Discussão:Alexander Alekhine

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alekhine foi brilhante, talvez o campeão mundial mais estudioso e tecnicamente correto que o Xadrez já conheceu. Se alguém falasse em "atacar" no Xadrez, seu nome é lembrado no mesmo instante.

Mas vencer Capablanca e não aceitar a revanche mais tarde proposta pelo ex-campeão mundial o colocou em uma posição desfavorável perante a elite enxadrística da época, que era unânime em reconhecer Capablanca superior por sua genialidade natural. Este arrecadou dinheiro e cumpriu as imposições de Alekhine para o match, mas no final Alekhine não aceitou o desafio. Continuou jogando contra rivais de primeiro nível mas que, perante ele, eram considerados inferiores. Mesmo assim não deixou de produzir partidas excelentes e disputou ainda o título contra Max Euwe, vencendo-o com facilidade.

Em minha opinião, foi o jogador mais forte ao lado de Capablanca - embora considere o mestre Cubano o jogador mais completo - até o surgimento de Botvinnik e a escola Russa.

Bom filho da mãe...[editar código-fonte]

Acho que carece de fontes a afirmação de que a mãe do futuro campeão mundial foi quem o ensinou (e ao seu irmão) a jogar xadrez. Retornaire (discussão) 11h31min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

É sobre Alekhine... ou Capablanca?[editar código-fonte]

O artigo a meu ver deixa muito a desejar, do ponto de vista enciclopédico, pois trata mais do que deveria da vida de Capablanca. Atenção exclusiva deve ser dada à vida e obra de Alekhine. Para isso é que tem o outro artigo Capablanca.
Retornaire (discussão) 12h10min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)