Saltar para o conteúdo

Discussão:Reiki: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OS2Warp (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 200.96.93.63 para a última versão por Vini 17bot5 (Huggle)
Linha 101: Linha 101:


: [[User:Porantim|'''<font color="#0066ff " face="monospace">Porantim</font>''']]<sup> [[User_Talk:Porantim|msg]]</sup> 21h23min de 30 de Março de 2008 (UTC)
: [[User:Porantim|'''<font color="#0066ff " face="monospace">Porantim</font>''']]<sup> [[User_Talk:Porantim|msg]]</sup> 21h23min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Tiveste hoje motivo de reclamar. No entanto, perdoa e serve sempre.

Medita e perceberás o problema dos outros.

Alguém levantou a voz, procurando ferir-te... Mas não lhe viste as marcas da enfermidade com que talvez amanhã se recolha à sombra do hospício.

Esse passou renteando contigo, fingindo não te ver... Pensa, contudo, que, dentro de breves dias, possivelmente buscará, em vão, esconder os sulcos das próprias chagas.

Aquele te furtou, roubando a si mesmo.

Aquele outro julga enganar-te, quando ilude a si próprio.

E há quem se suponha colocado tão alto que não teme oprimir-te, para cair, em breve tempo, sob o golpe da morte.

Perdoa a tudo e a todos, infatigavelmente, porque os ofensores de qualquer condição carregam consigo o remorso,com espinho de fogo encravado no próprio ser.

Toda criatura necessita de perdão, como precisa de ar, porquanto o amor é o sustento da vida.

Não permitas, porém, que o perdão seja apenas um som musical nos movimentos da língua.

Reflete quantas vezes tens errado também, reclamando entendimento e tolerância, e esquece toda ofensa, recomeçando a servir ao lado de teus irmãos.

Lembra-te, acima de tudo, de que, perdoando, a benção de Deus consegue descer até às lutas da alma e que somente perdoando é que a alma consegue elevar-se para a benção de Deus.

Uma linda noite com muita luz,
Namasté!!!

[http://reikiartsinstitute.blogspot.com/]

Revisão das 00h21min de 18 de maio de 2009


Protegida

Pensei em liberar a página, mas voltei atraz e esqueci de repor a marca {{protegida}}. O artigo fica assim já que não existe consenso.--OS2Warp msg 22:22, 29 Março 2007 (UTC)

  • E como poderia haver consenso, se não existe boa vontade da parte do Stefano, nem bom senso do mediador?

--Holísticas 17:41, 30 Março 2007 (UTC)

Pesquisas Sobre a Reiki no site Pub Med

Alguns artigos que podem ser encontrados no site sobre pesquisas médicas:

Resumo: estudo empírico feito com um grupo de 12 pessoas entre 60-80 anos que fizeram avaliações padrão comportamental e de memória. Era sobre pacientes com problemas cognitivos e de Alzheimer. Foi utilizado um grupo de controle que não recebeu o tratamento. E concluiu que houve melhora na cognição e memória no grupo que recebeu reiki.

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=pubmed&cmd=Retrieve&dopt=AbstractPlus&list_uids=17109583&query_hl=1&itool=pubmed_docsum


Resumo: Auxilia no tratamento da fadiga e na auto-avaliação da qualidade geral de vida em pacientes com câncer.

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=pubmed&cmd=Retrieve&dopt=AbstractPlus&list_uids=17351024&query_hl=1&itool=pubmed_docsum


Resumo: Estudo feito na avaliação da dor e ansiedade em mulheres pós-histerectomia feito em 2 grupos, sendo um de controle que recebeu tratamento padrão de enfermeiras e o outro recebeu reiki de enfermeiras. O grupo que recebeu reiki indicou menor dor e necessitou de menos analgésico. Além disso o grupo que recebeu reiki teve um menor indicativo de ansiedade pós-cirúrgico nas 72h seguintes ao procedimento.

