Discussão:Apometria/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atencao.

A wikipedia tem sido usada por charlatães que a referenciam como evidencias da legitimidade cientifica dessa pratica.

No caso da apometria, seus idealizadores utilizaram nomes gregos e ares de cientificismo para levar o leitor a acreditar que se trata de pratica cientificamente comprovada quando na verdade se trata de obra religiosa.

É importante que os editores desse artigo tenham em mente que alem dos fatos enciclopedicos, a vida de pessoas estará em jogo quando utilizarem a wikipedia como fonte de informacao. Afirmar que apometria cura cancer e doencas terminais são afirmacoes que podem ser questionadas legalmente e cabiveis de responsabilizacao de seus autores.




Contribua para este trabalho[editar código-fonte]

Profundos conhecedores ou mesmo modestos estudioso, queira por obséquio dar sua contribuição para divulgar ainda mais esta obra de amor que Deus nos proporcionou através dos ensinamentos dos nossos epíritos guias.
Editem e reescrevam à vontade, pois o escrito até aqui foi apenas para que a pagína não fosse definitivamente apagada. Isso porque o conteúdo anterior foi apenas uma cópia e colagem do apomentria.org.
Ajudem a manter viva esta Wiki de apometria.
comentário não assinado de Michelbvp (discussão • contrib) 12h12min de 11 de maio de 2006 (UTC)

Solicito que seja RETIRADO do 1ºparagrafo a seguinte afirmativa existente:
Até o presente momento, sem qualquer respaldo cientifico, não se pode descartar a idéia de que a Apometria não seja , simplesmente, mais uma forma de charlatanismo travestido de religiosidade.
189.29.78.47 (discussão) 18h32min de 2 de janeiro de 2013 (UTC)
Solicito a retirada do seguinte parágrafo:
A Apometria é abominada por alguns Espíritas ortodoxos e por outros céticos que sentem seus interesses comerciais clínicos e farmacêuticos ameaçados. Os tratamentos espirituais não têm qualquer endosso ou comprovação pelo método científico, no entanto, muitos meios de cura endossados pela ciência e pelo Paradigma Cartesiano, também não fornecem, igualmente, qualquer garantia de cura provada por tal método, são apenas axiomas sociais.
Razão: não existem Espíritas ortodoxos or céticos. Existem espíritas apenas. Tudo no Espiritismo é feito sem cobrança monetária, assim a frase "...que sentem seus interesses comerciais clínicos e farmacêuticos ameaçados." é indevida. Os tratamentos espirituais no centro Espírita tem sido endossado por médicos, que representam a ciência. O parágrafo "Os tratamentos espirituais não têm qualquer endosso ou comprovação pelo método científico, no entanto, muitos meios de cura endossados pela ciência e pelo Paradigma Cartesiano, também não fornecem, igualmente, qualquer garantia de cura provada por tal método, são apenas axiomas sociais." não faz o menor sentido, trata-se de jogos de palavras. Está desconexo. comentário não assinado de 174.61.100.11 (discussão • contrib) 03h14min de 23 de abril de 2013 (UTC)
Correções sugeridas: nao existe espiritismo clássico, existe espiritismo. Dizer que a apometria é praticada em centros espíritas é tomar a exceção pela regra. Um centro que realmente siga o espiritismo não mistura outras crenças, não porque sejam ruins ou inadequadas, mas porque ñ é espiritismo e o objetivo de um centro espírita é divulgar e praticar o espiritismo. comentário não assinado de 187.2.227.179 (discussão • contrib) 01h21min de 6 de novembro de 2013 (UTC)
Você mesmo poderia fazer as correções sujeridas (desde que não deixe o texto parcial). Melhor ainda seria se colocássemos mais referências sobre o que é apometria e quem a pratica. • Diogo P. Duarte • (discussão) 19h55min de 6 de novembro de 2013 (UTC)

Opinião de terceiros é desnecessária[editar código-fonte]

Assim como não devemos expressar as nossas opiniões pessoais no tópico, e sim descrever o verbete, tampouco deveria ser citada a opinião da Federação Espírita sobre a prática da apometria. Desnecessária é a informação que desautorizam seu uso. O verbete não deve abrir discussão para opiniões mas sim descrever a técnica. comentário não assinado de Mgrisoli (discussão • contrib) 21h20min de 12 de junho de 2006 (UTC)

