Discussão:São João del-Rei

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grafia correta[editar código-fonte]

Imagino que a grafia correta do nome do município seja São João del-Rei, ou Del-Rei -- algo assim. Independentemente das capitulares, eu sei que se faz necessário o hífen. Além de constar oficialmente o nome da cidade, é regra ortográfica. Tonyjeff 17:58, 20 Abril 2006 (UTC)

Não tenho certeza, mas acho que você tem razão. Prefeitura desta cidade coloca o hífen. --Morio 00:50, 21 Abril 2006 (UTC)
O nome utilizado tanto pela Academia Sãojoanense de Letras, pelo Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei e outros órgãos oficiais é São João del-Rei, com del minúsculo seguido de hífen.
Nos dicionários Aurélio, Michaelis ou Houaiss o termo sãojoanense (são-joanense no Houaiss) é descrito como o natural de São João del-Rei.
Sugiro então que o artigo seja movido para São João del-Rei . Tonyjeff 10:41, 24 Abril 2006 (UTC)

É. Isso, parece-me, seria o certo. Mateus Hidalgo diga! 03:33, 26 Abril 2006 (UTC)

Agora a questão é: com o "d" maiúsculo ou minúsculo? [1] --Slade talk 15:33, 27 Abril 2006 (Quinta-feira)
Em todas as fontes por mim citadas, aparecem com d minúsculo, incluso no Houaiss. Também, quando vejo essa expressão del-Rei escrita em documentos antigos, sem qualquer relação com o município mineiro, é assim grafada. Tonyjeff 14:42, 28 Abril 2006 (UTC)
Então posso mover? --Slade talk 15:59, 28 Abril 2006 (Sexta-feira)
Está feito. Tonyjeff 11:44, 4 Maio 2006 (UTC)

São João del-Rei[editar código-fonte]

Está é a grafia oficial hoje utilizada. Mas já se grafou o nome da cidade de várias formas do século XVIII até hoje. A grafia oficial foi estabelecida na década de 1940, com a penúltima reforma gramatical sofrida pela Língua Portuguesa (a última foi em 1971). Bruno N. Campos

A grafia correta é esta mesmo. O nome original vem de São João d'El-Rey (= de El-Rey), em homenagem ao rei de Portugal da época, Dom João V. É como se fosse São João 'do' Rei, ou pertencente ao Rei, ou, ainda, em honra a este. Com o tempo, o 'y' passou para 'i' e o apóstrofo foi suprimido. Vejo em alguns pontos o 'del' maiúsculo, embora acredito estar errado uma vez que é um pronome possessivo. As inúmeras reformas ortográficas, quando aplicadas a nomes próprios, como é o caso, o fazem perder a característica histórica e a lógica da escolha séculos atrás. É algo a se rever! Melhor seria se a grafia tivesse sido mantida a original, que remete muito mais claramente ao objetivo na época da escolha do nome. Da mesma forma, Tiradentes era chamada de São José d'El-Rey. Nesse caso, a motivação da troca do nome é diversa pois o nome foi alterado completamente com outros objetivos, não apenas de atender reformas ortográficas. Bruno Hallak.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e a cidade de São João del-Rei[editar código-fonte]

Excluí a seguinte colocação deste artigo: "o 'Tiradentes'{[As Vilas del-Rei e a Cidadania do Tiradentes - de Eduardo Canabrava Barreiros - Coleção Documentos Brasileiros]} (Joaquim José da Silva Xavier, Patrono Cívico do Brasil, nascido em 1746, na Fazenda do Pombal, àquela época uma área comprovadamente{[conf. declaração do próprio Tiradentes, contida nos Autos de Devassa - ADIM]} jurisdicionada eclesiasticamente e territorialmente pela então Villa de São João del-Rei)", visto que a obra do mesmo, além não ter sido realizada por Historiador profissional, apresenta sérias inconsistências em suas análises. Há uma disputa judicial, envolvendo 3 municípios (acompanhe por: http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?comrCodigo=625&numero=1&listaProcessos=05048873&btn_pesquisar=Pesquisar ) da região visando estabelecer a cidadania do dito Alferes. Sendo qualquer afirmação nesse sentido infundada. Bruno N. Campos

No site do TJ-MG não consegui verificar a decisão final (o processo foi finalizado em 2011). De qualquer forma, não há dúvidas quanto ao local de nascimento do Tiradentes, que foi na hoje Fazenda do Pombal. Imagino que a discussão seja a qual município pertencia este local à época do nascimento. Hoje, pertence a Ritápolis. Na época, esse município era englobado por São João del-Rei. Bruno Hallak

Acredito que a informação que 'Tiradentes' nasceu na cidade de São João del Rei esta equivocada. Consta que, Tiradentes nasceu na fazenda do pombal na qual se localiza no município de Ritápolis - MGcomentário não assinado de 189.83.155.71 (discussão • contrib) (data/hora não informada)