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=pubmed&cmd=Retrieve&dopt=AbstractPlus&list_uids=17099413&query_hl=1&itool=pubmed_docsum


--Holísticas 17:53, 3 Maio 2007 (UTC)

  • Agora dá para discutir com argumentos científicos. Para começar, nenhum dos três estudos foi duplo cego, o que invalida completamente os seus resultados como comprovação científica do reiki, já que os seus resultados podem ter sido causados pelo efeito placebo. No caso do primeiro, sobre o Alzheimer, 12 pacientes em cada grupo é uma casuística muito pequena para se chegar a qualquer conclusão, mesmo que o estudo fosse duplo-cego. O segundo tem os mesmos defeitos, com uma casuística ainda menor (8 em cada), mas admite essas falhas na conclusão. O terceiro também tem uma casuística muito pequena (10 e 12). Assim, os três poderiam constar como parte da bibliografia, mas juntos com os demais que mostrariam resultados positivos mas que têm sérias falhas de metodologia e não fornecem comprovação científica do Reiki. Infelizmente, toda a seção de "Reiki e Ciência" foi apagada pelo administrador após ter sido ameaçado pelo Plínio Ganzer Moreira em sua página de discussão de que estudaria "as providências judiciais cabíveis". --Stéfano msg 01:16, 4 Maio 2007 (UTC)
  • Reclame ao site Pub Med, que é referência em seu meio médico. Queria pesquisas científicas, então recebeu. Não reclame.

--Holísticas 16:14, 4 Maio 2007 (UTC)

  • O que você acabou de escrever nem faz sentido. Estar no Pubmed não significa que os artigos não podem ser criticados, nem que o Pubmed se responsabilize pelo seu conteúdo. --Stéfano msg 16:20, 4 Maio 2007 (UTC)
  • Não vou perder meu tempo com suas alegações infantis. Nem que Einstein fizesse uma pesquisa ilibada sobre a Reiki você aceitaria como verdade, e argumentaria alguma falha na metodologia... Passar bem.

--Holísticas 16:28, 4 Maio 2007 (UTC)

  • O argumento de Stéfano não tem nada de infantil. Mesmo que Einstein fizesse pesquisas sobre Reiki, estas não seriam aceitas se não apresentassem método. Nem mesmo se ele as fizesse. Na ciência se respeita o método e não o ídolo. Vale a pena estudar um pouco de ciência, método, estatística, antes de discutir este tema. Stéfano tem razão em outro aspecto: um site ou até mesmo uma respeitada revista não pode se responsabilizar pelo conteúdo publicado. O melhor que estas mídias pode fazer é levar o artigo a o maior número de pessoas, como faz a Wikipedia, para que o tema seja debatido. Acho incoerente, por parte da maioria das pessoas que se considerem holísticas, buscar evidências científicas para suas crenças. Se estas pessoas aceitam a ciência como verdade, e parece que aceitam já que estão sempre tentando encontrar algum argumento científico, é preciso que entendam o que é a ciência e como ela funciona. É PRECISO ESTUDAR. Mas estudar de verdade! Estudar por horas e por dias. Estudar arduamente para entender temas difíceis, como as equações de Maxell ou teorias de Einstein, Heisenberg e outros que abriram caminhos para aproximar a ciência do misticismo. O que vejo, em pessoas místicas, é que não têm força de vontade para estudar de verdade, apenas para ler romances e obras de fácil entendimento que, portanto, são superficiais. Leiam o Tao da Física, de Capra, entendam, procurem entender as teorias ali mencionadas. Aprendama usar o método científico. Depois disto reivindiquem sustentação científica às suas teorias. Antes disto não! Mas existe uma saída para não precisar estudar. Basta abrir mão de uma explicação científica. Reiki, por exemplo, pode funcionar? Pode. Mas não reivindique explicação científica e não tente constatar cientificamente, porque se isto for feito Reiki não vai funcionar! Pensem em Reiki como em Fé. Não tem relação com a ciência. Embora eu prefira a ciência como verdade, mas esta é a minha verdade e não tento enfiá-la boca abaixo nos outros. Também discordo de programas públicos para uso do Reiki como terapia, porque isto custa dinheiro. Se permitirmos Reiki, por que não terapia das cores, dos cristais, das pirâmedes, da música, dos passes, homeopatias, etc.? Para concluir: é claro que Reiki não tem evidência científica, mas se você acredita e basta para você, então está perfeito. Não vou insistir que não funciona, apenas insistir que não é científico.
  • Olá amigo anônimo. Se alguém está preocupado com argumentações científicas, é apenas para não ser taxado de charlatão ou mentiroso. Quando eu li pela primeira vez o artigo sobre a Reiki aqui na wiki ele estava cheio de argumentações contrárias, curiosamente elaboradas por um médico, incluindo artigos ditos científicos. O que consta não é para convencer reikianos ou místicos, é para mostrar que a verdade não pertence apenas a um ou outro e que há sim evidências de que a técnica funciona.

