Saltar para o conteúdo

Free step: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 5: Linha 5:


== História ==
== História ==
Em 2007, na ascensão da música eletrônica na [[Argentina]], o crescimento das tribos urbanas e aumento do interesse na dança urbana, feito que os jovens se dedicam a mostrar suas habilidades de talentos e de dança. Tantos jovens, usando portais de vídeo da web (como o [[YouTube]], [[TuTV|Tu.tv]], etc.) começa a aprender através de tutoriais. O nome de [[Free-Step]] nasceu no brasil em meados de 2009, por um grupo de dançarinos chamado All Star Team, que criou o nome para diferenciar a dança de outros estilos como o [[Hardstep|Hard Step]] ou [[Electro Flogger|Electro Flogger Dance]], foram eles que rapidamente promoveram esse estilo e os novos passos de dança próprios. Primeiro a ser criado, explodiu e se tornou popular com Flogger e agora tornou-se popular em toda a América do Sul, América Central e [[México]]. Com o YouTube como uma plataforma a partir da qual ele é promovido e é constantemente atualizado, o Free-Step é consagrado como uma dança popular das pessoas latinoamericanas. Jovens compartilham on-line seus encontros, concursos, coreografia; e eles são dedicados a mostrar a outros dançarinos o estilo de cada um, e expandir a cultura por este estilo de dança livre urbana. Free Step nasceu aqui como uma [[dança urbana]] em que cada bailarino criou sua própria linha de passos depois de combinar bases de outros estilos, como o [[C-Walk]], [[Breakdance|Break Dance]], [[Electro Flogger|Electro Flogger Dance]], ou seja, também usando a base do [[Hardstep|Hard Step]]. Tornou-se muito popular entre os jovens. E hoje ainda continue crescendo.
Em 2007, na ascensão da música eletrônica na [[Argentina]], o crescimento das tribos urbanas e aumento do interesse na dança urbana, feito que os jovens se dedicam a mostrar suas habilidades de talentos e de dança. Tantos jovens, usando portais de vídeo da web (como o [[YouTube]], [[TuTV|Tu.tv]], etc.) começa a aprender através de tutoriais. O nome de [[Free-Step]] nasceu no brasil em meados de 2009, por um grupo de dançarinos chamado All Star Team, que criou o nome para diferenciar a dança de outros estilos como o [[Hardstep|Hard Step]] ou [[Electro Flogger|Electro Flogger Dance]], foram eles que rapidamente promoveram esse estilo e os novos passos de dança próprios. Primeiro a ser criado, explodiu e se tornou popular com Flogger e agora tornou-se popular em toda a América do Sul, América Central e [[México]]. Com o YouTube como uma plataforma a partir da qual ele é promovido e é constantemente atualizado, o Free-Step é consagrado como uma dança popular das pessoas latinoamericanas. Jovens compartilham on-line seus encontros, concursos, coreografia; e eles são dedicados a mostrar a outros dançarinos o estilo de cada um, e expandir a cultura por este estilo de dança livre urbana. Free Step nasceu aqui como uma [[dança urbana]] em que cada bailarino criou sua própria linha de passos depois de combinar bases de outros estilos, como o [[C-Walk]], [[Breakdance|Break Dance]], [[Electro Flogger|Electro Flogger Dance]], ou seja, também usando a base do [[Hardstep|Hard Step]]. Tornou-se muito popular entre os jovens. E hoje ainda continua crescendo.


== Free-Step e Rebolation ==
== Free-Step e Rebolation ==

Revisão das 16h41min de 16 de agosto de 2017

O termo Free-Step (Em tradução livre: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em fazer movimentos com as pernas e com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados e rápidos [1], e até inclusão de outros estilos de danças como fonte, Ex: Melbourne Shuffle, Jumpstyle e C-Walk. Atualmente esta dança ganhou força e é uma das danças de rua mais populares da Brasil. Sabe-se também que o gênero Free-Step chegou a vários países da América Latina.

