Discussão:Henry Sobel

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sou inteiramente á favor de que se coloque no perfil a citação ao episódio do furto das gravatas, tomando apenas o devido cuidado com as maneifestações racistas que, infelizmente, se aproveitam deste episódio. Proteger a página se torna necessário devido ao histórico de vandalismos que o episódio provocou.

Gostaria de contribuir com algumas informações sobre a biografia e a atuação de Henry Sobel e gostaria de saber como devo proceder enquanto durar o período de proteção.

Victor Grinbaum

Não vejo mal em tocar no assunto, é relevante e de interesse da sociedade. Muitas pessoas vão se dirigir à Wikipédia em busca de informações, e podemos tratá-lo com equilíbrio, respeitando os fatos. Missionary 00:03, 30 Março 2007 (UTC)

A Wikipédia não é o WikiNews e nem uma agência de notícias. Devemos ter especial preocupação com acusações graves como esta, principalmente se tratando de uma personalidade de moral ilibada como o rabino Sobel. Dantadd 00:05, 30 Março 2007 (UTC)
Não vejo motivo para não escrever a respeito do caso. O rabino foi afastado da CIP, já saiu a foto dele preso (o "mugshot"). Parece ser fato consumado. Mas vou respeitar sua postura por ora. Missionary 00:13, 30 Março 2007 (UTC)
A prisão não foi tecnicamente em flagrante, qualquer um que seja preso por qualquer acusação que seja tem de fazer o "mugshot". Acho tudo isso muito temerário, é uma acusação contundente. Sei lá, é uma questão de "compaixão" até. Dantadd 00:21, 30 Março 2007 (UTC)
Independente do caso ser ou nao confirmado, esta é uma parte importante da historia do Sr. Sobel, o que não pode ficar de fora de sua biografia. Percebam que consta "suposta prisão" no post.
A prisão foi documentada. Seria bom acrescentar links para notícias, ou seria um exagero? Considerar também "linkar" a carta de defesa que já está sendo divulgada.
Creio ser um exagero no momento. Não concordo com a exclusão do comentário sobre a prisão, mas concordo que talvez o assunto possa ser colocado de outra forma. Acrescentei "supostamente" ao fato, o q poderá ser retirado com o desenrolar dos fatos, e excluí as aspas de "valores morais", o q julguei criar um sentido dúbio à frase.
Considero válido. Publicar na wikipedia acerca do fato não prejudica a moral do rabino. Esta já se encontra prejudicada em função da ação do próprio. Aliás, o próprio rabino não negou as acusações, mas informou estar sob influência de medicamentos. No entanto, deve-se ter uma visão imparcial do assunto, evitando textos como o abaixo, do autor que não sabe escrever direito. É importante também, que não se omita qualquer outro detalhe. Que fique exposto o acontecimento de modo claro, completo e imparcial.

Tendo em vista o corte feito por 201.37.26.89 reverti para a minha edição.Missionary 02:11, 30 Março 2007 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

A seção de referências está dando uma ênfase exagerada para um aspecto muito menor da biografia de Henry Sobel. Eu concordo que o fato do furto seja tratado, mas sem exagero. Que tal um ajuste nestas referências? Luís Felipe Braga Msg 00:12, 31 Março 2007 (UTC)


O que aconteceu ao extraordinário ser humano que é H.Sobel? Eventualmente uma descompensação bioquímica causada pelo excesso de diazepínicos tomados por conta da insônia - que afetaria a leitura de realidade? É razoável, pelo menos, preservar a dimensão humana de alguém tão significativo para a humanidade.

Huauhauahauahauhaua:

"Deve ter sido uma armação da palestina", kkkkkkkkkkkkkk

Opiniões X fatos[editar código-fonte]

1. Gostaria de sugerir ao moderador que controla o acesso a este material que inclua nas referências o link no YouTube com a matéria do Jornal Nacional onde o rabino tenta se explicar e pede disculpas a todos.

