Wikipédia:VRT/Como enviar a permissão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mosca (discussão | contribs)
m →‎O que acontece depois?: *página em português
Linha 1: Linha 1:
Nil Marques nasceu em 26 de março de 1972, em São Paulo. Quinto filho de uma família de cinco irmãos, desde criança Nil Marques demonstrava talento para as artes[2]. Aos seis anos fazia peças de Teatro em casa com os amigos de infância.
{| class="caixa infodestaque"
Aos 10 anos, Nil Marques começava a mostrar uma versatilidade para artes, ao fazer uma imitação de Michael Jackson em um festival de música na escola onde estudava e ganhar a simpatia de todos[3]. Como era de família humilde, aos 13 anos começou a trabalhar em um banco e teve alguns trabalhos em áreas que não se relacionavam com arte ou cultura. Aos 19 anos, ele entraria de vez para o mundo das artes.
| valign="top" | [[Imagem:Gtk-dialog-info.svg|35px]]
| Para permitir a autorização de publicação de algum texto na Wikipédia não deve editar e colocar a autorização nesta página, mas sim seguir as indicações descritas nesta página. As permissões devem ser enviadas por email e não publicadas na Wikipédia.'''
|}


'''O COMEÇO'''
Após ser rejeitado por uma escola de Teatro, no mesmo ano, com 19 anos, estreou sua primeira peça profissional: “TV or Not TV – Uma Comédia Macarrônica”. Ele foi assistir ao ensaio da peça a convite de um colega de trabalho que fazia parte do elenco. A peça, que fazia uma sátira aos programas de auditório, tinha uma cena em que uma personagem negra fazia o comercial de um creme de beleza. Ao passar o creme no rosto, a personagem ficava branca e dizia que era o creme que Michael Jackson usava. Criativo, Nil Marques sugeriu ao diretor da peça que colocasse um ator em cena para imitar o cantor. Como não havia ninguém no elenco que soubesse, Nil indicou o próprio nome. O diretor da peça aceitou a sugestão. Nil Marques conseguiu ainda 6 papéis na comédia[4].
Um ano depois, ele montaria sua própria companhia de Teatro que se chamava New Age. O nome era associado à uma seita e Nil Marques resolveu mudar para N Age, Lazzo e finalmente, em 1993, para Grupo Scenário.


'''A VIDA PROFISSIONAL'''
{| style="width: 75%; background-color:#fff; border: 1px solid black; white-space: wrap; font-size:90%; line-height: 8px; margin-left: 10px" align="right" cellpadding="2" cellspacing="0"
O primeiro trabalho do grupo foi um espetáculo de dança que reuniu mais de 3 mil pessoas na cidade de Franco da Rocha em São Paulo. Ainda neste ano, transformou o grupo em entidade cultural.
| width="5%" | [[Imagem:Nuvola apps important.svg|40px|Sinal de alerta]]
Com a intenção de focar o trabalho em Teatro, Nil Marques começou a escrever textos para o grupo encenar. Sem recursos para pagar diretores, resolveu assumir também a direção dos espetáculos. Alguns como “A Vida de Brasileiro”, “Não Me Contamine!” e “Dr. Educação” receberam importantes prêmios. “Não Me Contamine!” se transformou em um projeto para ser apresentado a 200 mil alunos da rede pública em São Paulo. A peça abordava o tema AIDS, tinha palestras com médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a distribuição de material informativo e preservativos. Entretanto, por problemas políticos, o projeto acabou sendo engavetado.
| style="line-height: 13px" | Atenção!<br />O conteúdo desta página foi removido devido a suspeitas de [[Wikipedia:direitos de autor|violação de direitos de autor]].<br />O texto aqui colocado era idêntico ou muito semelhante ao texto da seguinte fonte: http://www.exemplo.com/página.htm<br />A página será apagada a partir de: <font color="#FF0000">5 de Dezembro de 2000</font>
Na televisão, Nil Marques escreveu roteiros para a TV Manchete e atuou em programas jornalísticos para várias emissoras, entre elas a TV Record e a TV Globo. Foi diretor e apresentador do programa Teatrando – programa de entrevistas criado, produzido, apresentado e dirigido pelo próprio Nil Marques, sobre arte e cultura.
|- style="background-color:#fee;"
Em 2005, dividiu o palco com Patch Adams – famoso médico por ter a vida mostrada no cinema com o ator Robin Williams – durante um seminário ministrado pelo médico. Nil Marques e Patch Adams chegaram a fazer performances durante a palestra.
| colspan="2" style="border-top: 1px solid black; line-height: 13px" | Se sabe alguma coisa sobre o assunto, por favor, edite esta página e crie um [[Wikipedia:Esboço|esboço]] em substituição desta nota.<br /> Se for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em [[Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão]]
Já em 2006, produziu e apresentou diversas palestras para universitários sobre vários temas. No mesmo ano, participou de um seminário com o ex-presidente da Argentina Eduardo Duhalde.
|}
Formou-se em Letras, Jornalismo e trabalhou como assessor político na campanha eleitoral de 2008. Neste ano, começou a diversificar a atuação do Grupo Scenário em: Comunicação Empresarial, Assessoria de Imprensa e Produção de Eventos.
{| style="width: 75%; border: 0px; font-size:90%; margin-left: 5px" align="right"
Em 2009, mesmo ano em que começou a cursar Psicologia, fundou o Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Através do Teatro (CEPPAT). Visitou Portugal, Espanha, França e Itália onde teve a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre Psicologia e Teatro.
| Exemplo do aviso de suspeita de violação de direitos de autor.
No ano 2010, foi convidado a produzir e apresentar o programa TV Criar & Decorar, único programa da televisão brasileira sobre decoração. Ainda em 2010, começou a produzir comerciais de TV.
|}
Se veio parar a esta página porque criou um artigo na Wikipédia com texto da sua autoria e posteriormente retiraram o seu texto e colocaram um aviso de suspeita de violação de direitos de autor (semelhante ao da figura direita) siga os seguintes passos.


