Discussão:Maurício Tragtenberg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marx e Webber[editar código-fonte]

Tragtenberg não é anarquista, é marxista que se auto-intitula heterodoxo e pertencente ao comunismo de conselho . Vale ressaltar que ele não adota uma postura ortodoxa por isso incorpora conceitos e concepções de Webber e alguns autores anarquistas. Não ou pouco falar de Webber neste artigo torna-o mediocre. Vejamos sua bibliografia:

"O pensamento crítico de Maurício Tragtenberg é constituído por meio de Marx e Weber, numa combinação da dialética com a sociologia compreensiva. Combinação – sempre problemática – mas que Maurício vai assumir com a idéia de ser Marx, o portador da penetrante crítica da infra-estrutura do capitalismo e Weber, o da superestrutura. Algo em torno de considerações em que as relações do processo de trabalho com o processo de produção capitalista explicam a dominação do trabalhador sob o capital e encontram nas formas de dominação, em particular, a dominação burocrática legal, o momento de constituição mais delineado do político." (DORIS ACCIOLY, e Silva. 2001)

Tragtenberg e Bakunin[editar código-fonte]

Além de se definir como marxista heterodoxo Maurício Tragtenberg critica ferrenhamente as posições de Bakunin. Na revista educação e sociedade, no antigo Marx e Bakunin ou marxismo e anarquismo, Tragtenberg denuncia sua postura antissemita e expõe as contradições de Bakunin ao elogiar um companheiro por ter sido eleito deputado.