2. Alguém colocou o texto abaixo no artigo. Não cabe opinião pessoal desta forma numa enciclopédia. Movi da página principal para cá:

Este sujeito nao representa nada dos verdadeiros valor Judaicos. Um grande marketeiro, consegui se envolver com uma 'comunidade ' cega que procurava alguem para dizer o que eles gostam de ouvir, se estivesse usando um kippa e tzizit com uma verdadeiro judeu religioso talvez se lembrasse que sua acoes causaria tremenda dores para o povo que ele se diz 'lider'. Para mim como Judeu brasileiro este 'safado' numca foi meu lider. Este comprotamento eh refletivo de homen que muito fez para destruir ainda mais o Judaismo no Brasil participando de casamenos ecumenicos e numca perdia uma oportunidade para "aparecer". O prior ainda estara para vir. Este cretino so poderia ser ser lider de Judeus que esta deixando o Judaismo morrer no Brasil. Ele nao tem a minina cultura Judaica, e muito mesmo eh um conhecedor dos ensinamento santo do Judaismo tradicional. Alguem ja viu este cretino abrir a boca par explicar o verdadeiro Judaismo, o “seminario” que ele cursou eh realmente um seminario e nao um Yeshiva, ele frequenta tlempo e nao sinaguoga, Um “rabino” que participa de casamento eucumenicos, come em restaurante que nao sao Kosher nao um Rav ( Rabino em Hebraico) e sim um fraude em nome de uma bela religiao com ensinamentos profundos que eh o Judaismo. Agora esta sobre efeito de “dogras”, conta outra, com teve presenca de espirito para nem dizer quem era? Professor? O mais interresante eh como eh saiu da cadeia no Shabbat, em caminho ate ao hotel? Que ‘rabino’ eh este que nao respeita o Shabbat. Com ja dizia Maimonides em Tzavaah “ Perca com a verdade e o certo, ao invest de ganhar com falsidades e erros. Outro sabio ja disse muito certamente “Lembra-se que, sua vida eh como um livro, escreva aquilo que queires que se sabia sobre ti. Sobre o falso “ Rabino” Sobel, saberemos que provalmente sempre uso gravata roubada e que era um exbixionista e falso profeta do Judaismo.

200.97.58.157 21:19, 31 Março 2007 (UTC)

3. Acabo de ler o mesmo texto. Nem vou entrar na questão da opinião pessoal porque acho que está óbvio que a função da Wikipedia é disponibilizar a maior quantidade de informação da forma mais imparcial possível. Tudo bem, quem escreveu esse texto quis por para fora sua insatisfação. Mas poderia tê-lo feito de maneira melhor. Por favor, aprenda a escrever. Já que somos obrigados a ler a sua opinião pessoal sobre o assunto, pelo menos não nos torture com um português macarrônico. Não merecemos isso!!!

4. Acabo de ler o texto exposto na chamada do assunto Henry Sobel. Além de expressar a opinião pessoal do autor, movido certamente pelo calor do imediatismo dos fatos, não traz nenhuma contribuição esclarecedora do evento. O referido autor devia antes, aprender a escrever em português, fazer um curso avançado de concatenação de ideias, para ai sim, tentar criar ou acrescentar tópicos em uma enciclopédia. Quanto aos fatos que cercam o Rabino Henry Sobel, temos que lamentar que tal fato ocorreu, movido sabe-se D´us, por que força extranha. Mas não ha como contestar os fatos e certamente representa um acontecimento muito importante na biografia de Sobel. A ele nosso apoio por tudo que já fez pelo povo judeu e por todos os outros povos a quem sempre ajudou e defendeu. A sobriedade na análise dos fatores desencadeantes será de fundamental importância para a compreensão dos eventos atuais.

Efeito Sobel e o direito do consumidor[editar código-fonte]

Para dar um basta nisso, só resta sabermos agora, se os funcionarios "das outras lojas" que também teriam flagrado e denunciado, o cliente acima de qualquer suspeita, foram igualmente repreendidos por seus superiores.