'''Televisão'''
Mesmo que seja o detentor dos direitos de autor do texto publicado e permita a sua publicação na Wikipédia, não deve retirar o aviso de "suspeita de violação de direitos de autor" da página da Wikipédia, a não ser que reformule completamente o texto de forma a não ser considerado uma cópia igual ou derivada do original (lembre-se que os textos podem estar protegidos por direitos de autor, mas as ideias não, no sentido lato). Caso retire o aviso de suspeita de violação de direitos de autor e mantenha o texto conforme o original igual a outro site, este estará na mesma situação de suspeita de violação de direitos de autor que terá de ser confirmada, e outro editor pode colocar de novo o aviso o que poderá original alguma confusão e eventualmente no bloqueio momentâneo da sua conta ou o seu endereço IP, o que não é desejável.
Nil Marques chegou a ser convidado 3 vezes para papéis na televisão, no entanto, ele não pode aceitar os convites devido aos projetos profissionais que estavam em vigor.


'''Cinema'''

Em 2006, Nil Marques escreveu e produziu o curta-metragem universitário “A Viagem” – sobre o desastre aéreo ocorrido em São Paulo com um avião da TAM - que foi apresentado em festivais na Venezuela e Itália.
==Procedimentos para autorizar a publicação do texto==
Nil Marques chegou a ser convidado para participar de um filme, porém devido a compromissos profissionais, ele não pode participar.
*'''1. Enviar um email para [mailto:permissions-pt@wikimedia.org permissions-pt@wikimedia.org]''' com o seguinte texto (alterando as partes a '''negrito'''):

{| style="width: 95%; background-color:#fff; border: 1px solid black;" align="right"
|Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais da OBRA presente em '''[inserir hiperligação (link) do site onde se encontra o trabalho original]''' que foi inserida no artigo da Wikipédia presente em '''[inserir hiperligação da página da Wikipédia onde se encontra o texto, caso exista]'''.<br />Eu concordo em publicar aquele trabalho sob a licença livre "CC-BY-SA versão 3.0" (disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt).<br />Eu reconheço que concedo para qualquer um o direito de usar a obra em um produto comercial e de modificá-lo de acordo com suas necessidades.<br />Estou ciente que sempre detenho os direitos autorais de minha obra assim como o direito de ser reconhecido como o autor segundo os termos da "GNU Free Documentation License". As modificações que outros fizerem à obra não serão atribuídas a mim.<br />Estou ciente que a licença livre apenas concede direitos autorais e me reservo a opção de entrar com ação contra qualquer um que use esta obra em violação à outra lei como restrições a marcas registradas, difamação, ou restrições geograficamente específicas.<br />Eu reconheço que não posso retirar este consentimento e que o texto pode ou não ser mantido permanentemente em um projeto da Wikimedia Foundation.<br />'''[inserir DATA], [inserir NOME DO DETENTOR DO DIREITO AUTORAL]'''.
|}
<br clear="all" />
<br />

