Fineu (rei da Trácia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Albmont (discussão | contribs)
outra versão - como tem versões contraditórias deste personagem!!!
Albmont (discussão | contribs)
Expandindo e referenciando Higino. {{falta-árvore-genealógica}}
Linha 3: Linha 3:
'''Fineu''', na [[mitologia grega]], foi um rei da [[Trácia]].
'''Fineu''', na [[mitologia grega]], foi um rei da [[Trácia]].


Fineu casou-se com Cleópatra, filha de Bóreas e ''Oreithyïa'', filha de Erecteu, com quem teve dois filhos<ref name="diodoro.siculo.4.43.3">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 43.3</ref>; em seguida ele casou-se com ''Idaea'', filha de Dárdano, rei dos [[cita]]s<ref name="diodoro.siculo.4.43.4">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 43.4</ref>.
Fineu casou-se com [[Cleópatra (filha de Bóreas)|Cleópatra]], filha de [[Bóreas]] e [[Orítia]], filha de [[Erecteu]], com quem teve dois filhos<ref name="diodoro.siculo.4.43.3">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 43.3</ref>; em seguida ele casou-se com ''Idaea'', filha de Dárdano, rei dos [[cita]]s<ref name="diodoro.siculo.4.43.4">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 43.4</ref>.


Quando os [[argonauta]]s chegaram à Trácia, os dois filhos de Cleópatra estavam sendo severamente castigados<ref name="diodoro.siculo.4.43.3" />, baseados em uma acusação falsa de ''Idaea''<ref name="diodoro.siculo.4.43.4" />. Eles foram libertados<ref name="diodoro.siculo.4.44.2">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 44.2</ref>, e Fineu fez guerra contra os argonautas, sendo morto por [[Héracles]]<ref name="diodoro.siculo.4.44.3">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 44.3</ref>.
Quando os [[argonauta]]s chegaram à Trácia, os dois filhos de Cleópatra estavam sendo severamente castigados<ref name="diodoro.siculo.4.43.3" />, baseados em uma acusação falsa de ''Idaea''<ref name="diodoro.siculo.4.43.4" />. Eles foram libertados<ref name="diodoro.siculo.4.44.2">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 44.2</ref>, e Fineu fez guerra contra os argonautas, sendo morto por [[Héracles]]<ref name="diodoro.siculo.4.44.3">[[Diodoro Sículo]], ''Biblioteca Histórica'', Livro IV, 44.3</ref>.
Linha 13: Linha 13:
=== Higino ===
=== Higino ===
Segundo a lenda, Fineu era um rei da [[Trácia]] e também [[adivinho]] que havia trocado os olhos pela longevidade. Ao aborrecer [[Zeus]], perdeu a visão e passou a ser perseguido pelas [[Harpias]], aves de rapina dotadas de garras de ferro. Elas dedicavam-se a roubar a comida do cego, ignorando seus servos que tentavam, sem sucesso, afugentá-las.
Fineu, filho de [[Agenor]], tinha dois filhos com Cleópatra. Por causa de maquinações da segunda esposa de Fineu, os filhos de Cleópatra foram cegados por seu pai. Apolo havia dado a Fineu o dom da profecia, mas como ele havia revelado os segredos dos deuses, [[Zeus]] tirou-lhe a visão e enviou as [[harpias]] para perseguí-lo: elas dedicavam-se a roubar a comida do cego, ignorando seus servos que tentavam, sem sucesso, afugentá-las.
Fineu já estava prestes a morrer de fome quando os [[Argonautas]] chegaram ao seu reino e expulsaram as Harpias, salvando-o da morte.
Fineu já estava prestes a morrer de fome quando os [[Argonautas]] chegaram. Fineu prometeu revelar o caminho se eles o libertassem das harpias. Zetes e Calais, filhos do [[Bóreas|vento norte]] e [[Orítia]], que tinham asas nas cabeças e nos pés, expulsaram as harpias para as ilhas ''Strophades'', salvando-o da morte.

Fineu ajudou os argonautas a atravessar as [[Simplégades]] enviando um pombo, e mandando eles atravessarem as rochas remando com toda a força após as rochas se abrirem<ref>[[Higino]], ''Fabulae'', XIX, ''Fineu''</ref>.

Fineu também ajudou os argonautas ensinando-os como se livrar dos pássaros da ilha de ''Dia'', que usavam suas penas como flechas. A solução foi usar os escudos e lanças para fazer barulho, e assim afastar as aves, à maneira dos [[curetes]]<ref>[[Higino]], ''Fabulae'', XX, ''Stymphalides''</ref>.


=== Díctis de Creta ===
=== Díctis de Creta ===

Revisão das 17h34min de 26 de novembro de 2010

Fineu, na mitologia grega, foi um rei da Trácia.

Fineu casou-se com Cleópatra, filha de Bóreas e Orítia, filha de Erecteu, com quem teve dois filhos[1]; em seguida ele casou-se com Idaea, filha de Dárdano, rei dos citas[2].

Quando os argonautas chegaram à Trácia, os dois filhos de Cleópatra estavam sendo severamente castigados[1], baseados em uma acusação falsa de Idaea[2]. Eles foram libertados[3], e Fineu fez guerra contra os argonautas, sendo morto por Héracles[4].

Diodoro Sículo menciona uma versão alternativa na qual os filhos de Cleópatra foram cegados pelo seu pai, e que Fineu foi, depois, cegado por Bóreas[5].

Outras versões

Higino

Fineu, filho de Agenor, tinha dois filhos com Cleópatra. Por causa de maquinações da segunda esposa de Fineu, os filhos de Cleópatra foram cegados por seu pai. Apolo havia dado a Fineu o dom da profecia, mas como ele havia revelado os segredos dos deuses, Zeus tirou-lhe a visão e enviou as harpias para perseguí-lo: elas dedicavam-se a roubar a comida do cego, ignorando seus servos que tentavam, sem sucesso, afugentá-las.

Fineu já estava prestes a morrer de fome quando os Argonautas chegaram. Fineu prometeu revelar o caminho se eles o libertassem das harpias. Zetes e Calais, filhos do vento norte e Orítia, que tinham asas nas cabeças e nos pés, expulsaram as harpias para as ilhas Strophades, salvando-o da morte.

Fineu ajudou os argonautas a atravessar as Simplégades enviando um pombo, e mandando eles atravessarem as rochas remando com toda a força após as rochas se abrirem[6].

Fineu também ajudou os argonautas ensinando-os como se livrar dos pássaros da ilha de Dia, que usavam suas penas como flechas. A solução foi usar os escudos e lanças para fazer barulho, e assim afastar as aves, à maneira dos curetes[7].

Díctis de Creta

Fineu era filho de Agenor[8], e o pai de Olizone, esta casou-se com Dardano, com quem teve o filho Erictônio da Dardânia[9].

Referências

  1. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 43.3
  2. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 43.4
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.2
  4. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.3
  5. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 44.4
  6. Higino, Fabulae, XIX, Fineu
  7. Higino, Fabulae, XX, Stymphalides
  8. Díctis de Creta, Ephemeridos belli Troiani, Livro III, 5
  9. Díctis de Creta, Ephemeridos belli Troiani, Livro IV, 22
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.