História

Em 2007, na ascensão da música eletrônica na Argentina, o crescimento das tribos urbanas e aumento do interesse na dança urbana, feito que os jovens se dedicam a mostrar suas habilidades de talentos e de dança. Tantos jovens, usando portais de vídeo da web (como o YouTube, Tu.tv, etc.) começa a aprender através de tutoriais. O nome de Free-Step nasceu no brasil em meados de 2009, por um grupo de dançarinos chamado All Star Team, que criou o nome para diferenciar a dança de outros estilos como o Hard Step ou Electro Flogger Dance, foram eles que rapidamente promoveram esse estilo e os novos passos de dança próprios. Primeiro a ser criado, explodiu e se tornou popular com Flogger e agora tornou-se popular em toda a América do Sul, América Central e México. Com o YouTube como uma plataforma a partir da qual ele é promovido e é constantemente atualizado, o Free-Step é consagrado como uma dança popular das pessoas latinoamericanas. Jovens compartilham on-line seus encontros, concursos, coreografia; e eles são dedicados a mostrar a outros dançarinos o estilo de cada um, e expandir a cultura por este estilo de dança livre urbana. Free Step nasceu aqui como uma dança urbana em que cada bailarino criou sua própria linha de passos depois de combinar bases de outros estilos, como o C-Walk, Break Dance, Electro Flogger Dance, ou seja, também usando a base do Hard Step. Tornou-se muito popular entre os jovens. E hoje ainda continua crescendo.

Free-Step e Rebolation

O Free-Step[2] é a evolução do estilo argentino de dança para música eletrônica Rebolation - que tem sua origem em um estilo antigo e vigoroso de dança chamada Charleston (dança) ( surgida na década de 1920 na Carolina do Sul, caracterizada por movimentos dos braços e projeções laterais rápidas dos pés, ao som do Jazz Swing ). A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Um dos pontos de referência mais populares para este movimento foi Teenorio, que entre os jovens tornou-se uma referência pela sua habilidade na dança. Embora o Rebolation mostrou grande habilidade para manter a velocidade e manter uma linha de passos, esta dança foi limitado a algumas combinações. Ainda no final de 2009, a banda de pagode baiano chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de pagode e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. Para fazer a diferença entre a dança e a música e não está relacionada com o mesmo, a adquiriu se o nome de Free-Step para aplicar a sua dança. Embora ambos dança foram concebidos e expandida por jovens amantes de música electrónica e de dança, é importante notar que esta não é a mesma dança. Hoje, essa diferença é uma questão de disputa entre jovens de diferentes partes do mundo que estão buscando a verdadeira origem do termo Free-Step. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição, e criatividade nas sequências.

Principais movimentos

  • Base: A base é o principal movimento do Free-Step. Nele cruza-se as pernas para frente, para trás ou para os lados. Normalmente quando utiliza a Base, o dancer tende a movimentar-se na direção para a qual é executada o passo. Com treino desenvolve-se a habilidade de fazer uma Base sem sair do lugar onde está. Com mais treino ainda consegue-se fazer uma Base em qualquer direção que se deseja, mas poucos conseguem esta façanha.
  • Hand moves: Os movimentos de mãos complementam os passos com as pernas, geralmente são inspirados no estilo Electro Dance. Os dancers utilizam-se estes movimentos especialmente nos estilos Joker e Dirty do Free-Step (leia adiante).
  • Kicks: Os chutes são usados com muita frequência para incrementar a Base.
  • Spins: Os spins (giros) também são muito usados e de diferentes formas, tendem a ter um efeito visual mais atraente mas requer mais experiência do dancer para utilizá-los.
  • Combos: Sequência de movimentos livres predefinidos, como hand moves, kicks, e spins, podendo até entrar passos de outras danças. Dançarinos em geral criadores do movimento, em 2009, fez com que os combos evoluíssem de forma surpreendente, utilizando passos de outras danças como base para criar seus próprios combos. As referências de danças inicialmente eram de C-Walk, é importantíssimo salientar que o primeiro dançarino a utilizar passos de outras danças no Free-Step foi Douglas Freitas, integrante do primeiro grupo Extacy's Boys (Primeiro grupo de Tenoriio, Wiiu Tex, leê ferreira e outros). Ao longo do tempo, dançarinos como Wiiu Tex trouxe combos com maiores sequencias de joker, e leê ferreira trouxe combos com passos incríveis de sua própria autoria, que futuramente esses passos foram nomeados por David Tenorio como Lego-combo.