:Exemplo do texto preenchido correctamente:

{| style="width: 95%; background-color:#fff; border: 1px solid black;" align="right"
|Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais da OBRA presente em '''http://www.exemplodeumsite.com/aj/rússia.html''' que foi inserida no artigo da Wikipédia presente em '''http://pt.wikipedia.org/wiki/Rússia'''.<br />Eu concordo em publicar aquele trabalho sob a licença livre "CC-BY-SA versão 3.0" (disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt)<br />Eu reconheço que concedo para qualquer um o direito de usar a obra em um produto comercial e de modificá-lo de acordo com suas necessidades.<br />Estou ciente que sempre detenho os direitos autorais de minha obra assim como o direito de ser reconhecido como o autor segundo os termos da licença livre "CC-BY-SA versão 3.0". As modificações que outros fizerem à obra não serão atribuídas a mim.<br />Estou ciente que a licença livre apenas concede direitos autorais e me reservo a opção de entrar com ação contra qualquer um que use esta obra em violação à outra lei como restrições a marcas registradas, difamação, ou restrições geograficamente específicas.<br />Eu reconheço que não posso retirar este consentimento e que o texto pode ou não ser mantido permanentemente em um projeto da Wikimedia Foundation.<br />'''29 de Agosto de 2000, Luís Boaventura dos Santos'''.
|}
<br clear="all" />

:Note que o exemplo indicado não é obrigatório, mas aconselhável, pois contém os dados mínimos necessários para a autorização. Caso o exemplo não seja adequado, pode alterá-lo conforme o contexto (por exemplo, se o texto original estiver num livro e não num site). Uma autorização para publicação '''apenas''' na Wikipédia não será aceite, pois todo o texto publicado na Wikipédia pode ser usado livremente de acordo com a licença [http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt CC-BY-SA].

:Caso o site onde o texto original se encontra, contenha também o seu email (como autor do texto), deve preferencialmente usar esse endereço de email para enviar o email de permissão. Dessa forma fornece uma garantia adicional que é realmente o autor do texto.

*'''2. Após o envio do email''', caso ainda exista o artigo na Wikipédia com o aviso de suspeita de violação de direitos de autor, deve aceder à página de discussão desse artigo e editar essa página de discussão colocando o seguinte código:
::<code><nowiki>{{Otrs pendente}}</nowiki></code>
:Ao gravar (salvar) essa página de discussão, irá aparecer algo semelhante a:
::{| cellspacing="5" cellpadding="0" style="margin:0em 0em 1em 0em; border:1px solid #cccccc; background-color:#f9f9f9;width:100%"
| '''Foi enviado um e-mail com detalhes sobre esta permissão de acordo com [[Wikipedia:OTRS]].'''

''Nota para os usuários!''
* Por favor copie a URL desta página no e-mail de modo a possibilitar aos voluntários OTRS encontrarem-na.
* Se o e-mail não for encontrado no sistema OTRS, esta página poderá ser eliminada por falta de permissão adequada.

''Nota para os voluntários OTRS'': se o e-mail possuir confirmação suficiente sobre a validade da licença, por favor substitua esta predefinição por {{tlp|PermissionOTRS|<nowiki>ticket=</nowiki>''URL do ticket''}}. Caso contrário, reverta a inserção de conteúdo ilegítimo ou elimine/proponha a eliminação esta página.
|}
:Exemplificando: supondo que tivesse criado a página [[Água]], deveria então aceder a essa página com o nome [[Água]], clicar na aba "discussão" (que aparece no topo dessa página) e colocar o código <code><nowiki>{{Otrs pendente}}</nowiki></code> nessa página de discussão do artigo Água (obviamente gravando a edição). Isto é apenas um exemplo, deve colocar o código na página de discussão do artigo que criou, e não do artigo Água.

