Discussão:José de Paiva Netto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

informações, dados e fatos pontuais da biografia de José de Paiva Netto. Josué Ben-Nun, SP, 06/09/2006.

O texto anterior, que apaguei, foi copiado do site www.paivanetto.com.br. Contrariava o princípio de "Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes". Além disso, era uma informação parcial que também contrariava os princípios "Nunca faça proselitismo", "Não faça publicidade", "Não crie páginas de opinião".

--Romano Silva 14:47, 27 Mai 2005 (UTC)

Texto revertido[editar código-fonte]

Reverti o texto, provavelmente colocado pelo anônimo que me insulta acima, por causa da imparcialidade, e vandalismoi. Caro anônimo, aqui na wikipédia não é lugar de fazer propaganda da LBV. Faça no site de vocês. Não retire o fato da denúncia contra Paiva Netto.

--Romano Silva 12:53, 4 Jun 2005 (UTC)


CUIDADO!!! O texto deste artigo é mera propaganda e fere o princípio da imparcialidade.

Discordo do anônimo acima. Li outras biografias para fazer uma comparação e também achei esse texto normal. Consulte outras páginas e tire a prova real você mesmo(a) (usuário ou usuária). Sérgio

Autopromoção

Não é jornalista[editar código-fonte]

Paiva Netto não pode ser considerado jornalista. Nunca trabalhou em um órgão de imprensa como tal. Nunca fez curso de comunicação social ou jornalismo. Apenas escreveu sobre temas ligados à LBV, na qualidade de colaborador, articulista, ou colunista; muitas vezes em matérias pagas. Também usou ghost-writers.

Não é jornalista[editar código-fonte]

Pode até ser membro de uma entidade de classe, mas numa enciclopédia que precisa falar a verdade, e não fazer promoção pessoal de uma pessoa, isso não pode ser considerado.

Para ser jornalista, na época de Paiva Netto, a pessoa não precisava de curso superior. Mas precisava atuar efetivamente num órgão de imprensa.

O que nunca aconteceu com a pessoa em questão. Não foi repórter, não foi editor, não foi redator, não foi diagramador, não cobriu noticiário. Apenas assinou textos opinativos sobre assuntos ligados à LBV.

Ou a wikipedia vai considerar jornalista, por exemplo, um advogado que escreve sobre direito do consumidor? Será jornalista um bispo que escreve sobre os costumes? Não. Seria abusivo.

desinformação[editar código-fonte]

esse cabeçalho não é adequado para a wikipedia. A única atribuição relevante para Paiva Netto é que é presidente da LBV. Aí uma pessoa entra e , logo no primeiro parágrafo, fica sabendo que ele tem um tanto de qualidades e que ele faz todas muito bem. É até compositor!!! Essas curiosidades deveriam ser colocadas num pé de página. A wikipedia não deveria ser usada como meio de promoção pessoal.

Está ficando mais do que evidente que esse usuário acima vem utilizando o Wikipedia para manifestar algum tipo de mágoa pessoal da instituição LBV e do atual presidente Paiva Netto, sob o disfarce de querer a verdade. Primeiramente, o Wikipedia é uma enciclopédia livre, mas não é lugar para achismos. Essa pessoa escreve como se fosse dona da verdade. Se há problemas no texto atual, as mudanças devem vir acompanhadas de provas. É tão simples assim: cite as fontes. Como não é considerado um jornalista se ele escreve artigos e crônicas há bastante tempo em diversos jornais e revistas do país e do exterior? Para fazer parte de um sindicato de jornalistas, é preciso ser jornalista. É impressionante como se escreve coisas sem fundamento. Pessoal: busquem verificar a fundo essas acusações que esse usuário escreve. Ele/Ela não pode ser tido como senhor/senhora da razão. Se for para falar de promoção pessoal, então deletemos todas as páginas de biografia, pois o que são senão promoção de uma pessoa? Chega a ser ridículo.

Alterações[editar código-fonte]

Pessoal,

Estamos aqui para publicar fatos e não achismos. Não utilizemos a Wikipedia para manifestar problemas particulares. Tenhamos mais seriedade para com as políticas dessa enciclopédia livre. —Jordan23 03:13, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Explicação de edição[editar código-fonte]

Prezados usuários freqüentes dessa página,

1- Editei o parágrafo em que falava da sucessão após a morte de Zarur. Paiva Netto era o nomeado por Zarur Secretário Geral da LBV. Isso corresponde a Vice-Presidente. Em qualquer instituição, o Vice assume o lugar do Presidente. Portanto, é trivial notar que Paiva Netto já havia sido proclamado sucessor de Zarur por esse fato evidente. Além das inúmeras vezes que o próprio Zarur afirmara em reuniões públicas que quem assumiria a Presidência era Paiva Netto. Naturalmente, não há como agradar a todos, então alguns não gostaram dessa decisão. Mas, era claramente a decisão de Zarur.

