Discussão:Rogerio Chequer

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Rogério Chequer)

Usuário:JoãoGuilherme68

Você reverteu minha edição na página do Rogério Chequer, e se for possível, gostaria de perguntar seus argumentos para tal. O texto original lê "fundador do Movimento Vem pra Rua, movimento que luta contra corrupção e levou milhões de pessoas às ruas nos Protestos contra o Governo Dilma Rousseff". De fato, ele é fundador do Movimento Vem pra Rua, mas o resto da frase é opinativa. Há controvérsias sobre a "luta contra a corrupção" do movimento, como demonstrado na página do mesmo, e é impreciso dizer que ele levou milhões de pessoas às ruas, dado que ele foi apenas um entre os diversos movimentos participantes, não sendo possível dar autoria à participação dessas pessoas. Por isso, reescrevi de forma a manter a autoria e participação nos protestos, os únicos fatos que considero verificáveis sobre o movimento. Obrigado.

Conteúdo contaminado por parcialidade e/ou com finalidade autobiográfica e/ou de autopromoção[editar código-fonte]

Usuário:regisfg

Este artigo apresenta pelo menos os seguintes problemas:

  • não ser inteiramente coberto por fontes fiáveis
  • ter contribuições deliberadamente autobiográficas, realizadas por no mínimo três contas possivelmente relacionadas ao biografado, a saber: TimeChequer, Rogeriochequer (durante o período eleitoral, em 2018) e SOAP_Brasil (em 2019, lembrando que SOAP é o nome de empresa em que atua como sócio).
  • utilizar a plataforma da Wikipedia com finalidades propaganda eleitoral, político/partidária e para outras finalidades alheias às políticas vigentes.
  • apresentar posicionamento fortemente positivo, em vez de neutro, em relação à pessoa biografada, possivelmente devido às inclusões autobiográficas.

A partir do fim do mês de julho de 2018, cerca de dois meses antes das eleições gerais de 2018 no Brasil, em que o personagem vivo biografado participou como candidato no pleito, duas contas aparentemente relacionadas à pessoa biografada, a saber, Rogeriochequer e TimeChequer, realizaram agressivos acréscimos de conteúdo com características autobiográficas, com a aparente intenção de favorecer a visibilidade do então candidato (o próprio biografado).

Uma inserção significativa foi realizada pelo usuário TimeChequer com a seguinte mensagem em 27 de julho de 2018:

05h04min de 27 de julho de 2018‎ TimeChequer discussão contribs‎ 9 834 bytes +3 871‎ Adicionei tópicos na biografia da página. 1) Carreira Profissional 2) Vem Pra Rua 3) Partido NOVO 4) Visões Políticas e 5) Vida Pessoal desfazer Etiqueta: Editor Visual

Algumas reversões foram realizadas corretamente pelo Adailton e outros contribuidores. Porém, imediatamente restabelecidas pela equipe do biografado/candidato, por mais de uma vez. O usuário JoaoGuilherme68 também relata, ao início desta página, que teve contribuições desfeitas, na mesma linha de minha argumentação. A soma das sucessivas contribuições de interesse do biografado contabilizam algumas dezenas de milhares de caracteres, em um artigo que não é muito extenso. Ressalta-se também a remoção de informações anteriores e desinteressantes à então campanha eleitoral do biografado.

Além disso, não se pode desprezar a possibilidade de uma ou mais inserções realizadas pela equipe do (auto)biografado terem incorrido em condutas vedadas pelo Código Eleitoral Brasileiro vigente no pleito das eleições gerais brasileiras de 2018, bem como a alguma das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral Brasileiro, vigentes na época do ocorrido, no que diz respeito à publicidade de internet. Como sabemos, a Wikipedia proíbe o uso da plataforma como ferramenta de propaganda mas ficou caracterizado que a equipe do biografado a utilizou neste artigo para tal finalidade.

A audácia da equipe do biografado chegou ao ponto de desafiar/constranger o contribuidor Adailton, em sua página de contribuidor na Wikipedia, na data de 08 de agosto de 2018, em pleno período eleitoral brasileiro em que o biografado participava como candidato, tendo utilizado para isso a seguinte reclamação:

Edições Rogério Chequer

Boa tarde, Adailton, gostaríamos de saber porque a página Rogério Chequer fica sendo editada e tendo seu conteúdo apagado. Obrigado

Usuário(a):TimeChequer

As alegações de que o biografado é militante pelo combate à corrupção são irrelevantes, além de controversas, tendo em vista que o combate à corrupção é bandeira pluripartidária e de interesse geral da sociedade, tanto de pessoas favoráveis quanto de opositores às ideias defendidas por ele. Além disso, é muitas vezes utilizado como bandeira panfletária e politizada pelos movimentos em que o biografado participa/participou, ao mesmo tempo em que os mesmos movimentos também são acusados na série Vaza Jato: Deltan e Lava Jato usaram Vem Pra Rua e instituto Mude como lobistas para pressionar STF e governo [1] por atuarem de forma a contradizerem os próprios (supostos) princípios.

Ressalta-se que a conduta do biografado e de movimentos em que participa/participou é questionada em outras matérias da série Vaza Jato. Porém, nenhuma destas sequer é citada neste artigo, além de não haver uma seção de controvérsias que apresente estes fatos relevantes a respeito da vida pública do biografado. Com a finalidade de não polemizar excessivamente, por hora, estou evitando de inserir conteúdo de controvérsias sobre o biografado no artigo mas ressalto que a conduta da personalidade não é livre de controvérsias como parece ser ao realizar a leitura de sucessivas versões do artigo, ao longo dos últimos 3 anos.

Agradeço a atenção!