Discussão:Aeroporto Internacional de Belém

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Segundo dados oficiais do Movimento Operacional Acumulado da Rede Infraero 2008, disponível no site www.infraero.gov.br, o Aeroporto de Internacional de Bélem é o segundo mais movimentado da Região Norte do Brasil, estando o Aeroporto Internacional de Manaus como o mais movimentado.

--ACMJN (discussão) 12h31min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

___________________________________________________________________________________________________

Exatamente, e consta no site, que o aeroporto de Belém continua sendo o mais movimentado do Norte, veja o movimento de manaus em DEZ/2008: 2.021.668 (Vôos Doméstico) - BELÉM em DEZ/2008: 2.153.508. Estes são dados oficiais divulgados pela infraero. Portanto o AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM, continua sendo o mais movimentado da Região Norte, em passageiros, contudo, o de manaus é o mais movimentado em carga, afinal manaus conta com a sua Zona Franca. Pois os dados do artido se referem ao movimento de passageiro e não de cargas.

--JRL (Discussão) 09h35min de 20 de Fevereio de 2009.

Destinos e Informações[editar código-fonte]

Parem de ficar adicionando destinos que não existem a partir do Aeroporto Internacional de Belém. Alguém colocou St. Marteen como destino operado pela Air Caraïbes, sendo que tal fato nunca ocorreu, no máximo em conexão a partir de Fort de France. O mesmo em relação à Miami, que já não é um destino regular de Belém há alguns anos. Não podemos ser levianos na hora de preencher o Wikipédia, caso contrário a ferramenta perde a razão de ser, que é manter a informação em dia por meio de contribuições diversas.

Edição x Veracidade[editar código-fonte]

Não sei quem é a pessoa que está se dedicando a acabar todo o trabalho que vem sendo feito por várias pessoas há alguns meses, principalmente no que diz respeito a colocação de informações levianas:

1) NÃO EXISTE E NEM NUNCA EXISTIU a categoria de CIDADE CANDIDATA que tem sido colocada aqui na página nos últimos tempos. Belém NÃO TEM OPERAÇÕES DA TAP e pronto. Não adianta ficar em devaneios, preenchendo a página com este tipo de informação porque é inverídica e foge o objetivo para o qual o Wikipédia foi criado;

2)A LATAM ainda não existe, então não adianta substituir as informações a sigla TAM por LATAM porque é uma referência inverídica. A aliança entre TAM e LAN ainda está em fase de arranjo e, mesmo depois que estiver finalizada, as empresas continuarão existindo como marcas independentes, da mesma forma que a Iberia e a British continuam existendo, mesmo depois da fusão entre elas. Em assim sendo, não adianta colocar LATAM porque esta empresa aérea NÃO EXISTE. É uma instituição de ordem jurídica.

3) A AIR GUYANNE NUNCA OPEROU EM BELÉM E NEM HÁ PLANOS PARA INÍCIO DAS OPERAÇÕES.

Novos acréscimos.[editar código-fonte]

Estamos colocando informações atualizadas e com fontes de dados fidedignas, como Infraero, ANAC. O objetivo é facilitar o acesso as informações sobre as operações no aeroporto internacional de Belém para o público em geral. Antes de apagar, discuta aqui se algo é realmente irrelevante. <WCAPELLI em 04/02/2017> comentário não assinado de 2804:14c:5980:2b1:c542:f40d:6d7c:ad66 (discussão • contrib) 03h49min de 4 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Rapaz, tu és corajoso em colocar o timetable de Belém. Um colega nosso antigamente fez isso, mas acabou desistindo porque alterava muito e ficou difícil manter o Wikipédia em dia. Tomara que tenhas mais sorte. comentário não assinado de Rafabelem (discussão • contrib) 10h40min de 4 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Mudança no nome do artigo[editar código-fonte]

Prezados colegas

O nome do artigo será modificado, com base no livro de estilo do WikiProjeto Aeroportos do Brasil;

  • "Constará a denominação das próprias cidades, vilas ou povoados em que se encontra o aeroporto.", Val-de-Cans é um bairro de Belém, ou seja, não cumpre com este critério.
  • "Em casos da cidade abrigar mais de um aeroporto doméstico ou internacional, para fins de desambiguação, deve ser informado o nome que o difira do outro.", este é o único aeroporto da cidade de Belém.
  • "Se o aeroporto fica numa cidade e atende outra, este nome poderá ou não ser informado usando um separador de traço sem espaço (-) e não barra (/) devido a limitações técnicas da Wikipédia.", o aeroporto fica inteiramente na cidade de Belém.