==O que acontece depois?==
*Posteriormente, quando um usuário responsável pelo sistema OTRS verificar o seu email de permissão, se este estiver conforme as regras, irá retirar o aviso de suspeita de violação de direitos de autor do artigo, repondo o texto original, e irá colocar a permissão na página de discussão desse artigo (ver um exemplo em [[Discussão:Visibilidade na web]]). O responsável do OTRS enviará também uma resposta por email confirmando a alteração.
*Os seus dados, assim como os emails de autorização que enviar, são confidenciais e acessíveis apenas aos usuários responsáveis pelo sistema OTRS, obrigados ao sigilo definido pela Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipédia e outros projectos. Para mais informações consulte [[Wikimedia:Política de privacidade]] e [[Wikimedia:Política de acesso a dados confidenciais]] no site da Wikimedia Foundation.
*Por favor não envie vários emails com a mesma autorização, pois só irá sobrecarregar o sistema OTRS de forma desnecessária. Também não deve colocar de novo o texto na página da Wikipédia, mesmo que a página tenha sido eliminada, os voluntários OTRS encarregar-se-ão disso colocando a indicação que o texto tem permissão do autor.
*Note que, sendo o OTRS um sistema mantido por voluntários, poderá ocorrer alguma demora na resposta, pelo que é solicitada alguma paciência aos usuários que enviam a permissão.

==Perguntas frequentes==
*'''Porque retiraram o meu texto e colocaram o aviso de suspeita de violação de direitos de autor se eu sou o autor do texto?''' - Os editores voluntários da Wikipédia por vezes colocam o aviso de suspeita de violação de direitos de autor quando encontram um texto igual ou muito semelhante num outro site da Internet. Como os textos da Wikipédia estão sujeitos à licença [http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt CC-BY-SA versão 3.0] (que permite a posterior utilização do texto para fins comerciais, educacionais, etc.), a maioria das páginas da Internet têm direitos de autor reservados e muitos usuários copiam textos de outros sites, por isso é necessário averiguar se o autor dos textos dá autorização para que estes sejam publicados na Wikipédia. É necessário haver um registo adicional, através de email, que confirme a autorização por parte do autor. Esse email pode ou não ser enviado pelo próprio autor. Terá no entanto de ser do conhecimento do autor. Caso surjam dúvidas posteriormente sobre a autorização, os usuários que têm acesso ao sistema OTRS podem verificar os emails de autorização.
*'''Os emails de permissão não podem ser falsificados?''' - Podem sim, caso envie por exemplo a autorização do texto quando não é o detentor dos direitos de autor, nem tem autorização do autor. Claro que não deve fazê-lo, por uma questão ética e legal, pois poderá ter consequências a nível legal para si ou para a [[Wikimedia Foundation]], afectando eventualmente este projecto. No entanto, desta forma a Wikimedia Foundation fica com um registo adicional caso seja necessário esclarecer alguma dúvida posteriormente, quer perante o autor dos textos quer perante as autoridades legais.
*'''O envio de emails de permissão não é demasiado burocrático?''' - A única alternativa que simplifica este processo é a presença de uma licença compatível com a [http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt CC-BY-SA versão 3.0] a acompanhar o texto original do site onde foi retirado o texto (se esse site for do autor ou tiver permissão do mesmo), mas é raro tal acontecer. Por isso mesmo é necessário este processo burocrático. Lembre-se que o sistema OTRS obriga a esforços redobrados para todos os envolvidos, quer para o eventual autor colocou o texto na Wikipédia, quer para quem colocou o aviso de suspeita de violação de direitos de autor, quer para os usuários que verificam os emails de permissão, todos eles voluntários que não recebem qualquer remuneração por parte da Wikimedia Foundation ou de outra entidade, apenas em prol da liberdade de informação e manutenção deste projecto para divulgação do conhecimento humano.
*'''Ao editar uma página na Wikipédia já existe um aviso que diz ''"Ao submeter texto, está a publicá-lo sob a licença [http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt CC-BY-SA versão 3.0]."'' Porquê a necessidade do envio de emails?''' - Trata-se, de certa forma, uma garantia adicional para todos os que consultam, editam e eventualmente usem o conteúdo da Wikipédia. Assim como dados adicionais para esclarecer eventuais problemas com os autores originais dos textos ou outras razões.
*'''Não basta autorizar a publicação dos textos na Wikipédia?''' - Não, devido à licença em que o conteúdo da Wikipédia se encontra, que permite, entre outras coisas, a sua posterior utilização por qualquer pessoa em outros meios, sejam eles comerciais ou não, desde que acompanhem os textos com a mesma licença livre [http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt CC-BY-SA versão 3.0].
*'''Não posso colocar o texto de permissão de publicação numa página da Wikipédia ou enviar a um usuário da Wikipédia? Um administrador por exemplo?''' - Não. O sistema OTRS permite manter um registo central das autorizações e ao mesmo tempo salvaguarda o anonimato dessas autorizações.
*'''Enviei o email de permissão mas a página onde coloquei o texto, na qual colocaram o aviso, foi entretanto apagada. O que devo fazer?''' - Todas as edições (salvo algumas excepções raras em que é necessário apagar definitivamente, devido a imperativos legais) estão disponíveis aos voluntários do OTRS que podem restaurar essas edições de forma a torná-las visíveis ao público. Por essa razão, não deve tornar a colocar o mesmo conteúdo na página que foi eliminada.
*'''Enviei o email de permissão mas a página onde coloquei o texto, na qual colocaram o aviso, foi alterada por outros usuários que introduziram outro texto. O que devo fazer?''' - O voluntário que verificar o email de permissão, irá posteriormente "fundir" ou anexar o seu texto original ao actual.
*'''Depois de enviar a permissão irei receber um email de resposta?''' - Normalmente o autor recebe uma resposta, dependendo das condições em que são recebidas as permissões. Se o email de permissão estiver conforme o exigido, receberá uma nota de agradecimento, caso contrário receberá um pedido de esclarecimento.

