Saltar para o conteúdo

Design sustentável: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:
[[ta:தாங்குதிறன் வடிவமைப்பு]]
[[ta:தாங்குதிறன் வடிவமைப்பு]]
[[zh:永續設計]]
[[zh:永續設計]]
[[<blockquote></blockquote>:contrastestudio]]
[[<blockquote>contrastestudio</blockquote>

Revisão das 14h47min de 19 de agosto de 2009

Eco-design é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental(contraste). É vista geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.

Aqueles que defendem esta filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pela Engenharia e Design convencional e pela indústria, que desconsideravam os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente. Preocupando-se com o ciclo de vida dos produtos (extração, indrustrialização, transporte, comercialização, consumo/utilização e descarte).

O Eco-design é, acima de tudo, um novo conceito. Pode ser desenvolvido através de materiais de uso freqüente e corriqueiro, a partir dos quais serão criados novos objectos que, ao serem modificados, terão um novo conceito e utilidade. Esta tendência de design é essencialmente futurista e tem como objetivo preservar o planeta para as gerações futuras.

Princípios do Eco-Design

[[

contrastestudio