Engenharia Civil Costeira e Portuária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Engenharia Civil Costeira e Portuária é um ramo da Engenharia Civil com forte interface com as ciências da Oceanografia, Meteorologia, Mecânica dos Fluídos, dentre outras, que trata do projeto, construção, monitoramento e análise de impactos de obras de engenharia que envolvam a região costeira, incluindo costas oceânicas, baías, lagunas e estuários. Entretanto, sendo uma área da Engenharia Civil, o profissional também possui formação básica dessa área que o habilita a atuar em obras e projetos clássicos da Engenharia Civil.

Molhes de Rio Grande - RS, uma grande obra de Engenharia Costeira.

Formação[editar | editar código-fonte]

Atualmente o curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária é ofertado no Brasil apenas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tendo carga horária total de 4340 horas, distribuídas em 5 anos em disciplinas anuais e semestrais, nos turnos manhã e tarde. Além de conteúdos específicos das áreas Costeira e Portuária, os alunos também tem o currículo básico comum às Engenharias e também às disciplinas específicas da Engenharia Civil. [1]

Atuação[editar | editar código-fonte]

Um engenheiro com essa formação tem a competência não somente para atuar na área clássica da Engenharia Civil, mas também em estudos costeiros, que significa ter o conhecimento de atividades atuantes no local em questão, que servirão de subsídio para todos os processos de engenharia. Outra área que é incluída na sua atuação é obras de proteção costeira, que inclui a análise de alternativas, o projeto, a construção e o estudo dos impactos das obras que serão utilizadas para proteção da costa.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.ee.furg.br/index.php/graduacao/engenharia-civil-costeira-e-portuaria