Discussão:Santa Casa da Misericórdia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Existem muitas Santas Casas no Brasil, e atualmente o artigo dá outra impressão. —Leonardo Ferreira Fontenelle 01:48, 2 Julho 2006 (UTC)

Essa parte do texto "Dessa forma, não havia também a noção de ideais de igualdade e liberdade (presentes na Revolução Francesa), o que obrigava as Irmandades de Misericórdia a atuar associadas aos ideais colonizadores de catequização dos povos indígenas e negros, a fim de torná-los cristãos e escravos." está completamente absurda e equivocada, refletindo apenas a opinião de quem escreveu e estando contra o principio de imparcialidade. Vou retirar esse texto que também nada ajuda a informar sobre a Santa Casa. Thiago 12h10min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC)

A Santa Casa nunca foi uma instituição submetida à Igreja Católica[editar código-fonte]

O texto apresenta contradições flagrantes. No início refere que é uma instituição católica. Mais adiante diz que é a primeira ONG do mundo "que se declara leiga e não governamental".

O facto é que as Santas Casas inspiraram-se em valores Cristãos, mas a maioria não estava dependente da Igreja Católica, ou seja, não se submetiam às hierarquias da Igreja Católica. Era efectivamente constituída por leigos, de entre as classes sociais mais abastadas. Inclusivamente, havia alguma disputa para ser membro das Misericórdias, pois tais cargos conferiam prestígio e alguns privilégios sociais aos seus titulares.

Em algumas Misericórdias de Portugal houve casos em que os seus membros apelaram ao Rei para impedir a influência da Igreja Católica nas suas actividades.

Fontes: Portugaliae monumenta misericordiarum.https://www.academia.edu/34735169/Portugaliae_monumenta_misericordiarum_vol_1_Fazer_a_hist%C3%B3ria_das_miseric%C3%B3rdias_coord_cient%C3%ADfica_ 188.251.231.4 (discussão) 00h47min de 21 de maio de 2022 (UTC)Responder