'''Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda''' em algum procedimento pode colocar a sua questão em [[Wikipedia:Café dos novatos]].

=={{Ver também}}==
*[[Wikipedia:OTRS]] - descrição geral do sistema OTRS
*[[Wikipedia:OTRS/Exemplos de pedidos de permissão]] - outros modelos de texto para envio de permissão
*[[:Commons:Commons:OTRS/pt|Commons:OTRS/pt]] - descrição geral do sistema OTRS no [[Wikimedia Commons]] (projecto dedicado às imagens que são utilizadas na Wikipédia)
*[[:Commons:Commons:Modelo de mensagem|Commons:Modelo de mensagem]] - exemplo de modelo para enviar por email a permissão de publicação de imagens no Commons (que são utilizadas na Wikipédia)
*[[Wikipedia:Direitos de autor]]
*[[Wikipedia:Tradução não-oficial da GFDL]] e [[Wikipedia:GNU Free Documentation License]] (texto original em inglês)
*[[Wikipedia:Como encontrar um texto com violação de direitos autorais]]
*[[Wikipedia:Eliminação por problemas de direitos autorais]]
*[[Wikipedia:Pedido de remoção imediata de violação de direitos de autor]]

=={{Ligações externas}}==
*[http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt Licença CC-BY-SA versão 3.0]

[[Categoria:!OTRS]]

[[ca:Viquip%C3%A8dia:Autoritzacions]]
[[en:Wikipedia:Requesting copyright permission]]
[[es:Wikipedia:Autorizaciones]]
[[fr:Aide:Republication]]
[[hr:Wikipedija:Dopuštenja za korištenje sadržaja]]
[[id:Wikipedia:Permintaan izin]]
[[ru:Википедия:Получение разрешений]]
[[vi:Wikipedia:Xin cấp phép bản quyền]]

Revisão das 16h45min de 28 de junho de 2010

Nil Marques nasceu em 26 de março de 1972, em São Paulo. Quinto filho de uma família de cinco irmãos, desde criança Nil Marques demonstrava talento para as artes[2]. Aos seis anos fazia peças de Teatro em casa com os amigos de infância. Aos 10 anos, Nil Marques começava a mostrar uma versatilidade para artes, ao fazer uma imitação de Michael Jackson em um festival de música na escola onde estudava e ganhar a simpatia de todos[3]. Como era de família humilde, aos 13 anos começou a trabalhar em um banco e teve alguns trabalhos em áreas que não se relacionavam com arte ou cultura. Aos 19 anos, ele entraria de vez para o mundo das artes.

