Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Categoria (filosofia)"

1 777 bytes adicionados ,  04h52min de 6 de setembro de 2013
m (Revisão)
As categorias são:
 
* 1. ''Substância'' é- equivalentedesigna um ser ou sua composição, material ou espiritual, independentemente do uso de predicativos. É similar ao conceito atual de ''substantivo'', visto que designanão umexige ser,complemento materialnem expressa relação ou não,qualidade. independentementeAs doparticularidades usode uma determinada substância são chamadas de predicadosacidentes. Uma substância pode serpertencer classificadaa comoum grupo partehierárquico de outrasubstâncias. Exemplos: "homem," e "cavalo", animalsendo ambos "animais"; Sócrates é uma particularidade da substância "homem".
* 2. ''Quantidade'' - trata-se da medida (quantidade contínua) ou da contagem (quantidade discreta) de uma substância. Como exemplo de quantidades contínuas temos, por exemplo, as medidas de comprimento, massa, volume, tempo etc. Como exemplo de quantidades discretas temos o numerais cardinais. Quantidade não inclui comparações como alto e baixo, grande e pequeno, muito e pouco, pois tais termos representam relação e não quantidade.
* 2. ''Quantidade'' é a determinação da matéria da substância, dando-lhe/ atribuindo-lhe partes distintas de outras partes, p.ex., alto.
* 3. ''Relação'' ou ''relativo'' - algo que depende de um complemento ou que da relação com outra coisa. Como exemplo temos, respectivamente: "conhecimento" (conhecimento de que?), "hábito" (de que?); "metade" e "dobro", "alto" e "baixo", "mestre" e "escravo". Termos relativos incluem gradação, tais como "mais" ou "menos". Uma pessoa pode ter mais conhecimento do que outra.
* 3. ''Qualidade'' é a determinção da natureza ou da forma da substância, p.ex., inteligente.
* 4. ''Qualidade'' - algo que pode ser dito acerca da substância. Como qualidades temos as virtudes (p.ex. justiça, domínio próprio), as formas (p.ex. triangular, redonda), as coisas que nos tornam capazes ou incapazes de fazer algo (p.ex. força muscular, cegueira) e quaisquer características que somos capazes de perceber (p.ex. doçura, clareza). O conhecimento de algo em particular é classificado como uma qualidade.
* 4. ''Relação'' é a referência que uma substância ou um acidente estabelece com uma outra, p.ex., amigo.
* 5. ''Ação'' é- oAristóteles exercícionão dasdescreve faculdadesem oudetalhes, demas poderpelos sobreseus aexemplos substância,é deo modoque apode produzirser umexpresso efeitopor emverbos algumade outra coisaação ou nelade mesmaprocessos, p.ex., sorrir, ecortar, quebraraquecer.
* 6. ''PaixãoEfeito'' é- aefeito ou recepção sofrida, por uma substância, a partir de umuma efeitoação produzidorealizada por algum agente, p.ex., ser demitidoferido, ficar aquecido. Algo que foi um efeito mas que tem caráter permanente ou que passe a identificar uma substância passa a ser feridoidentificado como qualidade. Alguns denominam de paixão
* 7. ''QuandoTempo'' é- indica um ponto no posiçãotempo em relação ao curso de eventos extrínsecos, ep.ex., quetarde medede aontem, ano passado. A medida da duração de uma ação ou substância, p.ex.,é tardeclassificada decomo ontemquantidade.
* 8. ''OndeLugar'' é- posiçãoindica uma localização em relação aos corpos que circundam uma substância, que mede e determina o seu lugar, p.ex., próximo à estação.
* 9. ''Posição'' - é a disposição ou posição das partes de uma substância em relação a um lugar. Se a substância representada for uma esfera ou um ponto, por exemplo, sua posição será uma só e se identificará com o lugar. Contudo, se a substância for um homem, por exemplo, ele poderá estar sentado, deitado, de pé, pendurado etc.
* 9. ''Postura'' é posição relativa que as partes de uma substância têm quanto às outras, p.ex., sentado.
* 10. ''VestuárioPosses'' ou ''estado'' ou ''condição'' - consiste naquilo que a substância tem consigo ou o estado em que se encontra. Frequentemente engloba roupas, ornamentos ou armas com as quais os seres humanos, por suas habilidades, complementam as suas naturezas de modo a conservar e preservar a si mesmos ou a sua comunidade (o outro ente).
 
==Categorização==
317

edições