Proteger esta pagina nao tem justificativa. O administrador em questao esta ameacando a qualidade da Wikipedia em Portugues.--Gkklein 04:09, 2 Abril 2007 (UTC)

Tem toda a razão. Alguém tem que fazer alguma coisa.--OS2Warp msg 04:11, 2 Abril 2007 (UTC)
Tem razão. O cara que que conseguiu mais informações sobre esse caso, foi apagado em 75% e o artigo ficou reduzido!!!!
Acredito que a proteção se deu por causa de certos autores que, ao invés de exporem os fatos, atacaram o rabino. A wikipedia não é local de rixas pessoais. Os textos devem ser imparciais e corretos. No entanto, acredito na liberdade de expressão. Melhor seria liberar o acesso, e algum outro autor de juízo retiraria o texto da página, e colocaria a informação de modo mais adequado. Do contrário, a wikipedia perde a razão de ser. Passa a ser uma enciclopédia como outra qualquer, onde o leitor é obrigado a aceitar o que está escrito, sem poder adicionar ou modificar o texto, em busca de maior clareza. Liberem o acesso!


Proteger é uma coisa (até concordo) mas diferenciar do modo como estão agindo num episódio tão insignificante só demonstra um fragrante abuso de poder dos administradores. Wilson Simão 15:59, 6 Abril 2007 (UTC)

Afinal a página Sobel encontra-se protegida , diferenciada ou filtrada  ? Onde estão os responsáveis nessa hora ? quantos fazem parte desse jogo ?Wilson Simão 15:57, 6 Abril 2007 (UTC)

Concordo com o Wilson Simão. A página deve ser filtrada e não protegida. A liberdade de expressão já está um tanto quanto prejudicada no Brasil, por diversos fatores, não precisamos criar mais empecilhos.
o não tem sentido proteger uma ocorrencia que já caiu no domínio publico, enfim, a filtragem só é possivel se usarem os próprios fatos e como nada entra e nada sai nunca haverá novos fatos, mas o pior disso tudo, é que não confiam na imparcialidade nos proprios colaboradores, Wilson Simão 01:17, 8 Abril 2007 (UTC) .
Essa mentalidade tupiniquim vai prejudicar o crescimento e a qualidade da Wikipedia em Portugues, em comparacao com outras linguas.--Gkklein 04:23, 16 Abril 2007 (UTC)
Eu queria saber por quê essa página insiste ser protegida? Não só essa como outras páginas protegidas (muitas delas desnecessáriamente), o que leva ao questionamento sobre a Wikipédia no Brasil (ou em Portugal?) Sobre o texto em que ele foi preso, a notícia que ele foi preso não foi no dia 23 e sim no dia 29, quando nesse dia se tornou pública a notícia. Comparem esse texto que tirei dos arquivos e veja o atual para tirarem as dúvidas.


é por isso que a wikipedia brasileira eh uma verdadeira bosta.

A hora da verdade[editar código-fonte]

A página foi desprotegida há muito tempo e até agora, um ou outro IP tira uma raspadinha vem um outro apaga enfim, não sai disso a edição Aobel apresenta-se conforme. Isso é uma demonstração que o vandalismo na realidade não existiu e se existisse os zelosos guardiâes estariam atentos (isso se chama democracia) Wilson Simão 00h01min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

Sobre a sua nacionalidade[editar código-fonte]

Não estou por dentro das notícias à respeito do rabino, mas fiquei curioso com o fato dele ter nascido em portugal e aparecer como brasileiro/estados-unidense. Ele não seria um português com dupla cidadania no brasil e nos USA?

Henry Sobel e Padre Lanceloti[editar código-fonte]

Lamentável o apoio do rabino Henry Sobel ao Padre Lanceloti. Um padre que compra o silêncio por R$-80.000,00 (segundo o próprio) e R$-600.000,00 segundo os acusadores, para encobrir (ainda não provado) casos de pedofilia. Tinha muita admiração pelo Rabino, mas diante das acusações comprovadas de furto de gravatas, e agora esse apoio contundente e grave ao Padre Lanceloti, desanimei, "joguei a toalha". É tudo farinha do mesmo saco.

O artigo esqueceu de falar que o Rabino Henry Sobel é suspeito de ter cleptomania, uma doença psiquiátrica que faz a pessoa começar a roubar coisas, o que explica por que ele roubou as gravatas. Afinal, por que um homem rico deve roubar algo?--Naosei610 00h53min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)