Saltar para o conteúdo

Epitélio de transição: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ChuispastonBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: cs:Přechodný epitel
Tecido Epitelial Estratificado de Transição
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=abril de 2009}}
{{sem-fontes|data=abril de 2009}}
[[Imagem:Harnblase Urothel.png|thumb|250px|'''Epitélio de transição''' da [[bexiga]]]]
[[Imagem:Harnblase Urothel.png|thumb|250px|'''Epitélio de transição''' da [[bexiga]]]]
Tecido Epitelial Estratificado de Transição
'''Epitélio de transição''' é um tipo especial de [[epitélio]] restrito ao revestimento das [[aparelho urinário|vias urinárias]], e suas [[célula]]s variam sua [[morfologia]] dependendo do grau de estiramento. Há autores consideram este tipo de epitélio como uma variedade do epitélio pseudoestratificado, onde as células são do tipo transicional.

Onde é encontrado no corpo?
É encontrado no sistema urinário, como a bexiga e o ureter.
Função no corpo.
Tem função de distensão e retração (propriedade elástica) de acordo com o teor de urina armazenada.
Morfologia
Suas células variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento. Alguns autores consideram este tipo de epitélio como a variedade do epitélio Pseudo-estratificado.
Qual a forma das células e por que tem essas formas?
O epitélio de transição poderia ser classificado como sendo cúbico estratificado. No entanto, por apresentar a particularidade de transitar na sua altura, variando de alto quando relaxado à baixo quando distendido, e ainda por apresentar as células superficiais globosas e em forma de raquete (“racquet cells”), distinguindo-se assim do cúbico estratificado clássico. O epitélio de transição ainda pode gerar certa controvérsia, pois alguns autores os classificam como pseudoestratificado porque o prolongamento das células em raquete poderiam tocar a membrana basal quando o epitélio se distende. Sendo assim, é recomendável denominá-lo apenas de transição. As células epiteliais, podem ter suas membranas citoplasmáticas divididas em regiões ou domínios: superficial, laterais e basal. É constituído por mais de uma camada de células. É constituído por células que mudam seu formato quando o epitélio é tensionado,
Obs: Este tipo de epitélio é exclusivo das vias urinárias. Observa-se uma grande divergência na literatura quando a classificação deste epitélio. Alguns consideram o epitélio de transição como uma variedade de epitélio pseudoestratificado, pois todas as células estão em contato com a membrana basal, mas nem todas alcançam a superfície livre do epitélio. O termo “transição” é utilizado, pois a imagem morfológica do epitélio varia de acordo com o estado funcional do órgão.


{{esboço-biologia}}
{{esboço-biologia}}

Revisão das 22h47min de 13 de junho de 2012

Epitélio de transição da bexiga

Tecido Epitelial Estratificado de Transição

Onde é encontrado no corpo? É encontrado no sistema urinário, como a bexiga e o ureter. Função no corpo. Tem função de distensão e retração (propriedade elástica) de acordo com o teor de urina armazenada. Morfologia Suas células variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento. Alguns autores consideram este tipo de epitélio como a variedade do epitélio Pseudo-estratificado. Qual a forma das células e por que tem essas formas? O epitélio de transição poderia ser classificado como sendo cúbico estratificado. No entanto, por apresentar a particularidade de transitar na sua altura, variando de alto quando relaxado à baixo quando distendido, e ainda por apresentar as células superficiais globosas e em forma de raquete (“racquet cells”), distinguindo-se assim do cúbico estratificado clássico. O epitélio de transição ainda pode gerar certa controvérsia, pois alguns autores os classificam como pseudoestratificado porque o prolongamento das células em raquete poderiam tocar a membrana basal quando o epitélio se distende. Sendo assim, é recomendável denominá-lo apenas de transição. As células epiteliais, podem ter suas membranas citoplasmáticas divididas em regiões ou domínios: superficial, laterais e basal. É constituído por mais de uma camada de células. É constituído por células que mudam seu formato quando o epitélio é tensionado, Obs: Este tipo de epitélio é exclusivo das vias urinárias. Observa-se uma grande divergência na literatura quando a classificação deste epitélio. Alguns consideram o epitélio de transição como uma variedade de epitélio pseudoestratificado, pois todas as células estão em contato com a membrana basal, mas nem todas alcançam a superfície livre do epitélio. O termo “transição” é utilizado, pois a imagem morfológica do epitélio varia de acordo com o estado funcional do órgão.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.