MetaLibri: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leslie (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Metalibri.png|thumb|200px|Logotipo da Biblioteca MetaLibri]]
[[Imagem:Metalibri.png|thumb|200px|Logotipo da Biblioteca MetaLibri]]
MetaLibri é uma '''[[Biblioteca Digital]]'''. Trata-se de uma coleção de edições digitais em formato [[PDF]]. Todos os livros da coleção são editados em linguagem [[TeX]] e [[LaTeX]] e convertidos em [[PDF]]. O acervo da biblioteca é composto de edições digitais de livros em domínio público. Atualmente a biblioteca disponibiliza livros digitais em dois formatos:
MetaLibri é uma '''[[biblioteca digital]]'''. Trata-se de uma coleção de edições digitais em formato [[PDF]]. Todos os livros da coleção são editados em linguagem [[TeX]] e [[LaTeX]] e convertidos em [[PDF]]. O acervo da biblioteca é composto de edições digitais de livros em domínio público. Atualmente a biblioteca disponibiliza livros digitais em dois formatos:
* Formato ''''screen'''', para leitura no monitor, no modo ''Tela Cheia'';
* Formato ''''screen'''', para leitura no monitor, no modo ''Tela Cheia'';
* Formato ''''print'''', para impressão (A4).
* Formato ''''print'''', para impressão (A4).

Revisão das 23h00min de 13 de maio de 2006

Ficheiro:Metalibri.png
Logotipo da Biblioteca MetaLibri

MetaLibri é uma biblioteca digital. Trata-se de uma coleção de edições digitais em formato PDF. Todos os livros da coleção são editados em linguagem TeX e LaTeX e convertidos em PDF. O acervo da biblioteca é composto de edições digitais de livros em domínio público. Atualmente a biblioteca disponibiliza livros digitais em dois formatos:

  • Formato 'screen', para leitura no monitor, no modo Tela Cheia;
  • Formato 'print', para impressão (A4).

Histórico

As criação das macros em TeX começou em 2001, por iniciativa de Sálvio Marcelo Soares, da Universidade de São Paulo. Em maio de 2006 a MetaLibri obteve apoio da Fapesp para colocação de seu acervo digital à disposição do público.

Sobre os Formatos

O formato Screen

A principal inovação da biblioteca é seu formato screen. Nesse formato, o documento PDF abre em modo Tela Cheia e tem um menu de navegação embutido no próprio PDF. Esse formato é semelhante a um slide e o leitor pode, por exemplo, usando uma barra de navegação lateral, avançar uma a um as seções em que documento é dividido, realizar pesquisas avançadas, etc. O menu lateral exibe ainda, em todas as páginas do documento, o posicionamento relativo do leitor (página, capítulo, seção, etc).

Ligações externas