Rio Wei: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Raimundo57br (discussão | contribs)
nova página: O '''Rio Wei''' é um afluente do Rio Amarelo situado no centro-norte da China<ref>[http://www.wri.org/blog/2012/05/mapping-potential-water-risks-chinas-wei-river Mapping Po...
 
Raimundo57br (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
O '''Rio Wei''' é um afluente do [[Rio Amarelo]] situado no centro-norte da [[China]]<ref>[http://www.wri.org/blog/2012/05/mapping-potential-water-risks-chinas-wei-river Mapping Potential Water Risks in China's Wei River], em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.</ref>. Percorre as províncias de [[Gansu (província)|Gansu]] e [[Shaanxi (província)|Shaanxi]]. Nasce nas [[Montanhas Niaoshu]] em [[Weiyuan]] na Província de Gansu e flui para o leste, passa pelas [[Montanhas Qin]] (Tsinling) e, em seguida, percorrer o sopé norte dessas montanhas. Entra na Província de Shaanxi, para passar ao norte de [[Xi'an]] e de [[Huayin]] antes de entrar desaguar no [[Rio Huang He]] em [[Tongguan]]. Seu comprimento total é de aproximadamente 860 km. Sua bacia de drenagem é formada quase inteiramente por afluentes que fluem do norte e é dividida em três grandes áreas: a região montanhosa e o árido planalto no oeste, as longas cadeias de montanhas em Gansu; o árido platô em Shaanxi, que é coberto com os sedimentos pelo vento fino; e a planície de inundação no curso inferior do rio. Seus principais afluentes são os [[Rio Shaanxi Jing]] e o [[Rio Luo]].
O '''Rio Wei''' é um afluente do [[Rio Amarelo]] situado no centro-norte da [[China]]<ref>[http://www.wri.org/blog/2012/05/mapping-potential-water-risks-chinas-wei-river Mapping Potential Water Risks in China's Wei River], em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.</ref>. Percorre as províncias de [[Gansu (província)|Gansu]] e [[Shaanxi (província)|Shaanxi]]. Nasce nas [[Montanhas Niaoshu]] em [[Weiyuan]] na Província de Gansu e flui para o leste, passa pelas [[Montanhas Qin]] (Tsinling) e, em seguida, percorrer o sopé norte dessas montanhas. Entra na Província de Shaanxi, para passar ao norte de [[Xi'an]] e de [[Huayin]] antes de entrar desaguar no [[Rio Huang He]] em [[Tongguan]]. Seu comprimento total é de aproximadamente 860 km. Sua bacia de drenagem é formada quase inteiramente por afluentes que fluem do norte e é dividida em três grandes áreas: a região montanhosa e o árido planalto no oeste, as longas cadeias de montanhas em Gansu; o árido platô em Shaanxi, que é coberto com os sedimentos pelo vento fino; e a planície de inundação no curso inferior do rio. Seus principais afluentes em Shaanxi são o [[Rio Jing]] e o [[Rio Luo]].


Historicamente, o Vale do Rio Weifoi o primeiro centro da civilização chinesa e até o [[Século X]] foi o local de uma sucessão de capitais. A área em torno da junção do Rio Jing e do Rio Wei também foi o local dos primeiros trabalhos de irrigação ambiciosos na China, os sistemas de canais Báigong e Chenggong, construídos no Século III AC. O Wei e seus afluentes carregam uma carga de lodo pesado o que dificultou sua utilização como [[hidrovia|hidrovias]]. Para suprir as cidades na área de Xi'an, foram construídos canais em paralelo com o rio, desde o Século I AC, na época da [[Dinastia Han]] (206 aC - ad 220). O canal mais antigo caiu em desuso, mas outro canal foi construído durante a [[Dinastia Sui]] (581-618).<ref>[http://www.britannica.com/EBchecked/topic/638899/Wei-River Wei River], em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.</ref>.
Historicamente, o Vale do Rio Wei foi o primeiro centro da civilização chinesa e até o [[Século X]] foi o local de uma sucessão de capitais. A área em torno da junção do Rio Jing e do Rio Wei também foi o local dos primeiros trabalhos de irrigação ambiciosos na China, os sistemas de canais Báigong e Chenggong, construídos no Século III AC. O Wei e seus afluentes carregam uma carga de lodo pesado o que dificultou sua utilização como [[hidrovia|hidrovias]]. Para suprir as cidades na área de Xi'an, foram construídos canais em paralelo com o rio, desde o Século I AC, na época da [[Dinastia Han]] (206 aC - ad 220). O canal mais antigo caiu em desuso, mas outro canal foi construído durante a [[Dinastia Sui]] (581-618).<ref>[http://www.britannica.com/EBchecked/topic/638899/Wei-River Wei River], em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.</ref>.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 22h51min de 5 de fevereiro de 2015

O Rio Wei é um afluente do Rio Amarelo situado no centro-norte da China[1]. Percorre as províncias de Gansu e Shaanxi. Nasce nas Montanhas Niaoshu em Weiyuan na Província de Gansu e flui para o leste, passa pelas Montanhas Qin (Tsinling) e, em seguida, percorrer o sopé norte dessas montanhas. Entra na Província de Shaanxi, para passar ao norte de Xi'an e de Huayin antes de entrar desaguar no Rio Huang He em Tongguan. Seu comprimento total é de aproximadamente 860 km. Sua bacia de drenagem é formada quase inteiramente por afluentes que fluem do norte e é dividida em três grandes áreas: a região montanhosa e o árido planalto no oeste, as longas cadeias de montanhas em Gansu; o árido platô em Shaanxi, que é coberto com os sedimentos pelo vento fino; e a planície de inundação no curso inferior do rio. Seus principais afluentes em Shaanxi são o Rio Jing e o Rio Luo.

Historicamente, o Vale do Rio Wei foi o primeiro centro da civilização chinesa e até o Século X foi o local de uma sucessão de capitais. A área em torno da junção do Rio Jing e do Rio Wei também foi o local dos primeiros trabalhos de irrigação ambiciosos na China, os sistemas de canais Báigong e Chenggong, construídos no Século III AC. O Wei e seus afluentes carregam uma carga de lodo pesado o que dificultou sua utilização como hidrovias. Para suprir as cidades na área de Xi'an, foram construídos canais em paralelo com o rio, desde o Século I AC, na época da Dinastia Han (206 aC - ad 220). O canal mais antigo caiu em desuso, mas outro canal foi construído durante a Dinastia Sui (581-618).[2].

Referências

  1. Mapping Potential Water Risks in China's Wei River, em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.
  2. Wei River, em inglês, acesso em 05 de fevereiro de 2015.

Rios da China