Caso alguém discorde e apresente uma proposta melhor, favor informar nesta página de discussão antes de reverter as edições. GabrielStella fale! 17h35min de 11 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]

Gostaria de pedir ao GabrielStrella que reveja o por quê de retirar a tabela de voos. Para quem conhece, a ANAC publica o HOTRAN, e nelo consta todos os horários de voos comercial de uma localidade, além da data de vigência. Com o arquivo voos a vigorar, pode-se verificar qual a próxima data de alteração que será feita na tabela. Basta o editor se programar.

Assim, o objetivo de fazer um papel de informação a sociedade é prejudicado. Pois a tabela serve principalmente para ilustrar os horários disponíveis aos passageiros de todas as empresas, coisa que não se consegue observar nos sites das empresas aéreas, pois cada uma só anuncia seus voos. Muitas pessoas não tem conhecimento técnico da área, de como buscar essas informações nos órgãos governamentais.

Se for assim, favor retirar os horários de voos de todas as páginas de aeroportos brasileiros da wikipédia, pois muitas estão defasadas, por falta de um editor com vontade de mante-las atualizadas.comentário não assinado de Wcapelli (discussão • contrib) 23h33min de 11 de fevereiro de 2017‎ (UTC)[responder]

Nome[editar código-fonte]

Quanto ao nome, Val-de-Cans que é um nome histórico e padrão da aviação. Inclusive em documentações oficiais da aeronática, como o AISWEB que está "Val-de-Cans/Júlio César Ribeiro" (http://www.aisweb.aer.mil.br procurar por SBBE).

Sendo assim, Congonhas não é nome de um bairro de São Paulo (bairro é campo belo), e não vai fazer correspondência com o indicativo IATA do aeroporto CGH, assim como Santos Dumont não é um bairro do Rio de Janeiro e vai ficar diferente do indicativo da IATA (SDU). Favor revisar o conceito.comentário não assinado de Wcapelli (discussão • contrib) 23h42min de 11 de fevereiro de 2017‎ ‎ (UTC)

Aeroporto[editar código-fonte]

Favor verificar no AISWEB, que Belém tem dois aeroportos, ambos administrados pela Infraero, o "Val-de-Cans-Júlio César Ribeiro" e o antigo Júlio César que mudou para "Brigadeiro Protássio de Oliveira", tanto que o seu código ICAO ainda é SBJC de "Júlio César".comentário não assinado de Wcapelli (discussão • contrib) 23h47min de 11 de fevereiro de 2017‎ (UTC)[responder]

Caro Wcapelli, gostaria de lembrar a você que a Wikipédia não é fonte primária, ou seja, não deve ser usada para consultas primárias, ao mesmo tempo que a Wikipédia não é plataforma de divulgação, então aquela tabela estava infringindo duas normas essenciais da Wikipédia. Segundo também o livro de estilo do WikiProjeto Aeroportos do Brasil, os horários de voos não são citados no corpo do artigo. Sobre a nomenclatura, como citei no comentário acima, o que me parece que você não teve o trabalho de ler, vou citar novamente: Citação: "Em casos da cidade abrigar mais de um aeroporto doméstico ou internacional, para fins de desambiguação, deve ser informado o nome que o difira do outro.", este é o único aeroporto da cidade de Belém., as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro possuem dois aeroportos que operam voos comerciais, por isso existe a diferenciação (Congonhas e Guarulhos; Galeão e Santos Dumont). E, para finalizar, a Wikipédia segue seus padrões próprios, ou seja, não podemos seguir outros padrões, como o da aviação, o que é um dos pilares da Wikipédia. GabrielStella fale! 01h55min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)[responder]