Saltar para o conteúdo

Ponto de condensação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m seca para sêca
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
Em [[climatologia]] e [[meteorologia]], o termo '''ponto de condensação''' refere-se à [[temperatura]] a partir da qual o [[vapor d'água]] contido na porção de [[ar]] de um determinado local sofre [[condensação]].
Em [[climatologia]] e [[meteorologia]], o termo '''ponto de condensação''' refere-se à [[temperatura]] a partir da qual o [[vapor d'água|vapor de água]] contido na porção de [[ar]] de um determinado local sofre [[condensação]].
Quando a temperatura do ar está abaixo do [[ponto de orvalho]], normalmente dá-se a formação de [[névoa seca]] ou [[neblina]].
Quando a temperatura do ar está abaixo do [[ponto de orvalho]], normalmente dá-se a formação de [[névoa seca|névoa sêca]] ou [[neblina]].
Pela equação abaixo.
Pela equação abaixo.



Revisão das 21h40min de 4 de abril de 2016

Em climatologia e meteorologia, o termo ponto de condensação refere-se à temperatura a partir da qual o vapor de água contido na porção de ar de um determinado local sofre condensação. Quando a temperatura do ar está abaixo do ponto de orvalho, normalmente dá-se a formação de névoa sêca ou neblina. Pela equação abaixo.

onde:

válida somente se:

0 °C < T < 60 °C
1 < HR < 100
Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nesse ponto ocorre a saturação do ar pelo decréscimo de temperatura, causando fenômenos meteorológicos como geada, nevoeiro, chuva e neve. Esse ponto tem muita importância na aviação geral, em que é utilizado para se calcular a probabilidade de formação de gelo no carburador e para se estimar a altura da base de nuvens.