Câmara de faíscas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HTPF (discussão | contribs)
m
Pintopc (discussão | contribs)
Categoria:Física de partículas & corrigir link para câmara de bolhas
Linha 3: Linha 3:


==Funcionamento==
==Funcionamento==
Uma série de folhas metálicas dispostas paralelamente são metidas num recinto cheio de uma mistura de [[gás nobre]], geralmente [[néon]] e [[hélio]]. As partículas atravessam a câmara [[perpendicular]]mente às placas e [[ionização|ionizam]] o gás durante alguns [[segundo|microsegundos]]. Um sistema dedicado aplica um breve campo eléctrico (5 kV/cm de 0,1 s à 1 µs) entres as placas. As faísca aparecem nos locais onde passam as partículas, já que o gás tornou-se momentaneamente [[condutor]] nesses sítios. Podem então ser fotografadas e medidas afim de deduzir a natureza das partículas que as induziram.
Uma série de folhas metálicas dispostas paralelamente são metidas num recinto cheio de uma mistura de [[gás nobre]], geralmente [[néon]] e [[hélio]]. As partículas atravessam a câmara [[perpendicular]]mente às placas e [[ionização|ionizam]] o gás durante alguns [[segundo|microsegundos]]. Um sistema dedicado aplica um breve campo eléctrico (5 kV/cm de 0,1 s à 1 µs) entres as placas. As [[faísca]]s aparecem nos locais onde passam as partículas, já que o gás tornou-se momentaneamente [[condutor]] nesses sítios. Podem então ser fotografadas e medidas afim de deduzir a natureza das partículas que as induziram.


Estas câmaras que foram muito utilizadas em [[astronomia]] e para detecção dos [[raios gama]] foram progressivamente substituídas por [[câmara a bolhas]] e por [[chambres à dérive]] que podem registrar os [[evento]]s mais exactamente e mais próximos no tempo. No entanto foram elas que permitiram a descoberta do [[tauon]] e ainda são empregues devido à sua simplicidade de realização e funcionamento.
Estas câmaras que foram muito utilizadas em [[astronomia]] e para detecção dos [[raios gama]] foram progressivamente substituídas pelas [[câmara de bolhas]] que podem registrar os [[evento]]s mais exactamente e mais próximos no tempo. No entanto foram elas que permitiram a descoberta do [[tauon]] e ainda são empregues devido à sua simplicidade de realização e funcionamento.

As câmara de faíscas são utilizadas em [[astronomia]] para o estudo dos [[raios gama]].


==Referências==
==Referências==
Linha 12: Linha 14:


[[Categoria:Astronomia instrumental]]
[[Categoria:Astronomia instrumental]]
[[Categoria:Física de partículas]]
[[Categoria:Detectores]]


[[de:Funkenkammer]]
[[de:Funkenkammer]]

Revisão das 09h03min de 26 de abril de 2010

Câmara de faíscas é um detector de partículas cujo estudo e realização começou em 1959.

Colisão proton–antiproton registrada na experiência UA5, CERN.

Funcionamento

Uma série de folhas metálicas dispostas paralelamente são metidas num recinto cheio de uma mistura de gás nobre, geralmente néon e hélio. As partículas atravessam a câmara perpendicularmente às placas e ionizam o gás durante alguns microsegundos. Um sistema dedicado aplica um breve campo eléctrico (5 kV/cm de 0,1 s à 1 µs) entres as placas. As faíscas aparecem nos locais onde passam as partículas, já que o gás tornou-se momentaneamente condutor nesses sítios. Podem então ser fotografadas e medidas afim de deduzir a natureza das partículas que as induziram.

Estas câmaras que foram muito utilizadas em astronomia e para detecção dos raios gama foram progressivamente substituídas pelas câmara de bolhas que podem registrar os eventos mais exactamente e mais próximos no tempo. No entanto foram elas que permitiram a descoberta do tauon e ainda são empregues devido à sua simplicidade de realização e funcionamento.

As câmara de faíscas são utilizadas em astronomia para o estudo dos raios gama.

Referências