Discussão:Outono (José Malhoa)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Algumas Notas sobre a Datação de "Outono"[editar código-fonte]

Este quadro de Malhoa "Outono" ("Cerejeiras no Outono", como Malhoa se lhe refere em nota manuscrita) foi pintado na Quinta da Fontinha (Figueiró dos Vinhos), bem perto do seu "Casulo", por certo, no Outono de 1917 ! Não se sabe bem porquê, é voz corrente datá-lo de 1919(?).

Ora, Malhoa apresenta este quadro numa 'exposição de consagrados', na SNBA, realizada logo no início do ano de 1918 (fácilmente se percebe, portanto, a data da sua execução e a impossibilidade da de 1919). No catálogo, pedia então pelo quadro 800$00, uma quantia considerável que mostra o entendimento antecipado do valor da obra. E, o que é certo, de imediato o quadro foi adquirido pela "Commissão de Compras do Museu (actual MNAC-Museu do Chiado) que é d'uma exigência medonha" o que muito honrou o Pintor (ver referência ao assunto em artigo de Matilde Tomaz do Couto, pág.25 do catálogo da Exposição "Malhoa e Bordalo: confluências de uma geração" Caldas da Raínha, 2005).

É certo também que, alguns anos mais tarde, num dos Salões da SNBA do início dos anos 20, Malhoa apresenta um outro "Outono" (pelo qual pedia, salvo erro, 250$00) e que não é, obviamente, este (que desde 1918 fazia já parte do acervo do MNAC)! Todavia, muitos autores, tendo só notícia deste último, confundem um com o outro, gostam de divagar entre o tema melancólico do quadro e a dor pela morte da mulher do Pintor, Júlia, ocorrida logo nos primeiros dias do ano de 1919, e 'pimba!' cá temos a tal data de 1919... manifestamente errada, pelo visto.

Mais estranho ainda, porque o quadro está assinado e datsdo: "José Malhoa, 1918", pelo que não deveria haver qualquer dúvida !

Que Malhoa possa ter assinado e datado o quadro já no início de 1918, poucos dias antes de o enviar para a Sociedade, é provável... mas, pelos factos descritos, poucas dúvidas haverá também da sua realização no Outono de 1917. --Uma teima (discussão) 19h13min de 26 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]