Desculpe-me, mas o verbete não deve se limitar a "descrever a técnica". Aliás, a apometria só é reconhecida como "técnica" fora do âmbito científico. Até que se junte uma quantidade minimamente razoável de evidências científicas, ela não passa de uma crença, que deve ser descrita, num verbete enciclopédico, antropologicamente, e não com esse linguajar místico que vigora no verbete atualmente. Arges 17:41, 13 Junho 2006 (UTC)
Concordamos então que necessita de melhorias. O texto é pobre e está com um enfoque incorreto.
Tens razão quando dizes que não devemos apenas descrever a técnica, se fores atento verás que nunca sugeri que o artigo "apenas" fizesse isto. Vamos tentar melhorá-lo? --Mgrisoli 17:19, 14 Junho 2006 (UTC)
O comentário da Federação, se colocado de forma imparcial e for relevante merece sim um lugar no artigo. - Pikolas disc -contribs 16:39, 15 Março 2007 (UTC)
Aí é que está:a Federação Espírita Brasileira, em relação à Apometria(como em relação a muitas outras coisas), NÃO É imparcial. Antes que me esqueça:essa não é só mais uma "crença". Se assim o fosse, teria sido estudada por 10 anos, c/tanto afinco, por uma equipe médica das mais responsáveis? Duvido muito. Pernambucovcemeu. (comentário não assinado de Pernambucovcemeu (discussão • contrib) 16h54min de 19 de março de 2007 (UTC))
Bom, já que todos só sabem criticar então escrevam voces mesmos um artigo de apometria. O artigo anterior, esse sim, estava completamente distorcido, dizendo que apometria era apenas uma forma de projeção astral ou projeção da consciencia e sabemos que isso é apenas 5% ou menos da capacidade das técnicas apométricas. Vou retirar estes meus escritos do ar, mas por favor, se voces forem escrever um outro artigo, escrevam um artigo verdadeiramente imparcial, ou seja, mostrando o que a apometria realmente é e nao aquilo que observadores externos sem nenhuma sensibilidade para a compreensão da técnica apométrica conseguem entender.

abraços comentário não assinado de Espiritonet (discussão • contrib) 07h13min de 15 de junho de 2007 (UTC)
Certamente tem de constar a opinião da Federação Espirita, isso é uma informação enciclopédica, o que não pode constar é a opinião do autor sobre o assunto. Trechos como "Nessa linha de raciocínio torna-se extremamente difícil dar alguma credibilidade ao autor." ou "Considerando as afirmações acima, não precisaríamos mais poluir o meio ambiente com a queima de combustíveis fósseis ou destruir a natureza com hidrelétricas, bastaria a força do Sr. Lacerda e seus seguidores para resolver o problema da energia no mundo. Infelizmente, os 'campos de força' jamais foram provados existir." são absolutamente substituíveis. Cabe ao leitor tirar esses juízos, não o autor. Seria como colocar frases tais quais "é uma técnica espetacular" ou "esses espíritas são muito burros por não aceitá-la", etc. comentário não assinado de 201.86.0.195 (discussão • contrib) 00h24min de 21 de abril de 2009 (UTC)
Pois é.. Apometria, João e José, cada um tem uma!
Porem , como João é João e como José é José, logo a "Apometria" de João tende a diferir da "Apometria" de José, de maneira proporcional à que os proprios João e José, são diferentes.
Fernando Silva (comentário não assinado de 200.137.223.152 (discussão • contrib) 01h20min de 1 de julho de 2009 (UTC))
Sugestão: reescrever a parte "ela é abominada", está tão tendencioso q seja a estar infantil, pois ela é abominada por alguns, idolatrada por outros, aprovada por uns, reprovada por outros, desconhecida pela maioria. Então por que tanta ênfase na abominação? A menos q se tenha um dado estatístico provando q a gde maioria a abomina, senão fica parcial. comentário não assinado de 187.2.227.179 (discussão • contrib) 01h29min de 6 de novembro de 2013 (UTC)

Solicitação de reclassificação deste artigo[editar código-fonte]

Considerando que o termo "espiritismo" está diretamente ligado à doutrina codificada por Allan Kardec, considerando que a origem citada da apometria não tem berço e cita leis não presentes nas obras básicas do espiritismo e considerando que o orgão nacional, vinculado à entidades internacionais - Federação Espirita Brasileira - não reconhece a prática de apometria como de acordo com os princípios espíritas, seria mais adequado a classificação deste artigo na categoria espiritualismo e não em espiritismo. comentário não assinado de 189.24.92.142 (discussão • contrib) 14h03min de 26 de março de 2010 (UTC)

O artigo já está categorizuado na Categoria: Espiritualismo. Era essa a pergunta?! Fora isso, propositor da técnica não a fez com o propósito de estudá-la e implantá-la no Espiritismo? Obs: A categoria é apenas um aspecto formal e não uma rotulação do assunto. • Diogo P. Duarte • (discussão) 19h55min de 6 de novembro de 2013 (UTC)

Rotulos discutíveis[editar código-fonte]

 No Caput de Apometria, seção "Terapia", não entendi a última frase, tosca, ingramatical, pretensiosa e mistificadora:   "È uma mistura de conceitos maçônicos e espíritas, um somatório de todas as ordem (sic) maçônicas e todas religiões onde visase(sic) a cura e morte".
Não dá para entender se isto é uma denúncia ou argumento do primeiro artífice da explicação do verbete.
    Também não se entende se a qualificação repetida da prática como "religiosa" pretende ser negativa ou positiva.  O fato de certas especulações ainda não estarem absolutamente comprovadas não significa que sejam sempre mistificações religiosas.
      A  FEB é responsável ,no Brasil, por encharcar o espiritismo de evangelho doutrinário cristão, o que afasta cientistas e academias do seu estudo fenomenológico. Assim também a FEB perde credibilidade quando condena estudos que não estejam de acordo com seus interesses e sua "Bíblia Kardecista"
 Flavio Porto Alegre.