O COMEÇO Após ser rejeitado por uma escola de Teatro, no mesmo ano, com 19 anos, estreou sua primeira peça profissional: “TV or Not TV – Uma Comédia Macarrônica”. Ele foi assistir ao ensaio da peça a convite de um colega de trabalho que fazia parte do elenco. A peça, que fazia uma sátira aos programas de auditório, tinha uma cena em que uma personagem negra fazia o comercial de um creme de beleza. Ao passar o creme no rosto, a personagem ficava branca e dizia que era o creme que Michael Jackson usava. Criativo, Nil Marques sugeriu ao diretor da peça que colocasse um ator em cena para imitar o cantor. Como não havia ninguém no elenco que soubesse, Nil indicou o próprio nome. O diretor da peça aceitou a sugestão. Nil Marques conseguiu ainda 6 papéis na comédia[4]. Um ano depois, ele montaria sua própria companhia de Teatro que se chamava New Age. O nome era associado à uma seita e Nil Marques resolveu mudar para N Age, Lazzo e finalmente, em 1993, para Grupo Scenário.

A VIDA PROFISSIONAL O primeiro trabalho do grupo foi um espetáculo de dança que reuniu mais de 3 mil pessoas na cidade de Franco da Rocha em São Paulo. Ainda neste ano, transformou o grupo em entidade cultural. Com a intenção de focar o trabalho em Teatro, Nil Marques começou a escrever textos para o grupo encenar. Sem recursos para pagar diretores, resolveu assumir também a direção dos espetáculos. Alguns como “A Vida de Brasileiro”, “Não Me Contamine!” e “Dr. Educação” receberam importantes prêmios. “Não Me Contamine!” se transformou em um projeto para ser apresentado a 200 mil alunos da rede pública em São Paulo. A peça abordava o tema AIDS, tinha palestras com médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a distribuição de material informativo e preservativos. Entretanto, por problemas políticos, o projeto acabou sendo engavetado.

Na televisão, Nil Marques escreveu roteiros para a TV Manchete e atuou em programas jornalísticos para várias emissoras, entre elas a TV Record e a TV Globo. Foi diretor e apresentador do programa Teatrando – programa de entrevistas criado, produzido, apresentado e dirigido pelo próprio Nil Marques, sobre arte e cultura.
Em 2005, dividiu o palco com Patch Adams – famoso médico por ter a vida mostrada no cinema com o ator Robin Williams – durante um seminário ministrado pelo médico. Nil Marques e Patch Adams chegaram a fazer performances durante a palestra. 

Já em 2006, produziu e apresentou diversas palestras para universitários sobre vários temas. No mesmo ano, participou de um seminário com o ex-presidente da Argentina Eduardo Duhalde. Formou-se em Letras, Jornalismo e trabalhou como assessor político na campanha eleitoral de 2008. Neste ano, começou a diversificar a atuação do Grupo Scenário em: Comunicação Empresarial, Assessoria de Imprensa e Produção de Eventos. Em 2009, mesmo ano em que começou a cursar Psicologia, fundou o Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Através do Teatro (CEPPAT). Visitou Portugal, Espanha, França e Itália onde teve a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre Psicologia e Teatro.

No ano 2010, foi convidado a produzir e apresentar o programa TV Criar & Decorar, único programa da televisão brasileira sobre decoração. Ainda em 2010, começou a produzir comerciais de TV.

Televisão Nil Marques chegou a ser convidado 3 vezes para papéis na televisão, no entanto, ele não pode aceitar os convites devido aos projetos profissionais que estavam em vigor.

Cinema Em 2006, Nil Marques escreveu e produziu o curta-metragem universitário “A Viagem” – sobre o desastre aéreo ocorrido em São Paulo com um avião da TAM - que foi apresentado em festivais na Venezuela e Itália. Nil Marques chegou a ser convidado para participar de um filme, porém devido a compromissos profissionais, ele não pode participar.