Cortes de Leiria de 1372: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LeonardoG (discussão | contribs)
Nuno Tavares (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
Reunidas as '''Cortes''' de novo em '''[[Leiria]] em [[1372]]''', no reinado de [[D. Fernando]], foram marcadas por certa oposição dos populares aos desejos do rei, que pretendia aumentar a tributação para fazer face ao estado do erário e empreender guerra a [[Castela]]. Entre outros agravos, os representantes dos [[concelho]]s estavam descontentes com os impostos, que o monarca agravara sem os consultar, e com a alteração do valor da moeda. Dos registos ressalta a já aparente dependência do próprio rei perante as competências das Cortes.
{{wikificar}}


Reunidas de novo em Leiria em 1372, no reinado de D. Fernando, as Cortes foram marcadas por certa oposição dos populares aos desejos do rei, que pretendia aumentar a tributação para fazer face ao estado do erário e empreender guerra a Castela. Entre outros agravos, os representantes dos concelhos estavam descontentes com os impostos, que o monarca agravara sem os consultar, e com a alteração do valor da moeda. Dos registos ressalta a já aparente dependência do próprio rei perante as competências das Cortes.


{{esboço-históriapt}}
[[Categoria: Leiria]]

[[Categoria:Cortes em Portugal|Leiria, 1372]]

Revisão das 21h50min de 3 de junho de 2007

Reunidas as Cortes de novo em Leiria em 1372, no reinado de D. Fernando, foram marcadas por certa oposição dos populares aos desejos do rei, que pretendia aumentar a tributação para fazer face ao estado do erário e empreender guerra a Castela. Entre outros agravos, os representantes dos concelhos estavam descontentes com os impostos, que o monarca agravara sem os consultar, e com a alteração do valor da moeda. Dos registos ressalta a já aparente dependência do próprio rei perante as competências das Cortes.


Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.