Educação em Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Neko (discussão | contribs)
+ en iw
Linha 10: Linha 10:
[[Categoria:Educação de Portugal]]
[[Categoria:Educação de Portugal]]


[[en:Education in Portugal]]
{{semiw}}

Revisão das 18h37min de 18 de agosto de 2007

A educação é obrigatória e gratuita para a faixa escolar entre 6 e 18 anos de idade. Actualmente 100% das crianças e jovens portugueses naquela idade escolar estão matriculadas. Em Portugal a educação é iniciada obrigatoriamente para todos os alunos aos 6 anos de idade, podendo iniciar aos 5 caso faça 6 até o dia 31 de Dezembro tendo que concluir no mínimo 9 anos de escolaridade. Assim o ensino está dividido em ciclos sendo estes o 1º ciclo, do 1º ano até ao 4º ano, o 2º ciclo, 5º e 6º ano, e o 3º ciclo, 7º ao 9º ano, existe ainda mais um ciclo que ainda não é obrigatório, fato que terminará em breve, que se designa por Ensino Secundário, que abrange os 10º, 11º e 12º anos e que tem um sistema de organização próprio, diferente dos restantes ciclos. A mudança de ciclo pode em vários casos ser marcada pela mudança de escola, sendo por exemplo as escolas que abrangem o 1º ciclo mais pequenas que as restantes tendo em média cerca de 200 alunos, enquanto que as as do 2º e 3º ciclos e as secundárias podem facilmente atingir os 2000 alunos.

Fases do ensino - 1º, 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário

Enquanto que até ao 3º ciclo o ensino é igual para todos os alunos, exceptuando os que necessitam de orientação especial como é o caso de alunos com deficiências, que têm orientações específicas. Deste modo todos estes alunos têm disciplinas como por exemplo, Inglês, Matemática, História, Educação Visual (Desenho), Geografia e apesar de Portugal ser um estado oficialmente laico, ainda é autorizado o leccionamento de religião, de forma gratuita para os educandos, nos estabelecimentos públicos de ensino. No entanto o Ensino Secundário é organizado de outra forma. Como é este o ensino pré-Universitário, os educandos têm que escolher uma área de ensino para a qual desejam se inscrever, deixando desta forma de existir uma uniformidade nos conteúdos leccionados a todos os alunos. Existem quatro agrupamentos de cursos: 1 - Científico-Natural, 2 - Artes, 3 - Economia, 4 - Humanidades. Cada um destes agrupamentos possui um curso de carácter geral (mais virados para quem quer tirar um curso universitário) e um ou mais cursos tecnológicos (mais específicos dentro da área). No entanto os alunos que não tenham como objectivos o Ensino Superior também podem frequentar o ensino até o 12º ano, seja no ensino normal diurno como nocturno, mas também podem concluir o Ensino Secundário optando por Cursos Profissionais que podem ser leccionados tanto em escolas profissionais como em escolas comuns, mas podendo também ingressar no Ensino Superior desde que sejam aprovados nos exames necessários.

O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo estado através do Ministro da Educação, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação publica é o mais usado e mais bem implementado, existindo também escolasa privadas em todos os niveís de educação.