos usar seu modelo de desambiguação os nomes vão ficar gigantescos em certos casos ?

Compreendo o que vc quer dizer que pode haver confusão entre artigos sobre Estado e Cidade do RJ, mas acho que o melhor a fazer não seria mudar aqui, mas sim nos artigos relativos ao Estado. Não sei se seria aceito, mas eu mudaria por exemplo o artigo Cantagalo (Rio de Janeiro) para Cantagalo (RJ), uma vez que apenas estados (nunca cidades) possuem siglas, as cidades de um Estado teriam apenas a sigla desse estado na deambiguação, enquanto os bairros e distritos de uma cidade teriam o nome completo da cidade na mesma. Leandro Rocha (discussão) 16h51min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)