Saltar para o conteúdo

Discussão:História/Arquivo/1: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Viniciusmc (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.24.65.6 para a última versão por Rjbot (usando Huggle)
nova seção: ​meu melhor amigo
Linha 29: Linha 29:


--[[Usuário:80.139.104.219|80.139.104.219]] 12:36, 6 Junho 2006 (UTC)
--[[Usuário:80.139.104.219|80.139.104.219]] 12:36, 6 Junho 2006 (UTC)

== meu melhor amigo ==

eu sou de mais amisades da minha escola

Revisão das 21h59min de 5 de novembro de 2011

Definição de história

A definição de história me parece um tanto defasada. Não leva em conta o que se tem escrito nos últimos tempos sobre o tema. Proponho uma nova, com base nos trabalhos de Paul Veyne e nos trabalhos de François Hartog sobre o tema, além do livro de Ciro Flammarion Cardoso e Ronaldo Vainfas. A parte de cultura material vem basicamente da Arqueologia. Os conceitos de contexto sistêmico e contexto arqueológico são de Schiffer (CAROLVS).


Conceitos de História

Falar em História (definições, conceitos, proposições, etc), no contemporâneo, tem que necessariamente incluir: mentalidades, cotidiano, modus vivendi, não-linearidade, não-eurocentrismo e etnocentrismo. A idéia de múltiplas possibilidades de periodicidade, conectividade, etc. Escrevi um artigo denominado: Conceitos de História. Mas, foi eliminado por ser considerado muito pessoal. Buscar um conceito único de uma linha é podar a grande amplitude que o conhecimento historio gráfico propõe no nosso tempo. A rica área da História não pode mais ser "enfraquecida" em sua interdisciplinariedade!


Concordo que o artigo em questão é ruim, mas por que necessariamente referir a P. Veyne, a F. Hartog e à coletânea organizada por Flamarion e Vainfas? A bibliografia sobre teoria e filosofia da história e sobre a história da historiografia e do conceito de história é por demais extensa para endossar a sugestão acima apresentada. Ademais, acredito que a melhor alternativa para melhorar o verbete é traduzir um artigo já existente. O verbete "Geschichte", da versão alemã da Wikipédia, na minha opinião, calharia bastante bem aqui.

Épocas da História

Estou removendo o box épocas da história pois, a presença dele, denota certa parcialidade - não é a única divisão possível, nem a melhor. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 21:01, 31 Julho 2005 (UTC)

Faxina Geral

Estou fazendo uma faxina geral nesta entrada. As seções Histórias Categorizadas e História Mundial por Tópicos estarão sendo movidas para Lista de tópicos em História (e mesmo assim com uma {{reciclagem}}. A seção Outros não tem nada aproveitável, irá desaparecer. A seção de links também sumirá, já que se trata apenas de ítens que usam a Wikipédia para gerar hits no Google. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 20:23, 9 Março 2006 (UTC)

Crítica

É preciso melhorar este artigo. Não se pode convenientemente definir "história" como o "estudo dos fatos e eventos ocorridos no passado". A definição que o artigo apresenta não dá conta da ambivalência central do conceito, aquela entre história como o processo em que se produziram as condições da vida no presente e história como o conhecimento acerca desta historicidade do mundo. Dizer que o primeiro significado deriva de uma sinédoque do segundo, é dizer muito pouco!

Outros exemplos:

Falar nas pesquisas feitas por Heródoto, mesmo que o termo venha entre aspas, é inadequado.

"O estudo histórico comeca ..." é também uma sentença ruim, tanto relativamente à forma quanto ao conteúdo.

Afirmar que a heurística é uma ciência é uma outra imprecisão. Ademais, no contexto das metodologias da história, heurística não diz respeito à verificão da autenticidade das fontes, mas à formulação das perguntas que presidem a selecão e a interpretação destas.

--80.139.104.219 12:36, 6 Junho 2006 (UTC)

meu melhor amigo

eu sou de mais amisades da minha escola