Discussão:São Leopoldo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O objetivo da discussão não é uma "guerrinha" de quem foi a primeira cidade colonizada por alemães, mas sim resgatar uma veracidade histórica. Se houver argumentos que contradigam a fonta citada, estes podem ser referidos, caso contrário limite-se à sua insignificância e falta de argumentos, ao invés de usar ironias vazias.


Engraçado, a fonte é da mesma cidade que se diz ser primeira.


A primeira cidade colonizada por alemães no Brasil foi Nova Friburgo, RJ



A primeira leva de emigrantes embarca no porto de Den Helder - Holanda em 24 de junho de 1823 no Navio Argus, e depois de vários acidentes provocados por temporais resultando em grande atraso, chega ao porto de desembarque, no Rio de Janeiro, em 13 de janeiro de 1824. A Nova Friburgo, chegam em 3 de maio de 1824.


Fonte:

CUNHA, Maria Suzel Coutinho Soares. Notas Para Estudo da Presença Alemã em Nova Friburgo. Prefeitura de Nova Friburgo – RJ, Volume n.º 1, 1988. Acervo da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo – Rio de Janeiro – 1999.


Por sinal, em Nova Friburgo também foi construída a primeira igreja Luterana no Brasil.



AOS EDITORES DA PÁGINA:

Consta a citação: "A grande cidade de São Leopoldo também possui membros da nobreza brasileira como o ilustre Nunes I, príncipe dos vampiros." Eu duvido que essa "informação" tenha algum caráter enciclopédico. Todavia, não sou de São Leopoldo, não compreendo a importância de citar uma "dantesca família real de vampiros" na cidade, portanto não editei o artigo. Fica para vocês analisarem o caso.

Nova Friburgo x São Leopoldo[editar código-fonte]

Ao comentário anterior, por favor, assine as edições que fizeres.

Necessário fazer-se a distinção de imigração e chegada. Imigração é o evento de chegar e estabelecer-se [1]. Os alemães que chegaram em Nova Friburgo se estabeleceram lá (comprovadamente)? Quantas fontes confiáveis afirmam isto? Não considero a fonte apresentada como imparcial, pois é feita por quem é diretamente interessado no título pretendido. As que afiram que São Leopoldo foi a origem são inúmeras. Cito algumas. [2][3][4]Jcosta1186 (discussão) 14h44min de 23 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]