Ponto pedal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Erreve (discussão | contribs)
nova página: {{Em tradução}} <!-- :''For "pedal point" in the mathematical sense, see pedal curve.'' :''For the "pedal" concept in brass instruments, see pedal tone.'' ...
 
Erreve (discussão | contribs)
Linha 5: Linha 5:
:''For the "pedal" concept in brass instruments, see [[pedal tone]].''
:''For the "pedal" concept in brass instruments, see [[pedal tone]].''
-->
-->
Na [[música tonal]], um '''ponto pedal''' (também chamado '''tom pedal''', '''ponto de [[órgão]]''' ou simplesmente '''pedal''') é um tom sustentado, tipicamente no [[baixo (termo musical)|baixo]], duranto o qual pelo menos uma harmonia [[Dissonância|dissonante]] é soada em outras vozes. Normalmente os pontos pedal encontram-se no final das [[fuga]]s e outras composições [[Polifonia|polifônicas]]. Os pontos pedal normalmente estão nas tonalidades [[tônica]] ou dominante. O tom pedal é considerado uma acorde harmônico na harmonia original, um acorde não harmônico, durante a intervenção das harmonias dissonantes e, novamente, um acorde harmônico, quando a harmonia se resolve. Um ponto pedal dissonante pode contrariar todas as armonias presentes durante a sua duração, sendo quase como uma [[tríade]] do que um acorde não harmônico ou os pontos pedal podem servir como uma nota central, atonal.
Na [[música tonal]], um '''ponto pedal''' (também chamado '''tom pedal''', '''ponto de [[órgão]]''' ou simplesmente '''pedal''') é um tom sustentado, tipicamente no [[baixo (termo musical)|baixo]], durante o qual pelo menos uma harmonia [[Dissonância|dissonante]] é soada em outras vozes. Normalmente os pontos pedal encontram-se no final das [[fuga]]s e outras composições [[Polifonia|polifônicas]]. Os pontos pedal normalmente estão nas tonalidades [[tônica]] ou dominante. O tom pedal é considerado uma acorde harmônico na harmonia original, um acorde não harmônico, durante a intervenção das harmonias dissonantes e, novamente, um acorde harmônico, quando a harmonia se resolve. Um ponto pedal dissonante pode contrariar todas as armonias presentes durante a sua duração, sendo quase como uma [[tríade]] do que um acorde não harmônico ou os pontos pedal podem servir como uma nota central, atonal.


<!--
<!--

Revisão das 16h21min de 10 de fevereiro de 2007

Na música tonal, um ponto pedal (também chamado tom pedal, ponto de órgão ou simplesmente pedal) é um tom sustentado, tipicamente no baixo, durante o qual pelo menos uma harmonia dissonante é soada em outras vozes. Normalmente os pontos pedal encontram-se no final das fugas e outras composições polifônicas. Os pontos pedal normalmente estão nas tonalidades tônica ou dominante. O tom pedal é considerado uma acorde harmônico na harmonia original, um acorde não harmônico, durante a intervenção das harmonias dissonantes e, novamente, um acorde harmônico, quando a harmonia se resolve. Um ponto pedal dissonante pode contrariar todas as armonias presentes durante a sua duração, sendo quase como uma tríade do que um acorde não harmônico ou os pontos pedal podem servir como uma nota central, atonal.

Ver Também

Verbetes da Wikipédia em outros idiomas com mais esclarecimentos sobre os termos utilizados nesta tradução.