Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Exchangeable image file format"

288 bytes adicionados ,  18h55min de 7 de setembro de 2015
(Inseri link.)
(→‎Programas que suportam dados Exif: Inclusão de softwares.)
== Programas que suportam dados Exif ==
Os programas de computador lêem um sub-conjunto de dados Exif para exibição em segunda instância do arquivo de imagem. Dados Exif mais completos podem ser acessados por [[Software|''softwares'']] conhecidos como ''[[Exif readers]]'', alguns até mesmo gratuitos. Para edição de dados Exif há softwares ''[[Exif editors]]''. Informações de ''copyright'', autoria e os [[Geo-tag|''geo-tags'']] podem ser introduzidos (ou removidos) através destes programas.
Exemplos de programas de edição/visualização de dados Exif são: [[dcraw]] (um software livre de linha de comando para trabalhar com formatos de fotos "cruas"), [[exiftool]] (outro software livre de linha de comando para trabalhar com formatos diversos de fotos) e o [[ImageMagick]].
Vale ressaltar que o padrão EXIF é bastante complexo e exige um conhecimento avançado da tecnologia de captura de imagens, audio e video. Sua estrutura é extensível para acomodar qualquer tipo de informação adicional e particular através das tags genéricas.
Alguns programas de edição de imagens podem danificar o EXIF removendo informações que não consigam interpretar para diminuir o tamanho do arquivo de imagem. Deve-se tentar preservar toda a informação acoplada à imagem pois estas informações de captura são valiosas para se organizar e indexar; e são obtidas automaticamente (sem input do usuário).