Discussão:História da computação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

oi Várias partes do conteúdo da página parecem ter sido retiradas do material disponível em http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/. Se a fusão for realizada, peço ao editor que a efetuar para remover os trechos com problemas e verificar a confiabilidade da página inteira.

Vinte e Dois msg 20h14min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Dois artigos estão se contradizendo...[editar código-fonte]

Não faz nexo colocar em História da Computação que o ábaco surgiu no ano no ano 2400 a.C,e na Cronologia da Evolução dos computadores,colocar que foi em 3000 a.C...É desagradável uma enciclopédia tida como "livre" não dar nem o direito ao usuário de corrigir os erros do Próprios editores..

Pensem nisso,

Desde já,gratoo comentário precedente não foi assinado por 201.86.233.130 (discussão • contrib.) --Lucas Telesdê a voz 04h43min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre um artigo sobre a qual não editei e mesmo assim apareceu que fui eu,eu tenho 3 contas de usuário no computador,e não sou o único á usar na Internet nem á editar a Wikipédia.

Espero que entendam isso...e desculpe o transtornoo comentário precedente não foi assinado por 201.86.233.130 (discussão • contrib.) --Lucas Telesdê a voz 04h49min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Eu apenas comentei que não sou o único á usar uma conta de usário,usar a Internet e editar a Wikipédia no meu endereço IP e pedi desculpas pelo transtorno.Apenas fiz esse comentário,não "insultei" ninguém,como o senhor está falando. Espero que entenda que eu apenas comentei um fato,só isso.

P.S:Ainda não sei como se faz para assinar...

Hummmmmm Têm razão Lourenço messo (discussão) 18h50min de 29 de fevereiro de 2016 (UTC)[responder]

Atos de verdadeiro vandalismo nesse artigo[editar código-fonte]

Estava editando o artigo História da Computação,e me deparo com um verdadeiro ato de vandalismo contra o editor do artigo.O final do artigo "Prensa",que no original seria imprensa,aparece uma verdadeira ofensa contra quem editou o artigo,afinal,a História da Computação engloba todos os tipos de dispositivos de informação,entre eles o ábaco,tábuas de Nepper,Régua de cálculo,Pascaline,e não sei por que a própria impressão na Revolução Indutrial não entraria nessa História,assim com também as biografias das personalidades da Computação.Não concordo com muitas opiniões desses inventores,mas seria ridículo ridiculizar o próprio artigo da Wikipédia por esse motivo.Como eu editei grande parte do artigo em 3 endereços IP diferentes,me senti moralmente ofendido,pois fui eu que editei o artigo "Imprensa" original,e,no artgo vandalizado,fizeram refência á que eu havia "bebido"(Coisa que nunca fiz...)Me senti moralmente ofendido e espero que quem fez tal coisa se explique porque fez isso. Espero que alguém possa me explicar o porque que isso aconteu.

Afinal,apagei essa frase.

Colega equivocado[editar código-fonte]

Na verdade,houve um equívoco...Apesar de a própria História da Informática entrar em algo mais complexo,como a História da Informação,ou algo do gênero,não significa necessariamente que tenha que englobar tudo sobre isso.Quanto á este fato,mais o fato da biografia dos inventores,seria algo mais como uma curiosidade no artigo do que algo realmente necessário em si.Realmente seria algo interressante,mas tão-somente no no nível de "curiosidade",nada mais... Agora,realmente o artigo está muito imcompleto...Não fala nada sobre o IBM PC,o Apple II,o Macintosh,o MS_DOS,o Windows,a Intel,e toda essa parte da história...Realmente poderiam ter não tirado essa parte e ter acreceentado algo sobre o histórico dos microprocessadores...Quanto á Informática Atual e Tendências da Informática("previsões" de novas tecnologias que estão começando á fazer sucesso...),quanto á isso,nada no artigo...

A parte histórica do artigo Ciência da Computação foi anexada no artigo,o que seria interresante anexar também a parte histórica do artigo Computador.Pois História da Computação,História do Computador e História da Ciência da Computação deveriam estar no mesmo artigo,facilitando a busca do usuário.Faltam também dados mais atuais sobre o assunto...

Sobre o ábaco ser o primeiro mecanismo de computação e outros assuntos mais[editar código-fonte]

De acordo com alguns,o primeiro computador analógico da humanidade seria o dispositivo de Antictera,de acordo com outros,o ábaco.Resta saber se o dispositivo de Antictera realmente foi o primeiro computador analógico antes do ábaco,seria uma informação á ser corrigida no artigo.Também discordo do fato de se colocar a data do surgimento do ábaco como um fato concreto,pois há várias datas "especulativas" diferentes,porém nenhum dado concreto.Também concordo em partes com o colega acima que me equivoquei um pouco e acrecentei fatos sem nexo no artigo,e peço desculpas(fiz com a melhor das intenções,mas mesmo assim,acrescentei sem querer várias informações inúteis...),porém,enquanto referente ás biografias,não seriam "meras" curiosidades,e sim artigo enciclopédicos(Basta ver a Biografia de Alan turing que continua no artigo...)