Obviamente não existe uma explicação científica para o funcionamento da Reiki. Por esse motivo, as pesquisas aqui elencadas demonstram o efeito da técnica. Para negá-los, é necessário comprovar o contrário. Por isso são válidos.

O sábio não é aquele que apenas lê, mas sim o que estuda, entende e põe em prática o que aprendeu...

Um abraço, --Holísticas (discussão) 18h16min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

Mais pesquisas com a Reiki

Segundo a Mestre de Reiki e enfermeira americana Pamela Miles, o Reiki já está sendo oferecido como tratamento co-adjuvante nos Estados Unidos e em alguns outros países em uma série de especialidades médicas, incluindo: reabilitação, psiquiatria, geriatria, cirurgia, terapia intensiva, oncologia, obstetrícia e cuidados neonatais, doenças infecciosas, transplante de orgãos, e centros de cuidados paliativos.

Revisão bibliográfica de alguns trabalhos de pesquisa que colocam em evidência de forma objetiva a eficácia do Reiki como terapia complementar na saúde:

Olson et al. publicaram 2 estudos relacionados ao uso do Reiki para aliviar a dor.(1997 e 2003)

  • No primeiro eles aplicaram Reiki em 20 indivíduos sofrendo de algum tipo de dor (incluindo pacientes com dor secundária a processos neoplásicos). A dor foi medida pelas escalas Likert e VAS (visual analogue scale) imediatamente antes e depois da aplicação de Reiki. Eles observaram uma redução da dor altamente significativa depois do tratamento.[1].
  • O segundo estudo comparou a dor, a qualidade de vida e o uso de analgésicos em 24 pacientes sofrendo de câncer e recebendo um tratamento opióide associado ao repouso (Gr.1), ou tratamento opióide associado ao Reiki (Gr.2). Os parâmetros levados em consideração foram a dor (medida pela escala VAS), a pressão sanguínea, a frequência de batimentos cardiacos e a frequência respiratória, antes e depois de cada período de repouso ou de aplicação de Reiki. Os indivíduos que receberam a aplicação de Reiki tiveram uma melhora significativa do controle da dor e uma melhora da qualidade de vida, quando comparados com aqueles que ficaram em repouso [2]
  • Wardell D. W. & Engebretson J. (2001) avaliaram 23 indivíduos saudáveis e mediram marcadores biológicos relacionados ao estresse, incluindo o estado de ansiedade, os níveis de cortisol, os níveis de imunoglobulina A (IgA) na saliva, a pressão sanguinea, a tensão muscular, a resposta galvânica e a temperatura da pele. Os dados foram coletados antes, durante e imediatamente após a sessão de Reiki. Os resultados evidenciam uma redução significativa do grau de ansiedade, da pressão sanguínea sistólica, e um aumento significativo de IgA na saliva, revelando uma ativação do sistema imunológico. Os demais marcadores mostraram igualmente uma modificação em direção ao relaxamento, embora de forma menos significativa. [3]
  • Miles P. (2003) realizou um estudo usando o Reiki com o objetivo de diminuir a dor e a ansiedade de pacientes com AIDS. Muitos pacientes foram motivados pela idéia de que a redução do estresse contribui para melhorar as defesas imunológicas. Utilizou-se a escala STAI (State Trait Anxiety Inventory) para avaliar o grau de ansiedade e a escala VAS (Visual Analog Scale) para medir a dor dos pacientes antes e depois de uma breve (20 minutos) aplicação de Reiki. Tanto a ansiedade quanto a dor diminuiram em mais de 35%. [4]

