Louis Pierre Vieillot: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Algont (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Louis Jean Pierre Vieillot''' ([[10 de Maio]] [[1748]] - [[1831]]) foi um naturalista e ornitólogo [[frança|francês]]. O seu trabalho baseou-se em várias expedições de campo, realizada nas [[América]]s e resultou numa enorme quantidade de descrições de novas espécies e grupos taxonómicos. Cerca de 26 géneros propostos por Vieillot ainda se encontram em uso.
'''Louis Jean Pierre Vieillot''' ([[10 de Maio]] [[1748]] - [[1831]]) foi um naturalista e ornitólogo [[frança|francês]]. O seu trabalho baseou-se em várias expedições de campo, realizada nas [[América]]s e resultou numa enorme quantidade de descrições de novas espécies e grupos taxonómicos. Cerca de 26 géneros propostos por Vieillot ainda se encontram em uso.


Vieillot nasceu em [[Yvetot]] na [[Normandia]] e desenvolveu um negócio na ilha caribenha de Santo Domingo ([[Haiti]]). Durante a [[revolução francesa]] foi obrigado a fugir para os [[Estados Unidos]] onde se começou a interessar por assuntos naturais, em particular a [[ornitologia]]. Foi durante este período que recolheu o material para a sua obra ''Histoire naturelle des oiseaux de l'Amérique Septentrionale'' publicada em [[1808]]. No início do século XIX, Vieillot regressou a França onde obteve trabalho como jornalista. A sua paixão por aves não esmoreceu e continuou ligado à ornitologia. Em [[1802]] publicou o livro ''Histoire naturelle et générale des colibris, oiseaux-mouches, jacamars et promerops'', com ilustrações de [[Jean Baptiste Audebert]]. Em [[1816]], Vieillot editou as suas ideias sobre um sistema natural para a classificação de aves sob o título ''Analyse d'une nouvelle Ornithologie Elémentaire''. Mais tarde foi o responsável pela continuação do trabalho ''[[Tableau encyclopédique et méthodique]]'', iniciado por [[Pierre Joseph Bonnaterre]] em [[1790]].
Vieillot nasceu em [[Yvetot]] na [[Normandia]] e desenvolveu um negócio na ilha caribenha de São Domingo ([[Haiti]]). Durante a [[revolução francesa]] foi obrigado a fugir para os [[Estados Unidos]] onde se começou a interessar por assuntos naturais, em particular a [[ornitologia]]. Foi durante este período que recolheu o material para a sua obra ''Histoire naturelle des oiseaux de l'Amérique Septentrionale'' publicada em [[1808]]. No início do século XIX, Vieillot regressou a França onde obteve trabalho como jornalista. A sua paixão por aves não esmoreceu e continuou ligado à ornitologia. Em [[1802]] publicou o livro ''Histoire naturelle et générale des colibris, oiseaux-mouches, jacamars et promerops'', com ilustrações de [[Jean Baptiste Audebert]]. Em [[1816]], Vieillot editou as suas ideias sobre um sistema natural para a classificação de aves sob o título ''Analyse d'une nouvelle Ornithologie Elémentaire''. Mais tarde foi o responsável pela continuação do trabalho ''[[Tableau encyclopédique et méthodique]]'', iniciado por [[Pierre Joseph Bonnaterre]] em [[1790]].


Vieillot morreu em [[Ruão]] em [[1831]].
Vieillot morreu em [[Ruão]] em [[1831]].

Revisão das 21h43min de 24 de maio de 2008

Louis Jean Pierre Vieillot (10 de Maio 1748 - 1831) foi um naturalista e ornitólogo francês. O seu trabalho baseou-se em várias expedições de campo, realizada nas Américas e resultou numa enorme quantidade de descrições de novas espécies e grupos taxonómicos. Cerca de 26 géneros propostos por Vieillot ainda se encontram em uso.

Vieillot nasceu em Yvetot na Normandia e desenvolveu um negócio na ilha caribenha de São Domingo (Haiti). Durante a revolução francesa foi obrigado a fugir para os Estados Unidos onde se começou a interessar por assuntos naturais, em particular a ornitologia. Foi durante este período que recolheu o material para a sua obra Histoire naturelle des oiseaux de l'Amérique Septentrionale publicada em 1808. No início do século XIX, Vieillot regressou a França onde obteve trabalho como jornalista. A sua paixão por aves não esmoreceu e continuou ligado à ornitologia. Em 1802 publicou o livro Histoire naturelle et générale des colibris, oiseaux-mouches, jacamars et promerops, com ilustrações de Jean Baptiste Audebert. Em 1816, Vieillot editou as suas ideias sobre um sistema natural para a classificação de aves sob o título Analyse d'une nouvelle Ornithologie Elémentaire. Mais tarde foi o responsável pela continuação do trabalho Tableau encyclopédique et méthodique, iniciado por Pierre Joseph Bonnaterre em 1790.

Vieillot morreu em Ruão em 1831.