2- No momento em que Iracy Zarur assumiu provisoriamente a presidência, Paiva Netto, por uma questão de consideração e respeito a ela e sua família não se contrapôs, pelo contrário, apoiando-a na decisão. Contudo, é ela própria, cumprindo a vontade de Zarur, renuncia à presidência em favor de Paiva Netto.

3- A construção do Templo da Boa Vontade está nos estatutos da Legião da Boa Vontade desde a década de 1970. Porém, Zarur não havia planejado como seria esse local. Paiva Netto, inspirado no sonho de Zarur, desenvolveu e ampliou o projeto, construindo o monumento mais visitado de Brasília/DF. Os rituais que ali existem não foram criados pela LBV, mas pelos próprios visitantes. Tanto é que quem chega lá não é obrigado a fazer nenhum desses rituais, porém deve agir conforme queira, sem fazer bagunça, obviamente.

4- Essa argumentação quanto à luxuosidade do TBV é mais do que antiga. E, com certeza, se o local não fosse tão amplo, haveria a argumentação de que era pobre. Mas vejam, quem construiu o TBV foi o povo, e o povo merece o melhor, sem demagogia, com a distinção que o povo merece.

5- A forma de arrecadação atual da LBV é outro ponto parecido com o item 4. Trata-se de um dos possíveis processos, e se não houvesse crítica quanto a ele, seria feito quanto a outra forma. A LBV não tem subvenção nem conta com dinheiro de empresas privadas. Conta com a ajuda das pessoas que a financiam há 57 anos.

6- É extremamente impossível afirmar que Paiva Netto tenha traído os ideais de Alziro Zarur. É só observar toda sua produção literária. Em todos os livros há referência às idéias do fundador da LBV. E não só isso, Paiva Netto desenvolveu e ampliou suas teses, expandindo-as pelo mundo, nunca deixando de lado as raízes advindas do trabalho de Zarur. A primeira coisa realizada pelo atual Presidente da LBV após o falecimento de Zarur, foi justamente lançar um livro com suas principais teses. A propósito, o próprio Zarur vem em defesa de Paiva Netto: “Só um grande amigo poderia realizar um trabalho desta envergadura. Gratíssimo. Alziro Zarur 03/05/1978”

7- Face a esses argumentos, sempre voltaremos à questão já trabalhada aqui na discussão: texto neutro, com informações básicas e factuais sobre a instituição. É o que foi decidido em consenso.

Jbennun 15:23, 9 Março 2007 (UTC)

Informação incoerente[editar código-fonte]

Editei porque a informação sobre a sucessão não estava coerente. Quem sucedeu Alziro Zarur foi Iracy Zarur e seus filhos. Paiva Netto os sucedeu. Retirei também a informação de que a LBV cresceu 15.000%. Aceito que seja recolocada desde que se cite o instituto que mediu esse crescimento. A reportagem da Veja apenas publicou dados fornecidos pelo próprio Paiva Netto ou por seus seguidores. Da forma como estava colocada a informação no artigo da Wikipédia, ao ser lida por leigos, dava a impressão de ser Alziro Zarur um incompetente. Acho desnecessária essa informação, apenas servindo para auto-propaganda e esse, acredito, não ser o objetivo da Wikipédia.Marilice 02h26min de 7 de Junho de 2007 (UTC)

É a primeira vez que escrevo para dunciar um texto na wikipedia, q é um site q prezo muito por seu carater de democratizaçao da informaçao.

Este texto é uma mera propaganda, nao é imparcial. Informaçoes como "sempre recebia bem os necessitados em casa" nao é científico, nao tem BASE científica, nao é factual, nao pode ser comprovado.

O texto deve se ater a FATOS. Infelizmente se a pessoa q escreveu nao está apta a escrever um texto científico (pode ler o livro de Umberto Eco "Como escrever uma tese"), nao deve escrever texto algum na Wikipedia. Eu mesmo nunca contribuí mesmo ja tendo até publicado teses na Academia.

Desculpe, mas o texto é propaganda pessoal e nao deveria constar desta maneira na Wikipedia. Uma ediçao q se restrinja a fatos - exemplo: estudou em tal colégio e recebeu a placa de bronze, é aceitável. Mas juízos de valor sao desinformaçao.


Sérgio Luiz