Estilos

No Free-Step existem diversos estilos, como por exemplo:

  • Basic Style: Consiste em dançar com a base e os movimentos sem quebras ou misturas. O estilo mais limpo possível de se dançar.
  • Kick Style: Quando utiliza-se muitos passos diversificados baseados em saltos e chutes.
  • Speed Style: Consiste em movimentos de base acelerados e curtos; rapidez é o foco. Utilizado especialmente em músicas com mais de 130 batidas por minuto onde o espaço de tempo entre um grave e outro é muito curto.
  • Slide Style: Utiliza passos onde geralmente um pé tende a ficar fixo enquanto o outro é deslizado pelo chão.
  • Joker Style: Movimentos de intenção humorística, com interpretação e musicalidade. Utilizado para fazer o público rir em competições, ridicularizarando seu oponente. Tudo levando-se em conta o Espírito Esportivo.
  • Robot Style: Usa movimentos de braços e pernas em estilo robótico, baseado principalmente no estilo Poppin do Street Dance.
  • Agressive Style: Também conhecido como Agressive Mode é o mais elaborado das vertentes do Free-Step, utiliza movimentos extremamente fortes e de impacto. Devido a necessidade de mais velocidade e perfeição nos movimentos é o mais complicado de se dançar. Normalmente apenas dancers medianos e experientes conseguem utiliza-lo pois, além da concentração, exige que o dancer esteja muito auto-confiante. Seu visual é impressionante mas os erros também serão muito visíveis caso aconteçam. É importante ressaltar que não se pode confundir velocidade com agressividade, são características distintas e que confundem muitos que tentam dançar esse estilo. O Agressive Style, foi criado em meados de 2010, quando o dancer chamado Leê Ferreira (Warley Ferreira) passou a usar base alta, rápida e forte, caracterizando assim um estilo bastante agressivo.
  • Violence: Criado no ano de 2017 por Heelcio Lopes, consiste em um estilo baseado no antigo Agressive Style, só que mais complexo, no Agressive se tem que usar velocidade e impacto na base com variações de base curtas para não perder o ritmo, já no Violence a base é mais firme e são usadas variações que requer mais técnica e treino, essa variações podem ser baseadas em movimentos de luta, kicks e finalizações com o cotovelo e/ou joelho, daí vem a palavra Violence (do português = Violência).
  • Old School: Estilo consisti em movimentos baseados em passos antigos hoje são poucas as referências no estilo porem ainda existem até mesmo equipes do estilo como a Old Killers,Old Kings..entre outras desconhecidas.

Diferenças com outros estilos

Existem vários tipos de passos de dança que combina os estilos diferentes (por exemplo. Free-Step, Shuffle, C-Walk, Electro Flogger Dance, Electro Dance, JumpStyle, entre outros), enquanto que, à primeira vista, é comum confundir-los. No entanto, a diferença está nos movimentos:

  • O Free-Step -, bem como o nome diz em espanhol - é uma dança livre em que cada um cria seus passos e combinações de vedação, enquanto o ritmo da música eletrônica. Quando um dançarino está dançando você pode implementar medidas e combinações de outros estilos de dança, como os citados acima, para fazer uma coreografia mais colorido com combinações próprias.
  • O Shuffle enfoca os deslizamentos, gira, e executar sem se mover, para além dos passos é para baralhar os movimentos das mãos que fazem truques com a tampa.
  • O Rebolation é um estilo de dança que possui como característica a dança sob música eletrônica, movimentando os braços e as pernas de forma solta, pelo solo, onde o dançarino parece deslizar na superfície. Algumas pessoas consideram a dança Rebolation uma arte e a usam como uma forma de lazer. A dança faz parte do público brasileiro.
  • O Electro Flogger Dance é um estilo de dança especializada em talonazos se estendem até as pernas, lisas e criar efeitos ilusórios como deslizamentos flutuante, andando sem se mover e as pernas entrelaçadas em alta velocidade.
  • O Jumpstyle é baseado em saltos e diferentes tipos de habilidades de manter o ritmo com a música HardStyle.
  • O Electro Dance é uma dança da França, onde cada bailarino mostra sua habilidade em braços em movimento, tomando elementos básicos de glowsticking como o conceito de mãos-livres, as figuras-de-oito, e a ideia da mão de liderança em uma esquema chamado de líquido (uma mão após a outra, em movimentos geométricos).
  • O C-Walk é uma dança urbana que surgiu como código entre gangsters favelas de Nova York e outras cidades dos Estados Unidos. Use Hip Hop ou Rap música para implementar as suas etapas, é caracterizada por movimentos rápidos e pernas dinâmicos. variantes posteriores aparecer como o Crown Walk, o palhaço Walk, etc.

#ODiaDoVídeo

O dia do vídeo foi um projeto criado pela a equipe BadWolf com intuito de levar a dança novamente para o YouTube. O projeto ocorreu da seguinte maneira: no dia 20/03/2017 os dancers postaram um vídeo com o título SEU NOME + #ODiaDoVídeo + Free-Step , e assim foi feito, vários dancers de diversas localidades fizeram seu vídeo e postaram no YouTube, tornando então o dia 20/03 como o #ODiaDoVídeo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.