Referente ás biografias[editar código-fonte]

Porque foi recolocada apenas a biografia de Alan turing,enquanto ás de Blaise Pascal,Leibniz,entre outros,foram deletadas? Seria pelo simples fato de que inventores como Blaise pascal e Leibniz não se dedicaram unicamente á Computação,tendo assim,fatos de suas vidas sobre contribuições em outras áreas das ciências e vida pessoal nada á acrecentar á história da computação? Talvez seria interressante,então,acrescentar todas as biografias á partir de charles Babbage em diante,ou então,retirar a de Alan Turing. Espero Respostas.

Quem cala consente...[editar código-fonte]

Se ninguém se pronunciou sobre o assunto,acho interressante colocar algo sobre a História dos Computadores Pessoais(PCs) (o famoso embate Microsoft-Apple-IBM-Google-Linux) no artigo. Se alguém não concordar,favor se pronunciar.

Desde já,Grato

Não confunda computação e informática[editar código-fonte]

Quando você fala de Mac, Windows, Linux, etc, você está a falar de 'informática'. É claro que podem ser citados, mas não tidos como parte da 'história da computação'. Estes assuntos podem entrar em 'História da Informática', onde estariam bem convenientes. Eu não consinto. ;)

--Luano (discussão) 14h19min de 8 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Visto que História da informática redimensiona para este artigo, o artigo Informática está dentro do wikiprojeto:Ciência da Computação e a Ciência da Computação é um dos ramos da Informática. Não que sejem sinônimos, mas se não consente, por que não modificou o artigo? Está livre para a ajudar á contribuir. Aliás, é sempre bom mais de uma pessoa ajudar á construir a Wikipédia.

Litrix Linuxer (discussão) 19h33min de 22 de junho de 2009 (UTC)LitrixLinuxer[responder]

Computação vs Computadores e Informática[editar código-fonte]

É porque é assim: É muito diferente os termos computação, computador e informática. O termo que os americanos, e, no inglês internacional, é comumente usado mas que na semântica da palavra distorce o sentido da computação é: 'Computer Science', que dá a entender que é a 'Ciência do Computador', ou 'Ciência dos Computadores', mas essa ciência que esse termo se refere é a ciência da Computação, mas, confunde por que parece que está se falando do produto final da computação, e não da computação em si. Uma coisa é computação, o estudo da computação, dos seus meios, formas, possibilidades, estruturas, etc. Outra coisa é o computador, computação é muito mais abragente que o computador, o computador é um sistema automato que realiza computação em um certo nível que depende de sua projeção e arquitetura (ele pode ser feito desde papel e lápis, abaco, mecanismo eletronico, até células vivas, DNA, átomos, etc, onde for possivel realizar computação). A computação é muito maior que qualquer dispositivo possa suportar, por isso que na maior parte de seus estudos a abstração é usada, por que podemos assim estudar as infinitas possibilidades sem ter que testa-las, e mesmo assim obtermos um resultado certo, ou no mínimo com 1% de incerteza dependendo do caso. A computação está em continua expansão. "É verdade, vai chegar o Windows 7, o Corel 18, o PhotoShop CS20, Petium 10, AMD 8 Core, etc...", não, isso não é computação, isso é informática, há a computação por trás. Entenderam?

Por isso quando se fala de história da computação, limita-se aos registros históricos do desenvolvimento da computação até hoje. Pode-se fazer uma referência a suas contribuições para a informática, o desenvolvimento da robótica, das redes de computadores (as redes que na verdade já existiam, como o sistema de telefonia, o que se fez foi uma adaptação para os computadores para a transmissão e recebimento de dados), enfim, mas não dizer que isso é computação, e sim produtos dela com outras áreas.

Quanto a contribuição ao artigo, eu queria apenas deixar bem claro se caso alguém discordar pois vou fazer modificações. Mas vou salvar o atual para caso alguém discordar.

--Luano (discussão) 15h58min de 28 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Bom, agora eu Concordo. Acho que foi apenas um mal-entendido e queria me desculpar pelo o que ocorreu. Pensando melhor, acho que agora está bem mais esclarecido esta situação.

Litrix Linuxer (discussão) 18h19min de 28 de junho de 2009 (UTC)LitrixLinuxer[responder]

Sem problemas[editar código-fonte]

Litrix, agradeço por você concordar. Peço desculpas se acabei sendo arrogante ou se exagerei na explicação. Mas queria apenas compartilhar um conhecimento firme e correto, para que todos venham a compreender este entendimento equicovado de décadas.

Tudo isso por um conteúdo melhor para a Wikipedia.

Bom, no mais continuaremos a contribuir e melhorar estes tópicos.

Abraços amigo!

Luano (discussão) 16h48min de 21 de novembro de 2010 (UTC)[responder]