In Illo Tempore: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:
'''''In Illo Tempore''''' é um livro de memórias publicado por [[Trindade Coelho]] em [[1902]]. Nele, o autor evoca o ambiente boémio e muitas das figuras da [[Universidade de Coimbra]], onde estudou [[Direito]].
'''''In Illo Tempore''''' é um livro de memórias publicado por [[Trindade Coelho]] em [[1902]]. Nele, o autor evoca o ambiente boémio e muitas das figuras da [[Universidade de Coimbra]], onde estudou [[Direito]].


A obra é um dos grandes clássicos do memorialismo. Teve um grande sucesso, tornando-se o livro de cabeceira de todos os bacharéis que em Coimbra se tinham formado<ref>Revista COLÓQUIO/Letras n.º 134 (Outubro de 1994). Cartas de Trindade Coelho para António Augusto Gonçalves a propósito das ilustrações do "in Illo Tempore", pág 90. </ref>. Ab illo tempore é uma frase latina que pode ser traduzida "desde muito tempo", "desde tempos imemoriais", ou às vezes "há muito tempo" ou "naquele tempo".
A obra é um dos grandes clássicos do memorialismo. Teve um grande sucesso, tornando-se o livro de cabeceira de todos os bacharéis que em Coimbra se tinham formado<ref>Revista COLÓQUIO/Letras n.º 134 (Outubro de 1994). Cartas de Trindade Coelho para António Augusto Gonçalves a propósito das ilustrações do "in Illo Tempore", pág 90. </ref>. Ab o In, illo tempore é uma frase latina que pode ser traduzida "desde muito tempo", "desde tempos imemoriais", ou às vezes "há muito tempo" ou "naquele tempo".


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 03h20min de 22 de junho de 2019

In Illo Tempore
Autor(es) Trindade Coelho
Idioma português
País Portugal Portugal
Gênero Livro de memórias
Ilustrador António Augusto Gonçalves
Editora Lisboa: Aillaud
Formato 18 cm
Lançamento 1902
Páginas 422

In Illo Tempore é um livro de memórias publicado por Trindade Coelho em 1902. Nele, o autor evoca o ambiente boémio e muitas das figuras da Universidade de Coimbra, onde estudou Direito.

A obra é um dos grandes clássicos do memorialismo. Teve um grande sucesso, tornando-se o livro de cabeceira de todos os bacharéis que em Coimbra se tinham formado[1]. Ab o In, illo tempore é uma frase latina que pode ser traduzida "desde muito tempo", "desde tempos imemoriais", ou às vezes "há muito tempo" ou "naquele tempo".

Referências

  1. Revista COLÓQUIO/Letras n.º 134 (Outubro de 1994). Cartas de Trindade Coelho para António Augusto Gonçalves a propósito das ilustrações do "in Illo Tempore", pág 90.
  • História da Literatura Portuguesa, António José Saraiva e Óscar Lopes
  • Projecto Vercial