Saltar para o conteúdo

Campanhas de Pacificação e Ocupação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2010}}
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2010}}
'''Campanhas de Conquista e Pacificação''' foi a designação dada a um conjunto vasto de operações militares, de envergadura muito desigual, conduzidas nas últimas décadas do [[século XIX]] e nas primeiras duas décadas do [[século XX]] pelas forças armadas portuguesas nas colónias africanas de Portugal e em Timor. A maioria destas campanhas concentrou-se no período que medeia entre a [[Conferência de Berlim]] (1884) e o fim da [[Primeira Guerra Mundial]] (1918), correspondendo ao esforço de ocupação efectiva do interior dos territórios onde Portugal mantinha uma presença histórica na zona costeira e nos principais eixos comerciais. Foi nestas campanhas que se travaram os combates de [[Môngua]], em [[Angola]], e de [[Chaimite]], em [[Moçambique]], onde [[Mouzinho de Albuquerque]] capturou o rei [[vátua]] [[Gungunhana]].
'''Campanhas de Conquista e Pacificação''' foi a designação dada a um conjunto vasto de operações militares, de envergadura muito desigual, conduzidas nas últimas décadas do [[século XIX]] e nas primeiras duas décadas do [[século XX]] pelas forças armadas portuguesas nas colónias africanas de Portugal e em Timor. A maioria destas campanhas concentrou-se no período que medeia entre a [[Conferência de Berlim]] (1884) e o fim da [[Primeira Guerra Mundial]] (1918), correspondendo ao esforço de ocupação efectiva do interior dos territórios onde Portugal mantinha uma presença histórica na zona costeira e nos principais eixos comerciais. Foi nestas campanhas que se travaram os combates de [[Môngua]], em [[Angola]], e de [[Chaimite]], em [[Moçambique]], onde [[Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque]] capturou o rei [[vátua]] [[Gungunhana]].


{{esboço-históriapt}}
{{esboço-históriapt}}

Revisão das 03h48min de 8 de abril de 2016

Campanhas de Conquista e Pacificação foi a designação dada a um conjunto vasto de operações militares, de envergadura muito desigual, conduzidas nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras duas décadas do século XX pelas forças armadas portuguesas nas colónias africanas de Portugal e em Timor. A maioria destas campanhas concentrou-se no período que medeia entre a Conferência de Berlim (1884) e o fim da Primeira Guerra Mundial (1918), correspondendo ao esforço de ocupação efectiva do interior dos territórios onde Portugal mantinha uma presença histórica na zona costeira e nos principais eixos comerciais. Foi nestas campanhas que se travaram os combates de Môngua, em Angola, e de Chaimite, em Moçambique, onde Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque capturou o rei vátua Gungunhana.

Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.