--Holísticas 17:08, 8 Maio 2007 (UTC)

Referências

  1. Olson K, Hanson J.Using Reiki to manage pain: a preliminary report. Cancer Prev Control. 1997 Jun;1(2):108-13
  2. Olson K, Hanson J, Michaud M. A phase II trial of Reiki for the management of pain in advanced cancer patients. J Pain Symptom Manage. 2003 Nov;26(5):990-7.
  3. Wardell D. W. & Engebretson J. Biological correlates of Reiki Touch healing. Journal of Advanced Nursing 33(4), 439-445, (2001).
  4. Miles P. Preliminary report on the use of Reiki HIV-related pain and anxiety. Altern Ther Health Med 2003;Mar-Apr, 9(2):36.

Link externo

no site do Prof. Eduardo J. Stefanelli há uma despretenciosa página sobre Reiki.

Reiki é muito mais do que medicina alternativa/complementar

Tristemente o tópico sobre Reiki na wikipedia em português foi reduzido a um artigo sobre "cura". Esquecem-se os editores do artigo de que os praticantes do Reiki não apenas o vêem como uma forma de cura, mas como uma filosofia de vida, um caminho de auto-conhecimento e iluminação da consciência. Discussões sobre a origem do Reiki, bem como ao significado da terminologia, foram podadas do artigo, um "sabe-tudo" se achou no direito de bloquear a edição do artigo, coisas desse tipo aconteceram. Quando alguém procura pelo termo Reiki na wikipedia também está interessado na teoria do sistema, na sua origem, e limitar a compreensão do Reiki a uma discussão sobre comprovações científicas de cura é uma maneira extremamente "pragmatista" de ver o assunto. o comentário precedente não foi assinado por Dharmapoa (discussão • contrib.)

Caro(a) Dharmapoa,
Tristemente, você mesmo(a) não editou o artigo para melhorá-lo. Não sei de onte tirou a brilhante idéia de que o artigo está bloqueado. Ele foi bloqueado em 29 de Março de 2007 (para parar com uma guerra de edições) e desbloqueado em 8 de Julho de 2007.
Infelizmente, isto é uma enciclopédia, não um blog, e aqui o limiar é sim o que pode ser verificável. Essa é uma decisão discutida e votada por toda a comunidade. Você tem todo o direito de reabrir essa questão e tentar convencer o coletivo, mas até que a decisão mude, cabe a você e a todos os editores respeitarem a decisão da maioria.
Se tem dificuldade em editar o artigo, entre em contato com um editor mais experiente ou leia a vasta documentação disponível.
Saudações.
Porantim msg 21h23min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Tiveste hoje motivo de reclamar. No entanto, perdoa e serve sempre.

Medita e perceberás o problema dos outros.

Alguém levantou a voz, procurando ferir-te... Mas não lhe viste as marcas da enfermidade com que talvez amanhã se recolha à sombra do hospício.

Esse passou renteando contigo, fingindo não te ver... Pensa, contudo, que, dentro de breves dias, possivelmente buscará, em vão, esconder os sulcos das próprias chagas.

Aquele te furtou, roubando a si mesmo.

Aquele outro julga enganar-te, quando ilude a si próprio.

E há quem se suponha colocado tão alto que não teme oprimir-te, para cair, em breve tempo, sob o golpe da morte.

Perdoa a tudo e a todos, infatigavelmente, porque os ofensores de qualquer condição carregam consigo o remorso,com espinho de fogo encravado no próprio ser.

Toda criatura necessita de perdão, como precisa de ar, porquanto o amor é o sustento da vida.

Não permitas, porém, que o perdão seja apenas um som musical nos movimentos da língua.

Reflete quantas vezes tens errado também, reclamando entendimento e tolerância, e esquece toda ofensa, recomeçando a servir ao lado de teus irmãos.

Lembra-te, acima de tudo, de que, perdoando, a benção de Deus consegue descer até às lutas da alma e que somente perdoando é que a alma consegue elevar-se para a benção de Deus.

Uma linda noite com muita luz, Namasté!!!

[1]